Saiba como escolher móveis para sala pequena e acerte na decoração!



Blog UAU

Saiba como escolher móveis para sala pequena e acerte na decoração!

Você já ouviu falar que “menos é mais”, certo? Quando se trata da escolha dos móveis para sala pequena, essa frase ganha ainda mais sentido, em especial por conta da tendência dos imóveis compactos. Sabia que é possível fazer uma decoração charmosa e aconchegante, mesmo em ambientes que podem parecer muito pequenos?

É isso que queremos ajudar você a fazer! Neste post, vamos mostrar como se faz para aproveitar o espaço da melhor forma, sem abrir mão da criatividade, para deixar a sua sala com o jeitinho que você gosta. Vamos lá?

Tire as medidas de cada canto da sua sala

Uma coisa é certa: quanto menor for o espaço, maior a necessidade de conhecê-lo nos mínimos detalhes para poder aproveitar melhor cada cantinho, sem prejudicar a circulação das pessoas. Portanto, antes de pensar no projeto de decoração e na escolha dos móveis para sala pequena, tire todas as medidas.

Assim, você não correrá o risco de comprar algo que não caiba na parede que imaginou. Também saberá escolher uma quantidade certa de móveis e objetos de decoração que não deixarão a sala com ar de entulhada, dificultando, inclusive, a limpeza.

Invista na funcionalidade e na praticidade

Nos ambientes pequenos, o ideal é escolher uma mobília que, além de bonita, sirva para mais de uma finalidade. Um bom exemplo são as estantes com prateleiras que podem abrigar sua televisão, seus livros, álbuns de fotografia e objetos de decoração. Há, também, pufes que servem como baús e muitas outras opções desse tipo.

Isso é importante para que você consiga guardar tudo o que tem, sem precisar ocupar espaços que poderiam ser usados para outras coisas. Isso também deixa a sua sala mais organizada.

Escolha cores claras para aumentar o ambiente

Tenha bastante cuidado com a escolha das cores, pois os tons muito escuros acabam causando uma sensação de que o espaço é menor ainda do que a realidade. Isso não significa, claro, que todas as paredes precisam ser pintadas de branco. Mas você pode usar as cores mais neutras nelas e abusar do colorido nos acessórios, como cortinas, almofadas, objetos de decoração etc.

Uma boa dica para dar à sala uma sensação de que ela é maior é usar espelhos em pontos estratégicos. Muitas pessoas optam por preencher uma parede inteira com espelho, geralmente no lugar onde fica a mesa de jantar, quando essa área é conjugada com a sala de estar.

Use a iluminação a seu favor

Depois de escolher os móveis e dispor todos eles em sua sala, é o momento de pensar em um bom projeto de iluminação. Saiba que isso pode ajudar muito a deixar o ambiente aconchegante e dar uma sensação de amplitude.

Aposte no uso das luzes embutidas. Você também pode optar por colocar luminárias pendentes em pontos estratégicos, como em cima da mesa de jantar, caso ela esteja em sua sala. Por fim, uma boa alternativa são as arandelas, que criam efeitos de luz interessantes no cômodo.

Ao escolher móveis para sala pequena, pense sempre em sua funcionalidade e na forma como eles serão usados no dia a dia. Também é importante escolher materiais resistentes e com cores mais neutras, para que não deixem o ambiente muito carregado, e deixar as cores mais fortes para os objetos de decoração. Planejando bem, certamente você vai conseguir aproveitar melhor os espaços em sua casa.

Gostou das nossas dicas? Siga nossas páginas no YouTube, no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *