Tipos de porta: você sabe qual o ideal para a sua casa?



Blog UAU

Tipos de porta: você sabe qual o ideal para a sua casa?

As portas são importantes elementos de uma casa, pois são elas que permitem acesso, circulação, segurança e privacidade. Além disso, têm grande função estética, já que a escolha correta é importante para harmonizar com a decoração do ambiente. A porta de entrada, por exemplo, determina o estilo da casa e deve se adequar aos elementos e às cores da fachada.

Basicamente, portas são classificadas em externas — largas e resistentes — e internas — estreitas e com vida útil maior, já que não ficam expostas às condições climáticas. Independentemente da localização, os tipos de portas são classificados pela abertura e apresentam inúmeros modelos, cada um deles se inserindo melhor em determinado espaço. Está pensando em um novo estilo de decoração e não sabe que tipo de porta escolher? Vamos apresentar opções, continue com a gente!

Porta de abrir

Conhecida também como porta de uma folha, é um dos modelos mais tradicionais do mercado, sendo encontradas já prontas com medidas padronizadas. Têm dobradiças verticais e precisam de espaço livre para abertura, que é feita apenas em uma direção. Apesar de ser um modelo simples, este tipo de porta oferece várias vantagens, como baixo custo, fácil instalação e adequação em praticamente todos os ambientes.

Porta camarão

A porta camarão funciona pelo sistema de dobras, com dobradiças entre elas, que costumam apresentar resistentes “folhas”. Apesar de não terem muita praticidade na hora de abrir ou fechar, é o tipo de porta ideal para dividir ambientes quando o espaço de circulação é restrito. A desvantagem é que demandam materiais customizados e profissionais especializados, o que encarece a instalação.

Porta de correr

Um dos modelos mais práticos, a porta de correr desliza lateralmente por trilhos aparentes ou embutidos na parede, podendo ter uma ou mais “folhas”. Entre as vantagens, a principal dela é a otimização de espaços pequenos, já que não precisa de espaço para sua abertura, além de propiciar um ambiente moderno e elegante. Quanto às desvantagens, fica para o alto custo e a necessidade de profissional especializado.

Porta pivotante

A porta deste modelo gira em torno de seu eixo vertical, podendo ser a escolha ideal para quem precisa economizar espaço, já que é possível fazê-la girar para fora. Normalmente são usadas na entrada principal da casa, por apresentarem dimensões maiores, passando um ar de imponência e elegância. Por serem feitas sob medida, o seu valor acaba encarecido. Outra desvantagem é a vedação. Como fica desencostada dos dois batentes, já que o seu eixo é fixado na vertical, o som e a poeira não são bloqueados como em outros modelos.

Porta sanfonada

Dobrando várias vezes verticalmente abrindo sobre o trilho, este modelo recebeu o nome de porta sanfonada. Geralmente é utilizada em ambientes que apresentam umidade, como lavanderias e banheiros, já que podem ser fabricadas em plástico ou PVC. A grande vantagem é o preço, o menor valor do mercado, além de ser ideal para espaços pequenos. Quanto às desvantagens, a maior delas é a falha em relação à privacidade do som.

Agora que você conhece diferentes tipos de porta, leve em consideração a decoração do ambiente, o orçamento e as condições climáticas do espaço disponível, caso seja externa, assim a durabilidade será maior. Mesmo comprada pronta, você pode deixá-la com a cara da sua família, investindo em fechaduras, puxadores e até em uma cor vibrante. Não se esqueça de conferir se a porta atende às normas técnicas que garantem o funcionamento ideal, como vedação e segurança.

Gostou das dicas? Aproveite para saber mais sobre como decorar e otimizar ambientes da sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *