Passo a passo: saiba como limpar uma porta de madeira

Quer coisa melhor que deixar a casa inteira limpinha? Tirar a sujeira dos cantos, passar pano nos móveis, deixar os vidros brilhando: é muito gratificante pensar em todos os detalhes. Mas é preciso lembrar que cada material exige um cuidado diferente. Você sabe, por exemplo, como limpar uma porta de madeira?

A madeira pede atenção redobrada. Então saiba desde já: limpá-la com o produto ou do jeito errado pode manchar ou desgastar sua porta de forma irreversível. Atente, portanto, para as dicas que separamos para aprender a deixar suas portas de madeira em perfeito estado!

De quanto em quanto tempo é preciso limpar?

Se por um lado a limpeza deve ser feita em tempo hábil para evitar o acúmulo de poeira e de sujeira de modo geral, por outro, passar pano todos os dias pode deixar suas portas de madeira com um aspecto opaco, sem brilho nenhum.

O ideal é passar um aspirador de pó semanalmente, seguido por um pano ligeiramente úmido — nada de encharcar as portas, já que a madeira pode ser prejudicada pela água, ok? Isso já deve ser suficiente para manter tudo em ordem e evitar acúmulo de poeira, que pode causar alergias.

Seguindo essa rotina, basta fazer uma limpeza mais cuidadosa de 15 em 15 ou de 20 em 20 dias, usando um produto específico para esse tipo de material, como uma boa cera líquida.

Como limpar uma porta de madeira sem erros?

Antes de mais nada, lembre-se de que as portas de madeira podem ser diferentes entre si. Algumas são mais claras, outras mais escuras, há modelos pintados, enquanto algumas são envernizadas. É preciso ficar de olho nesses detalhes!

Basicamente, o primeiro passo é sempre tirar o pó com um pano seco. Quando for fazer essa limpeza mais leve, como dissemos, basta um paninho ligeiramente úmido. Não esqueça de usar panos macios, separados especialmente para seus objetos de madeira.

Se suas portas são pintadas com tinta acrílica, seja brilhante ou fosca, use uma cera líquida. Caso seja um modelo envernizado, você pode usar o brilha móveis mais adequado para o tom da porta: para madeira clara, que não vai deixar manchas, ou para madeira escura. Aproveite para limpar maçanetas e puxadores com um limpador multiuso, que não é agressivo.

Quais os riscos de limpar de forma errada?

Se você limpa demais a porta, pode deixá-la opaca e sem brilho. Além disso, se usar panos molhados demais ou exagerar no uso da cera, vai acabar manchando a madeira e acumulando restos nas frestas. Por isso, sempre use os produtos certos e na quantidade exata recomendada pelo rótulo. O paninho de limpeza também deve ser exclusivo para esse fim. Buchas de aço ou esponjas causam arranhões e estragam a porta.

Citamos aqui os produtos mais apropriados para usar na sua porta, uma vez que misturinhas caseiras costumam trazer riscos. Afinal, como a madeira é muito delicada, o uso de produtos errados pode causar prejuízos. Então nada de se arriscar usando amoníaco ou outros produtos químicos que não só podem ser corrosivos como causam riscos à saúde da sua família.

Agora que você já sabe como limpar uma porta de madeira do jeito certo, mãos à obra! Vamos deixar sua casa linda e brilhante? Gostou das dicas? Compartilhe-as em suas redes sociais e ajude outras pessoas a acertarem na limpeza!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.