Roupas sociais: dicas e cuidados na lavagem



Blog UAU

Roupas sociais: dicas e cuidados na lavagem

Tecidos finos e de qualidade e um corte sob medida são características das roupas sociais que cuidadosamente escolhemos para compor o nosso guarda-roupa. Reservadas para ocasiões especiais, essas peças merecem alguns cuidados no processo de lavagem.
Por isso, o post de hoje vai ajudar você com dicas essenciais para conservar as suas roupas sociais sempre bonitas e perfumadas. Acompanhe!

Cuidados necessários com as roupas sociais

Antes de iniciar o processo de lavagem, sempre observe a etiqueta afixada nas peças, pois ela traz informações úteis que devem ser seguidas. As etiquetas informam, por exemplo, se a roupa vai à máquina ou se deve ser lavada na mão.
É importante escolher o produto adequado para não agredir o tecido nem desbotar a cor. Atenção também ao amaciante. Faça a opção por um de boa qualidade para manter as peças perfumadas, e tome cuidado para não exagerar na quantidade.
Lembre-se de usar produtos dermatologicamente testados, para suas mãos não serem agredidas. Verifique também se o fabricante possui selos ou certificados de sustentabilidade, pois isso revela o compromisso social da empresa.

Como organizar as peças na hora da lavagem

Depois de escolher os produtos adequados, é hora de organizar as peças que serão lavadas. Separe as cores escuras das cores claras, assim não há risco de uma peça preta soltar tinta em outra mais clara, por exemplo.
Outra dica importante é não demorar muito tempo para lavar as roupas sociais, pois a sujeira acumulada pode favorecer a surgimento de mofo ou de outros micro-organismos.
Antes de fazer a lavagem convencional da peça, verifique se há manchas específicas. Nesse caso, é preciso realizar primeiro a pré-lavagem.

A importância da pré-lavagem

A pré-lavagem é um processo para remover sujeiras mais pontuais. É preciso observar se há manchas nos punhos de camisa, na gola, na barra da calça ou se algum produto foi derramado na peça.
Retire esse acúmulo para depois fazer a lavagem da roupa como um todo. Escolha produtos específicos para este fim. Eles são seguros e não danificam o tecido e nem interferem na cor. O Tira Manchas UAU Facilita, por exemplo, remove manchas de roupas brancas, coloridas, delicadas com eficiência, sem grandes esforços.

Como lavar e passar camisas sociais

No processo de lavagem das roupas sociais, as camisas merecem uma atenção especial, pois o modo como elas são lavadas interfere na hora de passar.
O ideal é que a máquina não esteja muito cheia, assim, as camisas vão circular dentro do tambor sem amarrotar tanto. Evite também lavar as camisas junto com peças pesadas.
Para facilitar na hora de passar, depois de lavar, use um cabide para estender a camisa social. Desse modo, ela vai secar com menos vincos. Confira outras dicas para ter uma camisa bem passada e com ótimo caimento:

  • aqueça o ferro na medida certa — ele muito frio não vai desamarrotar a peça e muito quente pode queimar o tecido;
  • borrife produtos específicos para umedecer a camisa, para o ferro deslizar com facilidade e perfumar a peça na medida certa;
  • comece a passar a camisa pela gola e depois parta para as mangas — ideia é passar de dentro para fora, de cima para baixo;
  • não se esqueça de passar entre os botões.

Roupas sociais bem conservadas

Tão importante quanto escolher bem as peças de roupas sociais é saber conservá-las. Um processo de lavagem inadequado pode danificar o tecido, dificultar na hora de passar ou interferir no caimento da roupa no corpo.
Para finalizar, duas dicas importantes:

  • não borrife perfumes diretamente nas peças e tome cuidado com desodorantes, cremes e outros cosméticos, pois eles podem manchar os tecidos;
  • antes da lavagem, não se esqueça de verificar os bolsos — um papel colorido esquecido pode manchar as peças na hora da lavagem.

Seguindo as nossas dicas, você consegue conservar as suas roupas sociais bonitas por muito mais tempo!
O que achou deste post? Aproveite e curta a nossa página do Facebook e do Instagram. Lá você encontra muitas outras informações úteis para o seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *