Saiba como deixar a área externa limpa e organizada em 5 passos

Não é por ser área externa, que essa parte da casa merece menos atenção do que o interior da residência. O lado de fora é tão importante quanto o lado de dentro, afinal, ambos juntos compõem o todo e são responsáveis pela beleza, conforto e acolhimento do lar doce lar.

Quintais, decks, varandas, jardins, espaços gourmet e áreas de lazer são ambientes que requerem limpeza, até porque, em muitos casos, são espaços de convivência e relaxamento, além de agregarem valor estético ao imóvel.

Por essas e outras, é fundamental cuidar do ambiente externo da sua casa. Descubra a seguir como deixar a área externa limpa e organizada em apenas 5 passos. Vem conferir!

1. Comece pela prevenção da sujeira e bagunça

Melhor do que limpar e organizar a área externa, é não sujar e bagunçar esse espaço. Prevenir a sujeira e bagunça desse tipo de ambiente é mais fácil do que você imagina. É óbvio que a poeira, eventuais folhas trazidas pelo vento e pela chuva podem comprometer a limpeza do ambiente, mas é possível mantê-lo minimamente limpo e em ordem por mais tempo com alguns truques.

Se os animais de estimação tiverem um lugar específico para fazer as necessidades, se as plantas forem bem cuidadas e os moradores da casa eliminarem hábitos prejudiciais, como por exemplo, deixar sapatos espalhados na área, o local ficará mais agradável e a higienização será descomplicada.

2. Evite o acúmulo de lixo na sua área

Não deixe o lixo acumular na sua área externa. Restos de comida, embalagens usadas e outros resíduos, além de comprometerem a aparência do ambiente e trazerem odores fortes, colocam em risco a saúde dos moradores e visitantes.

Isso mesmo! O lixo acumulado atrai insetos, que por sua vez, podem ser transmissores de variadas doenças. Sendo assim, fique por dentro dos horários de coleta na sua rua e não deixe o lixo juntar para descartá-lo.

3. Varra a área regularmente

Pelo menos duas vezes por semana varra a sua área externa para remover a sujeira aparente. Para varrer cerâmica e porcelanato, utilize vassoura de pelo. Ela ajuda a prevenir arranhões, além de facilitar a limpeza!

Agora, para varrer pisos de cimento queimado, pedra e outros materiais brutos, a famosa vassoura piaçava é mais eficaz.

4. Use produtos específicos

Para uma limpeza perfeita, não abra mão de utilizar produtos específicos para a área externa. Existem muitos limpadores disponíveis no mercado e o ideal é optar por produtos voltados para o tipo de piso e sujeira.

A limpeza pesada de pisos rústicos pode ser feita com água sanitária, produtos com cloro ativo e até mesmo cristais de soda. A limpeza de porcelanatos deve ser realizada com limpadores de porcelanato.

Em espaços gourmet, seja qual for o tipo de revestimento, os desengordurantes são bem-vindos. Já nas áreas com decks de madeira, o mais indicado é focar em produtos para limpar e dar brilho a esse material.

5. Tome cuidado com o desperdício de água

Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, é importante evitar desperdícios. Fuja de práticas como o uso abusivo de mangueira para lavar a área externa, pois, com bons produtos, a quantidade de água pode ser significativamente reduzida.

Além disso, vale a pena reutilizar a água da chuva ou da lavagem de roupas para limpar espaços como quintais e varandas. O meio ambiente agradece!

E aí, vai seguir esses passos? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-la!

Powered by Rock Convert

Sua opinião é muito importante!

Comentários