Piso vinílico e laminado: você sabe as diferenças entre eles?

Na hora de construir ou reformar, os revestimentos de cada cômodo são um dos principais detalhes de um projeto. Conforme o material escolhido, essas peças mudam completamente a aparência e a funcionalidade do ambiente. Entre os principais revestimentos, temos o piso vinílico e o laminado, mas você sabe a diferença entre eles?

Quando o assunto é piso, diversos aspectos devem ser observados e considerados na hora de escolher o que melhor se encaixa para cada ambiente da casa ou apartamento. Tanto o piso vinílico quanto o laminado são modernos e fáceis de limpar, mas em outros pontos, eles são bem diferentes.

Neste post, vamos mostrar como essas diferenças podem fazer diferença na hora da escolha e quais as vantagens e as desvantagens de cada piso. Descubra mais sobre piso vinílico e laminado agora!

Qual a diferença entre o piso vinílico e o laminado?

Para escolher o melhor revestimento, é preciso conhecer as diferenças entres os diversos modelos disponíveis no mercado. O piso vinílico e laminado são aconchegantes, de fácil instalação e limpeza, além de serem modernos e fáceis de limpar, mas em alguns pontos, eles são bem distintos.

Como diferenciá-los?

Apesar de esteticamente parecidos, a composição e até mesmo os benefícios de cada um é bastante diferente. São detalhes, como o conforto ao pisar e o nível de ruído, que devem ser considerados para definir qual deles é o mais indicado para cada ambiente.

Veja os principais aspectos que os diferenciam.

Material

Basicamente, a diferença entre o piso vinílico e o laminado está no material de composição de cada um. Assim, o piso vinílico é feito com cloreto de vinila ou PVC, já o piso laminado é fabricado com derivados de madeira.

Higienização

Os pisos laminados são resistentes e fáceis de limpar. Essa limpeza pode ser feita com vassouras de cerdas macias, aspirador de pó ou pano úmido, mas nunca com água direta. O piso vinílico pode receber água e ser limpo com vassouras, aspiradores ou com pano umedecido com gotas de detergente neutro.

Nível de ruído

Essa é uma das principais diferenças entre os pisos. O laminado, por ser um produto rígido, propaga som ao caminhar. Já o piso vinílico é mais flexível, por isso, tem uma absorção acústica mais eficiente.

Instalação

Em termos de instalação, o piso laminado é mais vantajoso, tanto em relação à facilidade quanto o custo-benefício. Em apenas um dia, pode ser colocado 50m² do piso laminado, sem toda aquela quebradeira. Além disso, ele pode ser aplicado por cima do piso já existente.

Lugares onde podem ser usados

O piso laminado é indicado para ser instalado em áreas residências ou comerciais de média circulação, como quartos, salas, halls e corredores. Já os pisos vinílicos, por serem mais resistentes e terem maior variedade de formatos, são recomendados para residências, comércios e até indústrias.

Portanto, na hora de escolher entre piso vinílico e laminado, é importante avaliar as especificações do produto e as demandas do ambiente. Conte com a ajuda de um profissional e escolha o piso que melhor se adéqua ao seu projeto.

Quer saber mais sobre como limpar piso laminado? Clique aqui e descubra tudo!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.