O que é preciso para deixar a casa perfumada o dia todo?

Uma casa cheirosa é um carinho para os moradores e visitas. Aromas agradáveis tornam os ambientes mais convidativos, acolhedores e confortáveis. As fragrâncias também veiculam mensagens e propiciam sensações capazes de influenciar diretamente no nosso bem-estar e qualidade de vida.

Imagine ter um lar perfumado 24 horas por dia. Parece um sonho, não é mesmo? E este pode virar realidade se você adotar 13 estratégias simples sobre como deixar a casa perfumada o dia inteiro. Confira!

1. CAPRICHE NA LIMPEZA PARA DEIXAR A CASA PERFUMADA

O cheiro agradável da casa está diretamente relacionado à limpeza dos ambientes. Isso mesmo! Utilizar um aromatizador, por mais que o cheiro do produto seja agradável, não é suficiente para eliminar odores e deixar o espaço perfumado.

Esse tipo de recurso apenas mascara o mau cheiro. O ideal é que a casa seja limpa de maneira cuidadosa e regular. Desse modo, qualquer vestígio de cheiro ruim será removido, e sua casa ficará impecável por mais tempo.

É importante evitar o lixo acumulado, manter a geladeira higienizada, lavar as louças diariamente, secar os pisos, dar descarga e usar desinfetante no vaso. Esses cuidados básicos ajudam a deixar o doce lar com o melhor cheiro do mundo: o cheiro de limpeza.

2. UTILIZE BONS PRODUTOS PARA CADA AMBIENTE

Para prolongar o cheirinho de limpeza, aposte em bons produtos para higienizar a casa. Invista em limpadores perfumados para áreas de convívio, como a sala de estar. Dê preferência a fragrâncias de rosas, jasmim e lavanda nesses ambientes.

Use desengordurantes para a cozinha, desinfetantes para o banheiro e amaciantes para deixar a área de serviço, o armário e o quarto com um aroma reconfortante.

3. ESCOLHA AROMAS QUE HARMONIZEM ENTRE SI

Para perfumar a casa sem ferir o olfato, é recomendável escolher fragrâncias que combinem umas com as outras. Por exemplo, no banheiro, prefira utilizar apenas aromas herbais, como pinho, menta, citronela e eucalipto.

Na cozinha, é recomendável que o aroma dos produtos dialogue com o da comida. Dê preferência a cheiros cítricos, a exemplo da laranja, limão e tangerina. Se preferir optar por cheiros que despertem o apetite, recorra aos aromas de canela, baunilha, cardamomo e cravo.

4. DEIXE A SUA CASA SEMPRE AREJADA

Para ficar cheirosa por mais tempo, a casa precisa respirar. Sendo assim, abra as janelas diariamente, deixe o ar circular e permita que o sol entre. A iluminação natural, além de energizar o ambiente e revigorar os moradores, ajuda a combater o mofo.

Nessa mesma linha de raciocínio, abra as portas dos armários uma vez por semana. O risco de surgimento de bolor e maus odores diminui significativamente com essa atitude simples.

5. IMPRIMA A SUA MARCA NO CHEIRO DA CASA

Para reforçar a identidade da casa e deixar o ambiente com um perfume bem pessoal, leve em consideração suas preferências. Escolha cheiros duradouros e fragrâncias com as quais você se identifique.

A ideia é parecida com a do perfume que usamos, que acaba virando uma marca pessoal. Escolhidos os seus cheiros preferidos, use-os com frequência, para que sua casa tenha um cheirinho único e inconfundível.

6. USE TAMBÉM ARTIGOS AROMÁTICOS

Sozinhos, os artigos aromáticos não são suficientes para deixar a casa cheirosa por muito tempo. Porém, associados com os produtos de limpeza certos, eles podem intensificar e prolongar sua ação.

Além de limpadores perfumados e desinfetantes, use difusores de ambiente, velas aromáticas, sabonetes, incensos, aromatizadores, desodorizadores, plantas e sachês para deixar a casa perfumada no dia a dia.

Uma dica para quem gosta de perfumes naturais é comprar paus de canela e criar objetos de decoração com eles. Você pode fixá-los em vasos de vidro ou em castiçais onde vão as suas velas para que eles fiquem bonitos e liberem aroma no ambiente. O cravo também tem esse efeito se for adicionado à água em uma vasilha.

7. LAVE FREQUENTEMENTE AS SUAS ROUPAS DE CAMA

Você sabia que nosso corpo tem um processo natural de renovação das células, que acontece o tempo todo? Com isso, a nossa cama fica cheia de células mortas. Claro que não há falta de higiene nisso, afinal, ocorre com todos nós e é normal que aconteça. Mas este é um dos motivos para que troquemos nossa roupa de cama frequentemente.

Os lençóis podem até parecer limpos, mas certamente, após uma semana de uso, não têm mais aquele cheiro bom de roupa lavada, não é mesmo? Portanto, a troca semanal da roupa de cama, além de ser um hábito saudável, ajuda a manter seu quarto perfumado e mais aconchegante, livre de ácaros e bactérias.

Para potencializar a sensação agradável da roupa de cama com a pele e deixar o quarto bem perfumado, aposte na sua fragrância preferida do Amaciante Concentrado UAU Perfumes: Lavanda e Frescor, Rosas e Sedução, Flores e Sonhos, Carinho e Conforto são as opções.

8. AREJE ARMÁRIOS E GAVETAS, E DEIXE-OS PERFUMADOS

Armários costumam ficar fechados durante muito tempo. O ideal é que, principalmente nos dias mais secos, você deixe as portas e gavetas abertas durante algumas horas da manhã.

Assim, o ambiente fica arejado e o perfume das suas roupas limpas dura mais tempo. Isso também fará com que o bolor e a umidade fiquem longe do seu roupeiro.

Outra dica, também para os guarda-roupas, é usar os sachês perfumados. Parece uma dica que sua avó daria? Pois ela estava certa! Você mesmo pode produzir os seus sachês, usando saquinhos de tule, bolinhas de sagu e essência.

9. COLOQUE MAIS VERDE EM SUA VIDA

As plantas também são fortes aliadas na hora de deixar um aroma especial em sua casa. Além de emprestar sua beleza, elas ajudam a promover a troca do ar no ambiente. Se você escolher flores, será ainda mais eficiente.

Para ajudar a manter a casa perfumada, você pode escolher alguns vasos de orquídeas, gardênias ou gerânios. O jasmim em vasos com água também é muito eficiente para deixar um odor agradável.

Só não se esqueça de trocar a água diariamente, limpando o vaso por dentro, para não favorecer a proliferação de mosquitos. O bom cheiro estará garantido, além do prazer de cuidar das plantas diariamente.

10. UTILIZE NEUTRALIZADORES DE ODORES

De nada adianta saber como deixar a casa perfumada se, antes, você não amenizar os odores indesejados. Essa tarefa é mais simples do que parece e envolve ingredientes que provavelmente você já tem em casa.

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais eficientes. Ao espalhá-lo em pequenos potes pela casa com algumas gotas de limão, ele absorverá os cheiros. Você também pode colocá-lo nos focos dos odores, como na geladeira e no fundo das lixeiras, onde resíduos se acumulam.

Outra opção é o carvão vegetal, principalmente em locais que recebem bastante umidade e pouca luz solar. Apenas lembre-se de trocá-lo de vez em quando, já que com o tempo ele vai perdendo o efeito.

Mesmo que pareça estranho, o vinagre branco também é ótimo para neutralizar odores, especialmente na cozinha. Ao misturá-lo com limão, você conseguirá tirar cheiro de ovo e peixe. Cascas de frutas cítricas fervidas em água têm o mesmo efeito. Se você quiser potencializar, acrescente cravo e canela.

11. USUFRUA DE FLORES E FOLHAS SECAS

Você sabia que plantas desidratadas também aromatizam o ambiente? Além de serem encontradas facilmente no mercado por um preço acessível, o aroma deixado no ambiente é leve e agradável. Basta dispô-las em um recipiente e pingar, a cada dois dias, algumas gostas de essência do seu aroma favorito.

O nome dessa arte é pot-pourri. Essencialmente, consiste em combinar o aroma dos vegetais com a essência. Você pode, por exemplo, usar louro, eucalipto, tomilho, sálvia e finalizar pingando lavanda. O resultado final vai bem em qualquer cômodo da casa. Se você quer saber como deixar a casa perfumada, use e abuse da criatividade para fazer o seu.

12. DISTRIBUA GRÃOS DE CAFÉ

Quantas vezes ouviu alguém dizer que gosta mais do cheiro do café do que do próprio sabor? Talvez você até compartilhe dessa opinião. Então, saiba que é possível manter esse aroma no ambiente mesmo muito tempo após o preparo do café.

A dica é distribuir pela casa grãos torrados de café em potinhos abertos e, se quiser potencializar o perfume, acender uma vela no meio. Você terá o aroma do café recém coado. A borra do café também é uma grande aliada. Assim como o bicarbonato de sódio e o carvão vegetal, ao ser colocada em locais estratégicos, ela é capaz de amenizar odores desagradáveis.

13. PERFUME A CASA COM AMACIANTE DE ROUPA

Não leu errado, você também pode utilizar o amaciante para deixar a casa perfumada. Afinal, atualmente temos uma enorme variedade desse produto no mercado, um mais cheiroso do que o outro, para trazer aquela sensação gostosa de aconchego.

Para usá-lo, basta misturar meia xícara de amaciante concentrado, meia xícara de álcool e uma xícara de água. Feito isso, embebede a mistura em um pano e passe pela casa, ou coloque dentro de um borrifador e espirre nos cômodos de sua preferência.

Outra maneira de utilizar o amaciante é fervê-lo com água em fogo médio. Dessa forma, você consegue tirar todo o cheiro de fritura da cozinha e deixar o aroma do produto no lugar.

Como vimos, não é difícil ter uma casa perfumada todos os dias. É apenas uma questão de criarmos hábitos de cuidados com o lar que vão deixá-lo limpo por mais tempo e dar aquela sensação de aconchego e frescor que tanto gostamos ao chegar a casa. Seguindo as dicas de como deixar a casa perfumada que demos neste artigo, você vai ver que a sua casa terá um aroma bem mais agradável.

E então, gostou das dicas para deixar a casa perfumada? Então, siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras sugestões exclusivas de limpeza e organização.

Sua opinião é muito importante!

Comentários