Quais as melhores combinações de cores para sala?



Blog UAU

Quais as melhores combinações de cores para sala?

Escolher a melhor combinação de cores para sala faz toda a diferença no momento de decorar esse ambiente. Elas podem despertar diferentes sensações, humores e sentimentos e devem ser escolhidas com cautela. Você já pensou em qual sensação deseja transmitir na sua sala?
Neste artigo, daremos algumas dicas de combinações de cores para que você possa se inspirar. Confira!

Cores monocromáticas

Uma decoração com cores monocromáticas é aquela que opta por inserir tons diferentes de uma mesma cor. Costuma ser muito utilizada por ser fácil de aplicar. Você pode escolher um tom como o azul, por exemplo, e variar do mais claro ao mais escuro, combinando peças da cor azul-marinho e azul-turquesa.
O azul é uma ótima opção para quem deseja transmitir tranquilidade, paz e harmonia, além de ser associado ao lado racional e técnico. Também é possível usar vários tons de roxo na decoração e transmitir a sensação de ciclos de mudança e transmutação, deixando o ambiente elegante, sóbrio e luxuoso.

Cores análogas

As cores análogas são aquelas próximas a outra cor do círculo cromático. As cores análogas ao amarelo, por exemplo, são o verde e o laranja e podem ser usadas juntas para transmitir a sensação de alegria, equilíbrio, conforto, harmonia e sorte. O verde pode ser usado em plantas, já que em acessórios e nas paredes é a cor que mais costuma sofrer alterações.
Outras ótimas combinações de cores análogas são vermelho, laranja e amarelo — para despertar energia, força e intensidade — e vermelho, violeta e laranja, que criam uma espécie de degradê de cores.

Cores quentes x cores frias

Misturar os tons quentes com os frios é uma excelente forma de encontrar equilíbrio na combinação de cores para sala. As quentes são vermelho e alguns tons de rosa e laranja. Os tons frios são o azul, o roxo e o verde.
Enquanto as quentes deixam a casa em um tom mais vivo e enérgico, as frias oferecem a sensação de aconchego. Um exemplo da combinação de duas cores dessa forma é o azul-marinho e o amarelo.
Enquanto o amarelo é leve, quente e brilhante, o azul transmite ordem e tranquilidade. Dessa forma, a combinação entre as duas fica equilibrada e o ambiente não se torna nem muito quente, nem muito frio.

Tons neutros com acessórios coloridos

Branco, cinza, bege e marrom são alguns exemplos de cores neutras. Quando usadas nas paredes, podem proporcionar uma maior variação de cores na decoração. No entanto, é preciso pensar na iluminação antes de optar por uma delas.
Enquanto o branco é ótimo para salas pequenas, já que ajuda a refletir a luz e causa a sensação de amplitude, o preto, quando usado em muitas paredes, pode dar a sensação oposta, de um local menor.
Além disso, ao usar o cinza, deve-se ter o cuidado de inserir elementos de cores quentes, como o vermelho, o branco ou o amarelo, para que uma sensação de monotonia não seja transmitida.
O branco ainda costuma ser o queridinho, pois, além de ser neutro e transmitir a sensação de frescor e limpeza, pode ser usado como base para uma decoração variada.
Isso porque em ambientes com paredes brancas podem ser colocados elementos como tapetes, cortinas, almofadas e acessórios em cor. Alterando a esses itens, o estilo da decoração e o efeito produzido com outra combinação de cores para sala também muda.
Já sabe quais combinações utilizar para mudar a decoração da sua sala? Curta nossa página no Facebook, siga a gente no Instagram e confira outras dicas muito interessantes que também podem te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *