Como separar as roupas antes de lavar?



Blog UAU

Como separar as roupas antes de lavar?

Você já se deparou com a terrível situação de abrir a máquina de lavar e ver que algumas das suas roupas estão cheias de pelos ou manchadas? Saiba que há algumas maneiras de evitar esse problema e separar as roupas da forma correta antes de lavar é uma delas.

Uma das recomendações, por exemplo, é que você não lave, ao mesmo tempo, as peças que soltam fios, pelos ou fiapos (como fraldas, panos de prato ou de limpeza e toalhas de banho) e aquelas que absorvem (maiôs, biquínis ou calças de lycra).

Mas há outras dicas que podem ajudar você a lavar suas roupas corretamente para não se decepcionar na hora de pendurá-las no varal.

Quer entender melhor? Então, continue a leitura e torne-se um expert em roupas limpas, cheirosas e com aspecto de novas por mais tempo!

Roupas novas

Normalmente, as roupas mais novas, em especial aquelas escuras ou com cores muito vibrantes, ainda estão com resíduos da tintura que podem se desprender do tecido durante a lavagem.

Portanto, se tiver alguma peça recém-chegada da loja nessas condições, prefira lavar separadamente, para não correr o risco de manchar suas outras roupas.

Roupas brancas

As peças brancas devem, preferencialmente, ser lavadas sozinhas. E isso se deve a algumas razões. A primeira delas é que não manchem com a tintura de outras peças, em especial os jeans escuros ou as roupas novas, de que falamos anteriormente.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que as roupas brancas, se não forem lavadas de forma adequada, podem amarelar, dando aspecto de envelhecidas. Portanto, como não desbotam, podem ser lavadas com água quente e um bom sabão líquido, como o Lava roupas UAU Active.

Nesse caso, você pode até mesmo misturar camisas, meias e roupa de cama, desde que sejam todas brancas.

Roupas coloridas e escuras

Você deve evitar colocar as roupas com cores mais vibrantes ou escuras de molho por muito tempo. Isso porque, dependendo do tipo de pigmentação, elas podem desbotar com mais facilidade.

Por outro lado, não há problema se você colocá-las juntas na máquina, desde que não sejam tão novas.

Roupas delicadas

Normalmente, as peças mais delicadas devem ser lavadas à mão. Mas algumas delas resistem bem à máquina de lavar, se não forem misturadas a outras com tecido mais pesado, como os jeans.

Essa dica vale para roupas íntimas, por exemplo, assim como as peças de cetim ou de lã e as roupas de bebês.

Algo que pode ajudar a preservar o tecido é colocar as peças dentro de um saco protetor de roupas, para que elas não entrem em atrito entre si, se forem lavadas na máquina. Mas saiba que, dependendo da roupa, o melhor é lavar à mão.

Toalhas

As toalhas de rosto ou de banho normalmente soltam pelos, mesmo depois de um tempo de uso. Por isso, o ideal é que sejam lavadas separadamente na máquina. Se quiser, é possível juntar a elas a toalha de piso.

Atente-se apenas a ensaboar e torcer a peça antes de colocá-la na máquina junto das demais, para que não haja transferência de sujeiras mais pesadas.

Panos de limpeza

Como acabam absorvendo a sujeira da casa e resíduos de produtos, esses panos de limpeza também devem ser lavados separadamente, pois do contrário podem prejudicar os tecidos das demais roupas.

Se estiverem muito sujos, antes de serem colocados na máquina de lavar, devem ser enxaguados para retirada do excesso.

Agora que você já sabe como separar as roupas, lembre-se sempre de prestar atenção às etiquetas das peças com as recomendações de lavagem adequadas para cada tecido.

Também é importante considerar o nível de sujeira das roupas, juntando aquelas que precisam ficar de molho por mais tempo.

Gostou das nossas dicas e quer mais informações para facilitar a sua vida em casa? Curta a nossa página no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *