10 usos inusitados para o saquinho de sílica-gel

Sabe aquele saquinho branco com bolinhas que costuma vir nas bolsas e jaquetas que compramos, ou até mesmo em alguns itens de tecnologia? É sílica-gel!

A principal função dessa substância é absorver umidade. Por isso, um saquinho com o produto é colocado em alguns produtos, para conservá-los até o momento da venda. A questão é que muita gente descarta os pacotinhos sem se dar conta que a capacidade de controlar a umidade pode ser muito útil em situações diversas. 

Pensando nisso, listamos aqui 10 utilidades para o saquinho de sílica-gel. Confira!

1. Evitar mofo

mofo em bolsas e peças de couro é causado pelo excesso de umidade. Por isso, guarde a jaqueta ou a bolsa com um saquinho de sílica-gel no bolso e evite aqueles pontinhos indesejados na sua roupa. 

2. Salvar celular molhado

Quem nunca deu um banho no celular sem querer? Se você já passou por isso, é provável que tenha recorrido à técnica de colocar o aparelho dentro de um saco com arroz. Então, como a sílica também reduz a umidade, ela pode perfeitamente ser útil nesses momentos. 

3. Secar flores

A sílica-gel é uma mão na roda para quem faz arranjos de flores decorativos ou mesmo aqueles saquinhos com essência para dar cheiro às gavetas e armários. Coloque as flores em um pote fechado com os saquinhos e elas vão secar rapidinho!

4. Manter o para-brisa seco

Tenha sempre um saquinho no painel do carro bem pertinho do vidro. Ele ajuda a manter o para-brisa seco, limpo e claro, mesmo nos dias de chuva.  

5. Guardar bijus e joias de prata

Para evitar que os cordões e anéis escureçam ou que as bijuterias fiquem pretas, guarde-os junto com um pacotinho de sílica-gel. Assim, as peças não oxidam. 

6. Desembaçar a lente de máquinas fotográficas e relógios

Para impedir que a lente molhada fique embaçada após secar, coloque alguns saquinhos de sílica-gel dentro da capa com a máquina ou junto ao relógio. 

7. Combater o chulé

O odor que fica nos tênis é resultado do suor dos pés, ou seja, se você usar a sílica-gel para absorver a umidade, pode reduzir bastante o problema. Para não precisar lavar os tênis com tanta frequência, coloque os pacotinhos dentro deles após descalçá-los.

8. Usar na bolsa da academia

Seguindo o mesmo princípio, para reduzir o mal cheiro na bolsa da academia, deixado pela roupa suada ou toalha molhada, jogue alguns saquinhos lá dentro e deixe lá. Esse hábito ameniza o odor. 

9. Preservar fotografias e documentos

Da mesma maneira que as roupas e bolsas de couro, fotos e documentos guardados por muito tempo podem adquirir mofo e outras manchas. Ao colocar a sílica-gel nas pastas ou entre as páginas dos álbuns, você garante a conservação. 

Também é válido para secar documento que tenha levado banho de algum líquido por acidente.

10. Colocar na caixa de ferramentas

Por fim, deixar alguns pacotinhos na caixa de ferramentas é excelente para evitar que elas enferrujem. O mesmo vale para conservar a lâmina de barbear por mais tempo. 

Enfim, para todo tipo de inconveniente causado pela umidade, a sílica-gel pode ser a solução. Por isso, não jogue os saquinhos brancos fora. Eles podem ser muito úteis no dia a dia. 

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook e o perfil no Instagram para ficar por dentro de outras novidades. 

Sua opinião é muito importante!

Comentários