Rotina de limpeza: confira como manter sua casa sempre brilhando!



Blog UAU

Rotina de limpeza: confira como manter sua casa sempre brilhando!

Manter uma rotina de limpeza em casa é difícil, em meio à correria do dia a dia. É trabalho, estudo, família: tanta coisa que parece impossível deixar a casa organizada, não é mesmo? Mas não desanime: organizando o esquema direitinho, você pode deixar seu lar sempre limpo.
Confira as principais dicas para manter sua casa impecável sem sacrificar muito do seu tempo livre!

Mantenha uma rotina de limpeza e ordem

Você já ouviu falar que não sujar é mais fácil do que limpar? Quem faz muita bagunça no dia a dia tem dificuldades em colocar tudo no lugar. O melhor mesmo é ter cuidado: em vez de jogar a bolsa no sofá, quando chegar do trabalho, o melhor é guardá-la.
A maneira mais prática de não acumular louça suja é lavar cada copo, prato ou talher logo depois de usar. Quando terminar o banho, que tal já secar o banheiro? São atitudes pequenas, mas que ajudam muito você a não tornar sua rotina mais puxada.

Monte um kit de limpeza para o dia a dia

Mesmo tomando essas precauções, você vai ter que, de vez em quando, dar uma limpadinha aqui e acolá, certo? Fica difícil fazer isso se você não tiver os materiais organizados e guardados no lugar certo. Assim, não é preciso perder tempo procurando quando tudo que você mais precisa é praticidade!
Separe um lugarzinho no armário da despensa ou da área de serviço e monte um kit completo de limpeza. Saiba quais são os itens necessários, a partir de agora!

Objetos de limpeza e proteção

  • vassoura;
  • rodo;
  • pá;
  • flanelas;
  • baldes;
  • luvas;
  • sacos de lixo.

Produtos para diferentes usos

  • álcool;
  • limpa-vidros;
  • lustra-móveis;
  • detergente;
  • desinfetante;
  • desengordurante;
  • limpador multiuso;
  • eliminador de odores.

Você pode reduzir ou aumentar essa lista, dependendo da sua rotina e das necessidades particulares na sua casa. Mas, sempre que perceber uma necessidade, anote na listinha para incluir nas próximas compras.

Elabore um cronograma de limpeza

Com seu kit de limpeza e tomando atitudes proativas para manter tudo no lugar, só falta pensar nas tarefas de manutenção: varrer a casa, lavar a roupa de cama, limpar a geladeira. Como isso fica?
A dica é montar um cronograma de limpeza, envolvendo todos os moradores da casa, inclusive as crianças. Cada um deve ter sua responsabilidade, que varia de acordo com a rotina e com a capacidade de cada um, no caso dos pequenos, variando conforme a idade. A ideia é que todos ajudem para que não fique pesado para apenas uma pessoa.
Para fazer isso da melhor forma, enumere todas as atividades, definido a periodicidade de cada uma. Confira, a seguir, um exemplo de como isso pode ser feito.

Diariamente

  • varrer a casa;
  • lavar e secar a louça (do almoço e jantar);
  • limpar o fogão.

Semanalmente

  • trocar as roupas de cama e colocá-las para lavar;
  • tirar a poeira e lustrar os móveis;
  • higienizar o microondas;
  • limpar vidros e janelas;
  • passar pano e aspirador na casa.

Quinzenalmente:

Depois, divida as tarefas entre os moradores. Faça isso de comum acordo com todos. Em seguida, fixe o cronograma em um lugar visível. Pode ser em uma parede da área de serviço ou na geladeira. Faça uma tabela no computador ou escreva à mão mesmo. É importante que todo mundo possa consultar, caso tenha dúvida de sua parte.

Saiba como tornar a rotina de limpeza mais fácil

Há algumas dicas que você pode seguir para tornar o dia a dia mais fácil dentro de casa. Nosso próximo passo é mostrar como você pode organizar a limpeza, tornando tudo mais prático e fazendo com que ela se torne mais rápida e leve para todos.
[rock-convert-cta id=”1193″]

Tire o pó de todos os cômodos primeiro

Tirar o pó de todas as superfícies, objetos e utensílios deve ser o seu primeiro passo. Afinal, de nada adianta passar o aspirador e o pano no chão se depois ele poderá ficar coberto de poeira novamente, não é mesmo? Faça isso em todos os cômodos antes de qualquer coisa.
Superfícies de madeira podem exigir o uso de um lustra-móveis, que ajuda a proteger o material. Já a pia da cozinha pede um desengordurante para retirar facilmente os resquícios do preparo de alimentos (mesmo que você seja do tipo que não faz fritura em casa). No banheiro, vale usar UAU Cloro Ativo para eliminar as bactérias, fungos e mofo.

Limpe vidros e espelhos

Retirado o pó de todos os ambientes, é hora de manter os vidros transparentes e brilhantes. Essa tarefa fica muito mais fácil se você usar um produto adequado para isso, que deixa os vidros livre de manchas e ainda dificulta que a sujeira fique impregnada. Para os espelhos a regra é a mesma.
A linha UAU Tech oferece o material ideal para isso, como o Limpa Vidros Blindex. Aquelas marcas de gotas de chuva nas janelas e no espelho do banheiro vão desaparecer, pois o produto evita a sua aderência. Você pode finalizar essa limpeza com um papel toalha, evitando os fiapos que o pano costuma soltar na superfície.

Dê atenção às persianas e cortinas

Já percebeu que, muitas vezes, você termina de limpar o piso da sala ou dos quartos e, logo em seguida, já encontra poeira no local? O vilão pode ser a cortina ou a persiana, que pode ser esquecida por muita gente no momento da limpeza.
A cada semana, as cortinas em tecido podem ser sacudidas antes que você comece a tirar o pó dos cômodos. Já a retirada para lavagem pode ser feita uma vez por mês. No caso das persianas, o problema pode ser resolvido com um pano seco, passado suavemente entre elas, ou com um espanador.

Limpe a cozinha e os banheiros

Cozinha e banheiros ainda merecem mais um pouco de atenção antes que você finalize sua rotina de limpeza com o aspirador e o pano de chão. Use um desengordurante ou um multiuso para limpar a superfície dos eletrodomésticos, balcões e pia da cozinha. No banheiro, o mais indicado é aplicar o UAU Banheiro 7 em 1 no vaso sanitário e na tampa e limpar o box com o produto específico para ele.

Passe o aspirador de pó e o pano no piso

Finalmente, você chegou à fase final da limpeza. Depois de seguir as dicas anteriores, verá que passar o aspirador de pó pela casa será muito mais rápido, pois todo o restante já foi feito. Procure começar esse processo pelos quartos, terminando na porta de entrada da casa.
Depois, é só escolher a fragrância que mais agrada e combina com você e finalizar o trabalho com o UAU Perfumes preferido, deixando tudo cheiroso e aconchegante para que você possa relaxar.
Criar uma rotina de limpeza deixará o seu dia a dia muito mais tranquilo e a sua casa estará sempre organizada e perfumada. Não se esqueça de dividir esse passo a passo com os demais moradores, delegando tarefas a cada um deles, sem que elas recaiam apenas sobre uma pessoa.
Seguindo essas dicas, a rotina de limpeza na sua casa vai ser sempre rápida e prática. Gostou do nosso post? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e mostrar para seus amigos como ela pode facilitar a vida de todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *