Coronavírus: como organizar a rotina no período de isolamento?



Blog UAU

Coronavírus: como organizar a rotina no período de isolamento?

Para conter a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) nossa missão é clara: ficar em casa! No entanto, nem todo mundo tem facilidade de organizar a rotina e conseguir trabalhar com produtividade no regime de home office.

Para ajudar você a passar por esse período de isolamento com mais tranquilidade, listamos algumas dicas para manter uma organização e conseguir tirar um tempo para relaxar. Gostou da ideia? Então acompanhe este post!

Use uma agenda

Essa dica parece óbvia, mas muitas pessoas esquecem como as agendas podem ajudar na organização do dia a dia. Durante o período de isolamento, essa ferramenta pode ser utilizada para anotar lembretes e compromissos, tanto profissionais quanto pessoais.

Você pode optar pela clássica agenda de papel ou utilizar aplicativos. O importante é criar o hábito de consultar a ferramenta todos os dias para conferir quais obrigações precisam de mais atenção.

Determine horários

Ficar o dia inteiro em casa pode fazer com que sua rotina vire de cabeça para baixo e, quando você perceber, estará trocando o dia pela noite e almoçando às 16h.

É importante ter em mente que o home office possibilita sim uma jornada mais flexível, mas ter uma rotina com horários definidos é fundamental para manter o foco e o controle do seu dia a dia.

Faça intervalos entre as atividades

Enquanto alguns têm dificuldades para manter o foco e não procrastinar, existem pessoas que acabam trabalhando muito mais em casa e esquecem, até mesmo, de almoçar ou beber água.

Fazer intervalos para descansar os olhos, comer, conversar com a família ou brincar com as crianças é importante para que você relaxe e consiga voltar ao trabalho com mais disposição e atenção.

Defina recompensas para as tarefas feitas

Se você consegue organizar e definir quais atividades devem ser feitas, mas na hora da ação sofre com a procrastinação, a dica é utilizar essa estratégia. Crie pequenas metas e estipule recompensas para cada uma que for cumprida.

As recompensas podem ser assistir a um filme, ganhar um jantar gostoso ou um dia livre na semana. Só tome cuidado para não relacionar tudo a comidas gordurosas ou doces, e mantenha uma dieta saudável.

Inclua atividades que cuidem da saúde

Manter uma rotina priorizando a saúde física e mental é fundamental na quarentena. Afinal, você não quer ter uma baixa na imunidade com esse vírus à solta, não é?

Tire algumas horas no dia e planeje atividades físicas, como alongamento, yoga, abdominal ou agachamentos. Quem quer se exercitar de forma mais divertida pode utilizar outras ferramentas, como os jogos de dança para videogames.

Seguir essas dicas para organizar a rotina no período de isolamento é a melhor forma de manter a produtividade e, ao mesmo tempo, cuidar de sua saúde mental e física. Quem tem crianças em casa deve também criar uma rotina para que os pequenos tenham o que fazer e continuem aprendendo coisas novas mesmo em casa.

Curtiu as dicas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se organizarem nesse período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *