9 dicas para reformar a cozinha sem gastar muito

Mudar é sempre bom, não concorda? Reformar a cozinha, por exemplo, pode fazer com que a casa inteira mude de energia. E se foi só juntarmos reforma e cozinha na mesma frase para você imaginar cifrões voando da sua conta bancária, volte para a realidade! Por mais que esse seja um ambiente cheio de detalhes, é possível sim economizar, viu?

Pronto para fazer grandes mudanças na cozinha da sua casa sem prejudicar as finanças da família? Para saber como alcançar essa façanha, confira agora mesmo as 9 dicas que preparamos!

1. Comece pelo planejamento

Pense em todos os detalhes que você quer mudar antes de sequer fazer orçamentos. Lembre-se de que quem tem muitas ideias no meio do caminho acaba gastando mais por precisar comprar materiais diferentes, às vezes até desperdiçando o que não foi usado. Só com a reforma da cozinha planejada nos mínimos detalhes é que você deve passar para o próximo passo.

2. Experimente investir em tinta lousa

Agora vamos às dicas práticas? Você já deve ter visto por aí alguma decoração com tinta lousa em preto ou verde-escuro fosco, que pode receber desenhos e escritos em giz. Pois essa é uma ótima forma de modernizar o ambiente e, ao mesmo tempo, garantir um toque meio vintage. Imagine que legal vai ser anotar sua lista de compras ou desenhar o cardápio do dia com esse charme todo quando trouxer visitas para jantar ou almoçar!

3. Fuja dos tradicionais azulejos

Já que estamos falando em paredes, nada de insistir em cobrir grande parte da cozinha com azulejos! Além de ser meio fora de moda, esse tipo de composição também traz muitos gastos. Em vez disso, concentre os azulejos pertinho do fogão e da pia, bem onde é essencial proteger contra a umidade e respingos de gordura. Se quiser deixar sua cozinha fácil de limpar, você pode optar por uma tinta lavável nas outras áreas. Assim, quando manchar, basta aplicar um limpador multiuso para ficar tudo certo!

4. Aposte em pisos vinílicos

Está pensando em quebrar tudo para trocar o piso? Então pense de novo, mas agora lembrando que esse é um dos pontos que traz mais gastos em uma reforma. Aqui, uma opção bastante econômica é usar um piso vinílico. Você pode renovar o ambiente sobrepondo o vinil ao piso original, só precisando para isso garantir que a superfície esteja limpa para não deixar qualquer desnível.

5. Reinvente seus armários

Outro gasto muitas vezes desnecessário vem da troca de todos os armários da cozinha. Além do custo do móvel em si, que já não é nada barato, ainda é preciso contratar instalador. Analise bem: se seus armários estiverem em bom estado, por que não passar uma tinta, trocar os puxadores ou aplicar adesivos? E se estiver precisando de mais lugares para guardar louças e copos, você pode instalar prateleiras abertas, que deixarão sua cozinha charmosa e extremamente prática!

6. Invista nos detalhes decorativos

Pode ter certeza: dar uma boa repaginada na decoração faz parecer que você fez uma reforma e tanto, mesmo se não tiver pintado uma única parede! Então experimente decorar sua cozinha! Aposte em quadros, tapetinhos e até nos clássicos pinguins de geladeira!

7. Renove seus eletrodomésticos

Calma, porque não estamos falando em comprar uma geladeira nova ou um fogão de última geração, ok? Para reformar a cozinha sem gastar demais, invista em adesivos para envelopar os aparelhos ou só incluir detalhes. Uma pintura nova, com tinta automotiva, também pode ser uma boa ideia!

8. Troque as torneiras

As torneiras e os demais metais da sua cozinha estão com sinais de ferrugem ou desgaste? Experimente substituí-los! Acredite: esse detalhe pode fazer uma enorme diferença no ambiente todo. Você pode até aproveitar para escolher formatos mais funcionais, unindo o útil ao agradável.

9. Dê um toque verde ao ambiente

Por último, o que acha de acrescentar uma hortinha de temperos na sua cozinha? Esse toque não ocupa muito espaço, deixa o ambiente simplesmente encantador e ainda garante sempre folhas verdes e frescas para preparar pratos deliciosos! Sua casa vai ficar muito mais sustentável!

Gostou das nossas dicas para reformar a cozinha sem gastar muito? Então aproveite para seguir a Uau no Facebook e ficar de olho em nossas próximas postagens!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.