Máquina de lavar ou tanquinho: qual a melhor opção?



Blog UAU

Máquina de lavar ou tanquinho: qual a melhor opção?

Nesse nosso dia a dia tão corrido, é praticamente impossível concebermos a ideia de lavar as roupas à mão, não é mesmo? O problema já nem é tanto por causa da dificuldade, uma vez que os produtos desenvolvidos para isso têm facilitado a vida de todos, com composições que retiram as sujeiras e manchas das roupas em um instante. A questão é que uma máquina de lavar ou tanquinho ajudam a poupar tempo!
Mas qual é a melhor opção entre esses dois equipamentos? No post de hoje, apresentamos quais são as diferenças, bem como as vantagens e desvantagens e cada um. Confira!

Como funciona a máquina de lavar?

Para começarmos a falar sobre a máquina de lavar, é importante que você saiba que há dois tipos desse eletrodoméstico à venda no mercado. Vamos conhecê-los?

Máquina com abertura superior

São as mais usadas em nosso país e oferecem muitas funcionalidades. Em alguns casos, existe até a opção de usar água fria ou quente, que ajuda a higienizar certas peças de forma adequada.
Esse modelo permite que o processo de lavagem seja interrompido para colocar mais peças, por exemplo. Dependendo da capacidade da máquina, ela permite até mesmo lavar edredons e cobertores (em especial as versões que aceitam acima de 9 quilos).

Máquina com abertura frontal

Essa é cada vez menos encontrada nas lojas de eletrodomésticos, mas ainda é muito útil para quem tem pouco espaço na lavanderia, já que costuma ser mais compacta que as máquinas com abertura superior.
As que resistem no mercado são aquelas que também oferecem a opção de secar a roupa — uma grande vantagem nas cidades em que a umidade do ar é muito alta.
Esse modelo costuma ser mais caro e não permite que a porta seja aberta durante o processo de lavagem, por causa da possibilidade de vazamento da água.

Vantagens

As máquinas de lavar roupa têm mais funcionalidades, com opções de lavagem que duram mais ou menos tempo, e centrifugação. Esse processo é o que faz com que a roupa saia do eletrodoméstico pronta para ser pendurada no varal, sem necessidade de torcer.

Desvantagens

A grande desvantagem dela em relação aos tanquinhos é o preço, que costuma ser muito mais elevado, por causa dos benefícios que elas trazem. Outro entrave, dependendo do tamanho da sua área de serviço, é que elas podem ocupar muito espaço.

Como funciona o tanquinho?

Os tanquinhos também podem ser chamados de máquina de lavar semiautomática. A diferença em relação às lavadoras automáticas é que eles costumam ter apenas um tipo de programação para lavagem das roupas e não fazem a centrifugação.

Vantagens

O custo dos tanquinhos é bem menor que o das máquinas de lavar, mesmo as mais baratas. Além disso, eles costumam ser mais compactos e, por isso, se adaptam melhor às lavanderias pequenas. Outro benefício é que eles ajudam a economizar água e energia.

Desvantagens

A principal desvantagem do tanquinho em relação às máquinas de lavar roupa é que eles não têm o processo de centrifugação. Então, as peças devem ser torcidas à mão antes de serem penduradas no varal. Além disso, dependendo do modelo, pode ser necessário fazer a troca de água e enxaguar de forma manual.
Os dois tipos de eletrodomésticos podem ser importantes para facilitar a sua rotina e deixar suas roupas mais perfumadas. A escolha depende do seu orçamento e do tamanho da sua lavanderia.
Escolhendo o produto certo para garantir a limpeza das suas roupas, máquina de lavar ou tanquinho serão muito úteis na sua casa!
Gostou das nossas dicas e já decidiu qual deles vai comprar? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *