Como fazer decoração com porta-retratos na parede?

Já reparou como a decoração com porta-retratos usa esse elemento coringa de forma bem inteligente? Além de embelezar o ambiente, esse item ainda reforça a memória afetiva, aumenta a sensação de acolhimento e acrescenta um toque de personalidade ao projeto. Tudo isso sem pesar no bolso ou demandar tempo e trabalho demais!

E sabe qual é o melhor de tudo isso? Incluir fotos de viagens, pessoas e momentos especiais na decoração da casa é uma ótima maneira de relembrar ocasiões importantes e manter quem amamos sempre por perto.

Mas é preciso prestar atenção, pois, mesmo que sejam grandes aliados da decoração, os porta-retratos nem sempre são usados da forma correta. Tem gente que exagera na dose ou peca na composição. Para não cometer esses erros, confira as dicas que preparamos e entenda como fazer uma bela decoração usando porta-retratos!

Use a versatilidade a favor da décor

Uma das maiores vantagens dos porta-retratos é sua versatilidade. Como existem modelos de diferentes tamanhos, cores e materiais, esses objetos podem compor decorações de estilos variados — rústico, clássico, moderno, industrial, minimalista, étnico, romântico, clean, vintage e assim por diante.

Use esse atributo a seu favor para criar um estilo único para sua casa! E vale destacar que a decoração com porta-retratos pode estar presente em qualquer cômodo ou ambiente, incluindo sala, quarto, hall, cozinha, corredor, área de lazer e por aí vai. Por onde você pretende começar?

Ouse na disposição dos porta-retratos

Tudo bem que é preciso existir uma harmonia, mas nem por isso os porta-retratos têm obrigatoriamente que ser organizados de forma alinhada e simétrica. Então entenda desde já: você não precisa usar sempre peças em pares, da mesma cor e do mesmo tamanho. Para a composição ficar mais interessante, ouse!

Não tenha medo de apostar na assimetria e nos contrastes, misturando dimensões e mesclando porta-retratos verticais com horizontais. Você está livre até para fazer um mix de cores e texturas, desde que dialoguem entre si e com o ambiente, proporcionando um visual equilibrado.

É importante lembrar de limpar bem o lugar onde os porta-retratos ficarão, ok? Especialmente se for uma parede branca ou de outra cor clara. Afinal, de nada adianta inovar e mudar a cara do ambiente, mas deixar reinar um aspecto de encardido. Pensando nisso, trate de preparar tudo antes de começar a instalação.

Capriche na escolha das molduras

Usadas para acomodar memórias, as molduras são itens com enorme potencial decorativo. O detalhe é que, para realmente valorizarem a estética dos ambientes, os porta-retratos precisa ser escolhidos a dedo. Tenha em mente que eles devem combinar com:

  • o estilo da decoração;
  • a paleta de cores;
  • a proposta do cômodo;
  • a intenção das fotografias.

Retratos mais antigos, por exemplo, ficam incríveis em molduras retrô. Já nas decorações modernas, por outro lado, as molduras coloridas e com design arrojado são mais que bem-vindas. Basta manter a coerência para não ter erro!

Simule a decoração com porta-retratos

Antes de pregar os porta-retratos na parede, uma boa ideia é simular como a decoração vai ficar. Para isso, você pode usar aplicativos especializados, que permitem testar várias possibilidades de disposição. Vale também espalhar os porta-retratos sobre o chão, um papelão ou tecido para checar se a organização das peças ficará equilibrada.

Caso seu imóvel seja alugado e você não tenha autorização para furar as paredes, use fita dupla face de alta fixação para pregar os porta-retratos sem danificar as superfícies da casa ou do apartamento!

Crie galerias temáticas

Categorize as fotografias que pretende usar para a decoração ficar coerente e envolvente. Que tal, por exemplo, colocar fotos de viagens junto com imagens de outros passeios e retratos da família em uma única galeria? As paisagens podem ficar em outra e os cliques de crianças em uma terceira composição, incluindo fotografias da sua própria infância!

Se você curtir registros em preto e branco ou sépia, procure expô-los sempre com fotografias similares. Não misture esse tipo de imagem com fotos coloridas na mesma galeria, ok? Pode acreditar: essa separação faz toda a diferença no visual final.

Monte uma linha do tempo com os porta-retratos

Há quem goste de fazer composição de porta-retratos ao longo de paredes extensas, como em corredores ou escadas. Pois que tal usar esse recurso a seu favor, montando uma linha do tempo? Você pode começar com fotos da infância de seus pais, partindo depois para o casamento deles, seu nascimento, sua infância e a história de suas conquistas. Essa é uma forma de tornar a decoração única e exclusiva.

De repente, você pode colar adesivos impressos com o ano em que cada uma das fotos foi tirada para mostrar a passagem do tempo. Acha uma boa ideia? Escolha aquilo que mais se parece com sua personalidade e que vai deixá-lo mais feliz.

Use washi tape para renovar molduras antigas

Se você tem alguns porta-retratos antigos em casa, mas os acha meio sem graça para compor sua decoração, não precisa jogá-los fora e comprar outros, viu? Use a fita washi para renovar essas molduras! Se quiser dar um ar romântico, use fitas com estampas de flores. Caso prefira algo mais ousado, tente usar padrões geométricos de diferentes tons.

Você tanto pode aplicá-las sobre os porta-retratos a fim de esconder lascas e modificar cores como pode fazer um passe-partout, aquele espaço entre a imagem e a borda que forma uma moldura dentro da moldura, sabe? O que acha?

Reaproveite pranchetas para colocar as fotos

É isso mesmo: as antigas pranchetas de colégio vieram com tudo nas últimas tendências de decoração, saindo do ambiente sério das escolas e empresas para ganhar cores e desenhos variados. Se você usar várias, prendendo uma foto em cada, pode fazer uma composição incrível de porta-retratos, diferente e inovadora.

E o bom é que esse recurso permite trabalhar os mais diferentes estilos. Os minimalistas podem optar por pranchetas pretas, brancas ou na clássica cor amadeirada, enquanto as decorações mais joviais podem trazer motivos florais ou xadrez, por exemplo.

Crie um varal de fotografias

Uma outra dica moderna e bem fácil de fazer é montar um varal de fotografias. Você pode montar o seu com materiais que provavelmente tem em casa, como:

  • suas fotografias prediletas;
  • prendedores de madeira;
  • um barbante de sisal, fita de cetim ou algo semelhante.

Simples, a proposta é uma das preferidas de quem gosta de uma decoração DIY. Basta fixas as pontas do barbante e colocar as fotos com os prendedores! Você pode fazer várias linhas paralelas, formando uma composição maior. Se preferir, você pode usar molduras grandes antigas, sem o fundo, prendendo o varal por trás com cola quente.

Se esticar completamente o barbante, você terá camadas retas, que podem deixar seu varal de fotos mais sério. Caso queira dar mais graça à composição, prenda o fio sem esticar, fazendo com que a parte central faça uma curva para baixo.

Para quartos de jovens ou casais, um home office cheio de leveza ou até para a sala de TV, o varal de fotografias dá um tom leve e gracioso ao ambiente. Em um quarto infantil, é possível prender no barbante uma fita de led para iluminar o ambiente com delicadeza.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como fazer decoração com porta-retratos na parede? Para ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre decoração, siga nossa página no Facebook!

Sua opinião é muito importante!

Comentários