Por que usar sacolas reutilizáveis? Entenda neste post!



Blog UAU

Por que usar sacolas reutilizáveis? Entenda neste post!

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, todos os anos a população mundial consome cerca de 500 bilhões de sacos plásticos. Desse total, grande parte não é descartada corretamente no lixo, o que ocasiona grandes impactos negativos ao meio ambiente.
Além disso, anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, poluindo e degradando a natureza.
Assustador, não é mesmo? Mas há também uma informação animadora: parte da solução para esse problema está em nossas mãos! Podemos, sim, mudar esse cenário fazendo escolhas mais sustentáveis no nosso dia a dia.
No post de hoje, vamos aprender a fazer uma mudança simples e muito significativa. O uso das sacolas reutilizáveis é uma atitude acertada e que traz grandes benefícios para o planeta. Além de ecologicamente corretas, elas são super resistentes e muito práticas.
Acompanhe e entenda mais sobre isso agora mesmo!

Aprenda como são feitas as sacolas reutilizáveis

As sacolas reutilizáveis são produzidas a partir de matéria-prima sustentável. Por isso, elas são chamadas também de ecobags — referente a bag (que em inglês é bolsa) e eco (de ecologia). Um material comum na fabricação das ecobags é o algodão.

As sacolas reutilizáveis são biodegradáveis e, em função disso, se desfazem (ou se decompõem) com certa facilidade na natureza. Os impactos negativos, então, são mínimos.

Entenda a importância dessas sacolas

As ecobags são bem mais resistentes que os tradicionais sacos plásticos. Há uma estimativa de que a sacola reutilizável equivale a 8 sacos plásticos em capacidade. Elas também têm a grande vantagem de poderem ser lavadas e usadas diversas vezes.
Com os devidos cuidados, elas chegam a durar 5 anos. Depois de desgastadas, elas podem ser recicladas naturalmente!
Outra vantagem é que elas podem ser customizadas para ganhar um charme a mais! Muitas são vendidas já com estampas diferenciadas, bem bonitas e modernas. Dessa forma, é possível usar a sacola para outras finalidades e situações, além das compras de supermercado.

Conheça as principais razões ecológicas para não usar sacolas plásticas

Economia dos recursos naturais

As sacolas plásticas são produzidas a partir de petróleo ou de gás natural. Acontece que esses recursos não são renováveis, ou seja, um dia eles podem acabar. Isso tende a causar impactos muito profundos na natureza.

Minimização dos impactos na natureza

Para ser transformado em sacolas plásticas, o petróleo precisa ser extraído e depois refinado. Esse processo além de gastar muita energia e água, é poluente e gera uma grande emissão de gases.
Ou seja, o petróleo é uma matéria-prima que causa muitos impactos negativos na natureza.

Demora na decomposição

Depois de descartadas na natureza, as sacolas plásticas demoram muito para se decomporem, e isso também contribui para degradar o meio ambiente. Acredita-se que leva mais de 100 anos para uma sacola plástica de decompor!

Transtornos nas grandes cidades

Os sacos de lixo, em geral, são descartados de forma incorreta. Na natureza, é comum sacos deixados pelas pessoas sufocarem os animais. Nas cidades, esse descarte inconsciente causa grandes transtornos, pois entopem os bueiros, agravando as enchentes em épocas de chuva.
Diante dessas razões, a melhor coisa a se fazer é trocar os sacos plásticos pelas sacolas reutilizáveis, não é mesmo? O planeta agradece! Outra atitude legal é optar sempre por produtos fabricados e produzidos com padrões sustentáveis.
Muitos fabricantes têm essa preocupação e merecem o nosso reconhecimento. No caso dos produtos de limpeza, escolha sempre os que são biodegradáveis!
Gostou das dicas? Compartilhe esse post em suas redes sociais. Ajude a divulgar para que mais pessoas utilizem as sacolas reutilizáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *