Conheça 5 medidas para economizar água que você deve adotar!



Blog UAU

Conheça 5 medidas para economizar água que você deve adotar!

O problema de água potável no mundo é cada dia mais preocupante. Por esse motivo, é importante colocar em prática medidas para economizar água. Para que isso seja possível, são necessárias diversas atitudes no dia a dia de casa pessoa. Somente assim os resultados são realmente percebidos. Afinal, diminuir o consumo de água também reflete no meio ambiente.

Deseja conhecer algumas dicas para economizar água? Então, continue lendo este post!

1. Feche a torneira ao escovar os dentes

Um dos momentos nos quais acontecem mais desperdício de água na rotina de algumas pessoas é na hora de escovar os dentes. Na verdade, ao fazer isso, nós usamos água em apenas dois momentos: ao iniciar e no término da escovação. Uma ótima sugestão é não usar a torneira e, sim, uma vasilha com 300ml de água. Essa é uma quantidade suficiente para fazer uma limpeza adequada.

2. Cronometre o banho

Ao entrar para o banho, já pense em economia. Crie uma rotina para tomar um banho que dure, no máximo, 15 minutos incluindo a lavagem do cabelo e 10 minutos sem ela. Você verá que é possível. Faça assim: molhe os cabelos e o corpo e feche o chuveiro. Passe o shampoo, feche, retire e feche novamente. Passe o condicionador e o sabonete. Abra o chuveiro para retirar os dois de uma só vez. Percebeu como um banho completo pode ser rápido e com pouca água?

3. Use produtos de limpeza adequados e que precisem de menos água

Escolher os produtos ideais pode ser um grande diferencial. Uma boa ideia é ter em casa produtos biodegradáveis. Eles fazem menos espuma e o processo de lavagem pode ser rápido e eficaz. Ao usar esses produtos, você vai economizar água e diminuir o impacto no meio ambiente.

4. Administre a lavagem de roupas

Para economizar água, lave as roupas com estratégia. Primeiro, nada de limpar pequenas porções. Crie um grande grupo de cores para lavar de uma só vez. Por exemplo, se tem uma grande porção de roupas vermelhas, é o momento de lavá-las. Caso o grupo de roupas brancas esteja pequeno, é melhor você esperar acumular. Ao fazer essa tática, além de água, você economiza sabão e tempo.

5. Reaproveite a água da máquina de lavar.

Como a máquina de lavar faz um processo de lavagem, o ideal é armazenar água seguindo esse processo. O ideal é ter 2 baldes grandes (de 50L ou 100L) com tampa, para armazenar água. No primeiro balde, você pode guardar a primeira água que a máquina jogar, ou seja, a água com sabão. Ela pode ser usada para lavar calçadas, áreas e até o banheiro, ou mesmo, jogar no vaso sanitário.

No segundo balde, você armazena a penúltima água, que é quase limpa. Com ela, você pode completar a lavagem das calçadas e das áreas, regar as plantas e até deixar outras roupas de molho ou iniciar outro processo de lavagem. É possível armazenar uma quantidade maior de água por dias.

Observou como existem medidas para economizar água e que são bem fáceis de colocar em prática? Evitar o desperdício de tanta água pelos ralos da casa pode apresentar uma diferença bem acentuada no valor da conta a cada mês. Para que essa campanha se intensifique, é importante que todos os membros da casa ajam com o mesmo compromisso, assim, os benefícios chegam para todos.

Gostou do post? Então, compartilhe com os contatos das suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *