6 segredos para lavar um pano de chão corretamente



Blog UAU

6 segredos para lavar um pano de chão corretamente

Passar pano de chão na casa é uma das tarefas domésticas fundamentais para garantir a limpeza do lar. Mas o que você sabe sobre lavar pano de chão?
Seja o pano que você usa para manter o piso brilhando ou mesmo aquele que fica na área de serviço para receber os calçados sujos da rua, é sempre importante manter o pano de chão limpo.
Por isso, no post de hoje, vamos apresentar 6 dicas de como lavar o pano de chão e deixá-lo bem higienizado. Aproveite!

Os tipos de panos de limpeza mais comuns

Se engana redondamente quem pensa que qualquer pedaço de tecido velho serve para ser um pano de chão. Para que um pano seja usado na limpeza da casa, seja nos diferentes tipos de piso ou nos móveis, é preciso ter algumas características específicas.
Os tipos de panos de limpeza mais comuns são os panos de chão, os panos de poeira, os panos de pia e os de higienizar banheiro. Para que cada um faça a limpeza eficiente é preciso, primeiramente, que o tecido esteja em bom estado de conservação. Nada de pegar um trapo velho de roupa para limpar a casa, combinado?

Pano de chão

Os panos grossos feitos de tecido tipo saco (que costumam ser de algodão ou alvejados) são os mais comuns e indicados para a limpeza dos pisos da casa. Eles têm um tamanho maior para se encaixar com folga no rodo ou na vassoura.

Pano de poeira

Os panos tipo flanela são indicados para a remoção de poeira dos móveis e superfícies da casa. Eles podem ser menores, para ficarem confortáveis ao tamanho das mãos.

Pano de vidro e espelho

Os panos mais finos, que não soltam pelinhos e nem fiapos, devem ser usados na higienização dos vidros e dos espelhos. Também podem ser em tamanhos menores.

Pano de cozinha e de banheiro

Os panos descartáveis evitam contaminação e, por esse motivo, são excelentes para a limpeza da cozinha e do banheiro.
Agora que você já conhece os tipos de panos de limpeza mais comuns, vamos às dicas de como lavar um pano de chão corretamente! Confira!

1. Deixe os panos de molho antes de lavar

Nossa primeira dica pode parecer óbvia, mas acredite: a maior parte do cansaço e da preguiça envolvidos na tarefa de lavar um pano de chão vai literalmente por água abaixo se você simplesmente deixá-lo de molho previamente.
Não tem segredo: coloque todos os panos que você vai lavar de molho por cerca de uma hora antes de proceder com o processo de lavagem. Assim, a sujeira e as manchas vão se soltar com muito mais facilidade!
Para facilitar ainda mais, uma dica antes de colocar a peça de molho é: passe o pano de chão numa água corrente no tanque só para remover o grosso, como fio de cabelo, poeira, fiapos etc.

2. Acerte na escolha dos produtos de limpeza

Você pode usar um limpador com cloro para deixar os panos de chão de molho, bem como um sabão líquido ou em pó de boa qualidade. Os produtos a base de cloro ativo são muito eficientes na remoção de manchas e na esterilização do tecido, combatendo bactérias e germes.
Só não é recomendado usar água sanitária com o objetivo de clarear os panos, viu? Com o tempo e a aplicação frequente, esse produto tende a enfraquecer o tecido, fazendo com que o pano de chão se desgaste muito mais rapidamente. Fica a dica!

3. Saiba torcer os panos de chão corretamente

Para terminar a lavação e também enquanto limpa a casa, é interessante torcer o pano de chão com frequência para eliminar o excesso de água. Dessa forma, você não só facilita a limpeza como preserva o próprio pano — uma vez que a umidade em excesso favorece o desgaste do tecido ao longo do tempo. T
orça só o suficiente para tirar o excesso, porque exagerar na mão pode esgarçar as tramas do pano.
Ainda sobre esse tópico, aqui vai uma dica de saúde postural: sempre que possível, deixe o balde com o pano de chão em uma superfície mais alta, como um banco ou uma cadeira. Dessa forma você não vai precisar se curvar muito toda vez que for torcer o pano de chão. Sua coluna e seus joelhos agradecem!

4. Evite lavar o pano de chão apenas na máquina

No dia a dia, não é recomendado lavar panos de chão na máquina e nem no tanquinho, já que colocar só esses panos para bater nesses equipamentos representa um grande desperdício de água e de energia. No entanto, caso você tenha uma quantidade considerável para lavar de uma só vez, talvez possa repensar esse conselho.
Mas atenção: nada de juntar os panos de chão com suas roupas, toalhas de mesa e de banho ou com panos de prato, só para completar o volume da máquina. O ideal é que os diferentes tipos ou categorias de roupas sejam lavados separadamente.

5. Coloque o pano de chão para secar ao ar livre

Após a lavagem dos panos de chão, é importante estendê-los e colocá-los para secar ao ar livre. Deixar o pano guardado úmido pode deixar a peça com mau cheiro e favorecer a proliferação de germes e bactérias.
Além disso, panos que ficam úmidos por muito tempo acumulam mofo e ácaros. Isso pode comprometer a higienização do seu lar. Fique atenta a isso!

6. Guarde os panos de limpeza em um recipiente

Depois de lavados e bem secos, os panos de chão e os demais panos de limpeza da casa podem ser guardados em um recipiente. Evite deixá-los jogados de qualquer jeito na área de serviço para que não fiquem sujos e nem empoeirados. Também não é indicado que fiquem expostos ao sol exageradamente, para não ficarem ressecados e endurecidos.
E então, conseguiu identificar alguns erros que você cometia na hora de lavar pano de chão? Se este post ajudou você, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Divida nossas dicas práticas com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *