Roupa de cama amarelada: afinal, como resolver esse problema?

Quem não gosta de deitar em edredons macios, travesseiros cheirosos e lençóis branquinhos como a neve? A gente não tem nem vontade de sair da cama de tão aconchegante que ela fica! Alguns estudos indicam, inclusive, que dormir em roupas de cama limpas e bem conservadas pode melhorar até mesmo a qualidade do nosso sono. Um dos piores pesadelos de quem não abre mão de se sentir “dormindo sobre as nuvens” é ter que lidar com roupa de cama amarelada.

Mesmo se estiverem recém-lavados, o aspecto amarelento dos lençóis e fronhas pode trazer sensações de desconforto, contribuindo para noites mal dormidas e, consequentemente, falta de disposição no dia seguinte.

Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo com dicas de como desamarelar as roupas de cama e como evitar que isso aconteça! Acompanhe!

O que provoca o amarelamento das roupas de cama?

São vários fatores que podem contribuir para que a roupa de cama fique amarelada. Entre eles, podemos destacar:

  • uso excessivo de alvejante: essa solução contém substâncias químicas que deterioram e amarelam os tecidos;
  • enxágue de sabão insuficiente: se o produto não for tirado por completo do tecido, a espuma do sabão pode congelar e se fixar na superfície da roupa de cama, causando o amarelamento;
  • agentes branqueadores em decomposição: os tecidos brancos são coloridos com um corante feito com agentes branqueadores. Essas substâncias podem se dissolver durante o armazenamento da roupa, podendo causar manchas amarelas. A boa notícia é que existem produtos ótimos no mercado que restauram o branco do tecido durante a lavagem, como o UAU Tira Manchas e Branqueador;
  • local de armazenamento inadequado: caixas de madeira, papelão e sacos plásticos podem emitir gases que, ao longo do tempo, poderão causar manchas amarelas nos tecidos.

Como remover as manchas amareladas dos tecidos?

Apesar de existirem diversas “receitas caseiras” disponíveis na internet, a solução mais segura, certamente, é aplicar produtos que foram desenvolvidos especificamente para esse propósito.

Primeiro, faça uma pré-lavagem deixando a roupa de cama de molho em uma substância adequada, como o Lava Roupas Uau Active. Para acelerar ainda mais a remoção da mancha, pode-se usar água quente, desde que o tecido contenha mais de 60% de algodão ou linho.

O indicado é medir 60 ml na tampinha do Lava Roupas UAU para cada 10 litros de água. Deixe a roupa de cama nessa solução por algumas horas e, depois, pegue uma esponja de cozinha, umedeça-a em água e despeje um pouco do UAU Tira Manchas e Branqueador.

Com o lado macio da esponja, passe diretamente sobre as superfícies amarelas. Não é preciso utilizar força, pois o produto foi desenvolvido especificamente para esse fim.

Deixe a roupa de cama “descansar” com o produto por alguns minutos (no máximo 15) e depois lave-a normalmente, seja na máquina de lavar, seja à mão.

Para que seus lençóis fiquem ainda mais macios e cheirosos, utilize um amaciante de qualidade, como o UAU Perfumes Amaciante Glamour, que é composto por microcápsulas que liberam perfume durante muito mais tempo.

Dica: mesmo que você não passe suas roupas de cama, ao estendê-las na cama, borrife soluções que eliminam mau odor e protegem as fibras do tecido, como o UAU Passa Roupas.

Viu só como o problema de roupa de cama amarelada pode ser resolvido facilmente se os produtos corretos forem utilizados? Mesmo assim, para evitar que isso aconteça, uma dica de ouro é envolver as roupas de cama em sacos de TNT, que permitem uma melhor ventilação e não criam mofo.

E então, gostou do artigo? Aproveite a visita e veja as nossas dicas de como tirar pelos de roupa!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.