Saiba como trabalhar em casa sem perder a produtividade em 6 passos

Trabalhar em casa é um desejo de muita gente. Afinal, esse modelo de trabalho traz mais flexibilidade, conforto e qualidade de vida. Mas, ao mesmo tempo, é muito importante encontrar um bom ritmo e adotar estratégias que vão garantir a sua produtividade, já que, em home office as distrações também são muito maiores.

Nesse artigo vamos oferecer algumas dicas preciosas para tornar o seu trabalho em casa super produtivo e eficiente! Acompanhe!

1. Compartilhe seus planos

Trabalhar em casa significa estar mais próximo da sua família, o que é excelente e muito bem-vindo. Entretanto, é muito importante definir limites e mostrar às pessoas que não é porque você está em casa que está disponível o tempo todo.

Compartilhe os seus planos com os outros moradores da sua casa, mostre que você precisa ter o seu espaço respeitado no momento de trabalho e combine como deve ser a rotina. Assim, todos saem ganhando.

2. Defina um horário de trabalho

Trabalhar em casa vai trazer muito mais flexibilidade para a sua rotina, mas é preciso ter em mente que é essencial definir um horário de trabalho. Caso contrário, outras tarefas (e pequenos prazeres, como um longo cochilo) podem acabar roubando o seu tempo.

Defina o horário de início e fim do seu expediente, pensando em uma rotina que seja possível de ser cumprida – e esforce-se para isso!

3. Vista-se como se fosse sair de casa

Nem pense em trabalhar de pijama. O processo de tomar um banho, lavar o rosto e começar o dia tem grande impacto na sua produtividade, pois ajuda a “configurar” a sua mente para o modo trabalho. É preciso lembrar-se sempre que por mais que o espaço seja o mesmo, os momentos de descanso e trabalho são completamente diferentes.

4. Organize o espaço

Um espaço adequado, organizado, decorado e limpo é essencial. E mesmo se você não tiver um cômodo inteiro para transformar em home office, certifique-se de que a sua mesa esteja impecável.

Organize os documentos, separe todos os materiais necessários para a realização de suas tarefas e mantenha o ambiente sempre limpo, bem iluminado e fresco – condições ideais para que você possa se concentrar.

5. Planeje o seu dia

Reserve dez minutos ao final de cada dia para organizar as suas tarefas do dia seguinte. Liste o que precisa ser feito, escolha as prioridades, defina uma ordem de ação.

Com essa pequena mudança, é mais fácil manter o foco e ter um dia de trabalho super produtivo. Não se esqueça de marcar na lista aquelas tarefas que já foram realizadas: a sensação de dever cumprido é um ótimo incentivo para continuar produzindo!

6. Faça pausas

Assim como um trabalho no escritório, o trabalho feito em casa também demanda momentos de descanso. É importante beber água, esticar os músculos, descansar a vista e a cabeça. Não se esqueça desses momentos, que vão ajudar você a render mais enquanto estiver trabalhando!

Agora que você sabe como manter a produtividade ao trabalhar em casa, é só adotar essas pequenas mudanças e garantir um dia a dia de trabalho muito mais eficiente. E para tornar o espaço mais aconchegante, o que pode fazer toda a diferença no seu rendimento, recomendamos a leitura do nosso artigo “8 dicas para ter uma casa aconchegante”.

Powered by Rock Convert

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.