Aprenda como deixar suas roupas cheirosas por mais tempo

Nada melhor do que sair do banho e colocar aquela roupa fresquíssima, com cheirinho de amaciante, não é mesmo? Mas, afinal, você sabe qual é o segredo de como deixar as roupas cheirosas o tempo todo, mesmo depois de terem ficado um tempinho guardadas?

Alguns truques podem ajudar você a conseguir isso e é justamente esse segredo que vamos revelar neste post. Fique de olho e comece a aplicar essas dicas agora mesmo!

Cuide do cesto de roupas sujas

Os segredos para manter suas roupas sempre perfumadas já começam na hora de colocá-las no cesto. Isso porque acumular ali peças úmidas e muito sujas pode contribuir para impregná-las com o mau cheiro, além de propiciar o aparecimento de ácaros e favorecer o surgimento de mofo.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é deixar as roupas usadas sobre uma cadeira ou em um cabideiro antes de jogá-las no cesto. Dessa forma, você permite que o suor e a umidade sequem completamente antes de amontoar as peças umas sobre as outras. Também é importante que elas não fiquem muito tempo acumuladas antes de ir para a máquina de lavar, tanquinho ou tanque.

Mantenha a máquina de lavar limpíssima

A máquina de lavar roupas também precisa ser limpa de vez em quando, sabia? Assim, depois de retirar a poeira da parte externa, não deixe de consultar as instruções do fabricante para saber como (e com que frequência) o interior precisa ser lavado.

Na dúvida, deixe a máquina bater um ciclo completo sem nenhuma roupa, na capacidade máxima de água e com 1 litro de alvejante. Você também pode manter a tampa aberta até que ela se seque, evitando o cheiro de umidade dentro da máquina.

Use um lava roupas adequado

Agora que chegou a hora de efetivamente higienizar as peças, o primeiro passo é usar o UAU Lava Roupas, que limpa profundamente, sem deixar resíduos, e sem estragar as peças, deixando os tecidos mais macios e perfumados. Ele também facilita a retirada de manchas mais difíceis e contribui para que elas durem mais tempo.

Deixe as roupas de molho no amaciante

Para que as peças tenham uma fragrância gostosa e mais duradoura, não basta apenas usar o sabão mais adequado. O uso de um dos perfumes da linha UAU Amaciantes é fundamental para complementar o trabalho do lava roupas.

Mas atenção: outro passo essencial na lavagem das suas roupas para mantê-las com cheirinho bom por mais tempo diz respeito ao período de molho no amaciante — que, a propósito, deve ser bem cheiroso e de boa qualidade! Verifique na embalagem qual é a quantidade de produto indicada por litro de água e opte por esse passo no ciclo da sua máquina.

Fuja da umidade na hora da secagem

É verdade que nem sempre dá para secar nossas roupas ao ar livre. No entanto, existem alguns truques e estratégias para favorecer esse processo e eliminar o risco de aparecerem fungos e micro-organismos nada cheirosos nas suas peças. Para isso:

  • estenda as roupas logo que a centrifugação terminar, sem deixá-las muito tempo molhadas dentro da máquina;
  • evite colocar as peças umas sobre as outras, deixando-as o mais espaçadas possível no varal;
  • mantenha a área de serviço bem ventilada, principalmente nos horários de sol;
  • use desumidificadores no local durante as temporadas de chuva.

Não deixe muito tempo na secadora

Muitas vezes, é impossível esperar os dias de sol para esvaziar o cesto de roupas sujas. Então, não dá para evitar lavá-las nos dias úmidos ou chuvosos. Nesses casos, muitas pessoas acabam recorrendo às secadoras de roupas, que podem salvar o perfume das peças mesmo nos dias mais difíceis.

Mas mesmo que você tenha esse eletrodoméstico em casa, é preciso atenção. Deixar as roupas por muito tempo sob o calor da secadora também pode contribuir para que elas percam o perfume, fazendo com que o esforço para usar o lava roupas e o amaciante corretos vá por água abaixo. Além disso, o hábito pode fazer com que os tecidos se ressequem e se desgastem.

Passe as roupas a ferro sempre que possível

Passar suas peças não serve apenas para deixá-las retinhas, viu? O calor do ferro também ajuda a fixar o aroma do amaciante no tecido. Nessa hora, não deixe de borrifar cada roupa com um produto específico, de preferência com capacidade de eliminar odores ruins.

Essa é uma estratégia que serve tanto para tirar as rugas quanto para aumentar o perfume. Lembre-se de usar produtos com fragrâncias semelhantes, para que os cheiros não “briguem” uns com os outros.

Tome cuidado com o desodorante

Essa dica não tem a ver com a forma de lavar ou secar as roupas, e sim com a fase anterior: o uso! Muitas marcas de desodorantes preocupam-se com os odores na pele de quem os utiliza, mas não com o tecido das roupas que entram em contato com ele.

Procure, portanto, usar um produto que tenha sua ação focada na eliminação das bactérias que se proliferam com o suor e que não danifiquem os tecidos das suas blusas, camisas e camisetas. Assim, elas vão para o cesto com menos chances de ter mau cheiro.

Garanta a limpeza do guarda-roupas

Depois de tirar suas roupas do varal e passá-las, o último desafio é manter o cheirinho de roupas limpas dentro do armário. A boa notícia é que, com algumas dicas bem simples, vai ser fácil conseguir esse feito.

  • Use produtos anti-mofo e desumidificadores ao limpar o interior do guarda-roupas;
  • tire as peças de inverno e aquelas roupas menos usadas periodicamente para arejar;
  • coloque um difusor de aromas com seu amaciante favorito dentro do armário para manter o perfume o tempo todo.

Antes de guardar as peças no roupeiro, avalie se elas estão completamente secas. Dobradas dentro das gavetas ou mesmo penduradas nos cabides, elas podem ficar com mau cheiro se ainda estiverem úmidas.

Já deu para perceber que há algumas dicas básicas para que suas roupas fiquem perfumadas por mais tempo. Quase todas estão relacionadas aos cuidados para que elas não permaneçam muito tempo úmidas e com o uso de bons produtos de limpeza de roupas, que tenham fragrâncias agradáveis e duradouras.

Viu como deixar as roupas cheirosas por mais tempo não é um mistério tão grande quanto você imaginava? Use os nossos truques na sua casa. E se quiser ficar por dentro de mais informações como essas, curta a nossa página no Facebook para não perder mais nenhuma das nossas dicas!

Sua opinião é muito importante!

Comentários