O que é DIY? Aprenda a usar sua criatividade na decoração!

Se você se interessa por design e decoração, provavelmente já ouviu falar sobre DIY. Mas será que você está mesmo familiarizado com o termo? Sabe o que é DIY? Então vamos lá: DIY é a sigla para a expressão inglesa Do It Yourself, que pode ser traduzida como faça você mesmo. Pois se você ama decoração artesanal, gosta de reciclar e tem habilidades manuais aguçadas, certamente já está inserido no universo DIY!

A tendência DIY está conquistando amantes de décor no mundo inteiro. E não é para menos! Além de ser divertido colocar a mão na massa e realizar projetos interessantes, apostar no DIY é uma maneira econômica e sustentável de ter uma decoração linda e cheia de personalidade. Ficou interessado? Então confira as sugestões DIY que preparamos para você decorar sua casa do jeitinho que sempre sonhou!

Mesinha de pallet

O pallet é um estrado de madeira bastante versátil, que pode ser usado para confeccionar estantes, nichos, painéis, sofás, mesas e muito mais! Duvida? Acompanhe agora mesmo o passo a passo para fazer uma mesinha simples e funcional!

Materiais

  • 1 pallet
  • Lixa para madeira
  • 16 parafusos e 16 anilhas
  • Parafusadeira elétrica
  • 4 rodízios
  • Rolo de espuma para pintar
  • 1 lata de verniz ou da tinta que preferir

Procedimento

Comece o processo lixando o pallet para uniformizar a superfície. Nessa fase, procure tirar o máximo possível de irregularidades. Remova a poeira usando um pano seco e comece a pintura. O ideal é passar 2 demãos de tinta ou verniz, sempre respeitando o tempo de secagem indicado pelo fabricante. Por fim, coloque as 4 rodinhas usando os parafusos e as anilhas. E prontinho!

Parede de lousa

A parede de lousa tem feito o maior sucesso em projetos modernos e criativos de decoração! Ela pode ser usada para expor o cardápio semanal, deixar recados, anotar compromissos, exibir frases inspiradoras ou fazer ilustrações divertidas. Não parece ótimo? Então aprenda a criar uma parede assim no seu próprio lar!

Materiais

  • Papel contact preto fosco
  • Trena
  • Pano úmido
  • Espátula de silicone

Procedimento

Remova a sujeira da parede com um pano. Como o papel contact é adesivo, basta retirar a proteção plástica e aplicar cuidadosamente sobre a superfície, usando a espátula para evitar a formação de bolhas e rugas. Se for preciso fazer alguma emenda, redobre a atenção em relação ao acabamento! Outra alternativa DIY bem prática para ter uma parede de lousa é pintar a superfície com uma tinta preta fosca que seja lavável. Aliás, sabia que já existem no mercado tintas específicas para criar esse efeito?

Vaso de garrafa

Que tal decorar a casa com vários vasinhos de flor? E nem precisa investir rios de dinheiro para adquirir vasos requintados, viu? A proposta, aqui, é fazer os próprios vasos!

Materiais

  • Garrafas de vidro de diferentes tamanhos
  • Tinta spray
  • Cola branca
  • Enfeites variados — tecido, sisal, botões e o que mais achar interessante.

Procedimento

Primeiramente, higienize as garrafas lavando-as bem. Depois que estiverem limpas e secas, pinte-as com a tinta spray. Para obter um resultado mais moderno, invista em tons vibrantes. Já para conseguir um visual clássico, aposte nos tons sóbrios. Para um efeito luxuoso, no entanto, prefira tintas metalizadas. Após a secagem da tinta, decore a garrafa como desejar!

Luminárias de lata

iluminação não apenas decora os ambientes como tem o poder de gerar sensações. As luminárias, por exemplo, proporcionam uma iluminação indireta, que gera aconchego. Para fazer uma luminária DIY, siga nosso passo a passo!

Materiais

  • Latas de metal, aço ou alumínio — de milho, leite em pó e por aí vai
  • 1 prego grande
  • Martelo

Procedimento

Coloque água no interior das latas vazias e as leve para o congelador. Quando a água virar gelo, fure as latas com o prego, formando os desenhos que quiser. Ao finalizar, deixe o gelo derreter por completo e seque as latinhas. Aí basta colocar velas baixas ou lanternas dentro das luminárias para ver a luz dando forma a seus desenhos pontilhados. E nada de pular a etapa do congelador, pois ela impede que as latinhas amassem ao serem furadas, ok?

E então, gostou do nosso post? Disposto a se jogar de vez na tendência DIY? Aproveite o embalo e confira nossas dicas para decorar gastando pouco!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.