Quais os tipos de amaciantes de roupas e como escolher o melhor?



Blog UAU

Quais os tipos de amaciantes de roupas e como escolher o melhor?

O processo de lavagem de roupas passa por certas etapas, como ficar de molho, lavagem (com sabão em pó ou líquido) e enxágue. No entanto, a finalização também é primordial para deixar as peças macias e com cheirinho de limpas. Para isso, é muito importante conhecer os tipos de amaciantes de roupas e quando cada um deles é indicado.

O amaciante age reduzindo a adesão estática. O que diminui aquelas rugas e marcas nos tecidos, além de ajudar na secagem e impedir que as roupas coloridas desbotem. Existem diversos produtos no mercado e eles se diferem em preço, quantidade, cheiro e outras características. Portanto, é preciso saber qual o mais adequado para cada necessidade.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor amaciante e não quer errar na escolha, acompanhe este post e saiba qual o ideal para você.

Quais são os tipos de amaciantes de roupas que existem?

Basta olhar na prateleira do mercado para ver dezenas de opções e marcas de amaciantes para roupas. É natural ter dúvidas sobre qual o mais indicado para o tipo de roupa que você pretende utilizar. Se são vestimentas comuns do dia a dia, roupa de cama e banho, peças de crianças e bebês ou para outros fins.

Por isso, conheça as principais diferenças entre os produtos que você encontrará e veja qual deles é recomendado para as roupas que você vai lavar.

Tradicional

Os amaciantes tradicionais são aqueles que podem ser encontrados geralmente em recipientes de 2 litros e 500ml. Esse tipo de produto pode ser aplicado após a lavagem de roupas do cotidiano, como aquelas que você usa para o trabalho ou veste em casa — ou seja, as que são usadas com mais frequência e tendem a se desgastar com mais rapidez.

Dessa maneira, o amaciante ajuda a proteger e preservar os tecidos, pois a sua fórmula é feita com substâncias que amaciam e alinham as fibras durante a lavagem. Assim, o produto previne danos, conservando o pano e as cores por mais tempo. Além disso, os perfumes costumam ser mais suaves, uma vez que não há uma grande concentração.

Concentrado

Os amaciantes concentrados vêm em frascos menores, geralmente de 500 ml, mas rendem como se fossem um amaciante tradicional de 2 litros. Isso por que são feitos com uma fórmula que contém menos água. Além disso, usa menos materiais para fabricação da embalagem, pois são menores. Ou seja, é mais sustentável que os demais tipos.

Mesmo que a embalagem seja menor, o seu rendimento é alto e os perfumes são muito bons, garantindo a mesma maciez para as roupas. Com o amaciante concentrado, você utiliza apenas meia tampa do produto para lavar 5kg de roupa na máquina. Dessa maneira, é bem mais econômico quando comparado com os tradicionais.

Como escolher o amaciante e o que considerar na hora da compra?

Agora que você já conhece os tipos de amaciante disponíveis no mercado, chegou a hora de conhecer outros fatores que você deve considerar antes da compra. Por isso, separamos algumas dicas sobre o que avaliar antes de colocar o produto no seu carrinho.

Escolha uma marca de qualidade

Quando você entra na seção de limpeza e já vê centenas de opções de amaciantes, bate aquela dúvida sobre o que comprar? É importante que você adquira produtos de marcas que confia, além de terem uma alta qualidade com preço justo. Afinal, o amaciante não serve apenas para deixar as roupas cheirosas, ele também é uma finalização que continua cuidando delas após a lavagem.

Nesse sentido, considere a qualidade do produto antes de qualquer coisa, pois nem sempre o mais barato será o suficiente para preservar as suas roupas. Por isso, estude bem os ingredientes e observe os detalhes sobre o amaciante antes da compra.

Considere o rendimento

Saiba que o rendimento não tem relação com a quantidade de produto que vem na embalagem, mas sim do quanto você precisa usar para amaciar determinados quilos de roupa. Dessa forma, para não desperdiçar o seu dinheiro com produtos que não rendem, considere utilizar os amaciantes concentrados. Assim, você usa doses menores e ainda tem resultados incríveis.

No entanto, para perceber esses benefícios, é necessário seguir todas as recomendações de uso da embalagem. Se não for assim, talvez você nunca encontre um amaciante satisfatório, já que o problema não está no produto em si, mas na forma errada de uso. Por isso, sempre leia o rótulo com as indicações do fabricante.

Saiba qual a finalidade do produto

Como existem diversos tipos de amaciante, veja para qual finalidade você usará o produto, como para roupas do dia a dia, vestimentas esportivas, roupas de cama e banho, roupinhas de bebê ou outras aplicações. Isso ajudará a definir qual produto comprar e como ele será aplicado para não danificar as peças do seu vestuário. Assim, você aproveitará todos os benefícios sem causar danos.

Além de ter atenção à qualidade, ao rendimento e à finalidade do produto, observe também as dicas que os fabricantes deixam na embalagem. Isso ajudará a escolher os tipos de amaciantes de roupas e deixará seu guarda-roupa com um cheirinho de roupa limpa por muito mais tempo.

Agora, aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *