5 razões para manter a casa organizada: confira!



Blog UAU

5 razões para manter a casa organizada: confira!

Pode parecer apenas mais uma frase clichê, mas ninguém é feliz em meio a uma casa bagunçada. Manter a casa organizada significa um cotidiano mais produtivo, funcional e saudável. Por isso é tão importante otimizar as tarefas de casa para melhorar a rotina.

Mesmo que conservar a casa limpa pareça uma tarefa difícil, ela com certeza será recompensadora. Comece analisando aquilo que é realmente útil e o que pode ser descartado ou doado. Feito isso, coloque tudo o que sobrou em seu devido lugar. Você notará a positividade que esses simples gestos trarão.

Para inspirar você, abordaremos 5 motivos pelos quais deve manter a organização da casa. Vamos lá? Boa leitura!

1. Redução do estresse e ansiedade

Você já reparou como é difícil relaxar em um ambiente sujo e com tudo fora do lugar? Acredite, um quarto com roupas espalhadas pode prejudicar até mesmo a qualidade do seu sono. Assim, manter a casa organizada traz benefícios para a nossa saúde física e mental.

Quando o espaço está arrumado, ocorre uma mudança interna positiva, que ordena a mente e os sentimentos. Isso possibilita uma diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, trazendo assim uma sensação de conforto e tranquilidade.

Já quando o ambiente está todo desordenado, não sossegamos até vermos as coisas em ordem, o que gera aflição e dá início a um círculo vicioso. Porém, isso não significa que você precise ficar muito tempo arrumando e limpando. Dividindo as tarefas durante a semana, você manterá a limpeza sem acumular trabalho. Use, por exemplo, um dia para lavar roupa, outro para varrer o quintal e assim por diante.

2. Ambientes mais saudáveis

Uma casa organizada é imprescindível para manter a saúde de toda a família, mesmo quando os moradores não apresentam problemas respiratórios. Independentemente de alguém apresentar quadro de rinite ou outras doenças alérgicas, as consequência do acúmulo de pó, bactérias, ácaros e fungos são reais.

Tirar o pó e aspirar frequentemente todos os ambientes, principalmente aqueles com tapetes e estofados, previne que as pessoas aspirem poeira, um agente que se acumula nas mucosas respiratórias e chega aos pulmões, causando problemas de saúde como a bronquite.

As nossas casas hospedam inúmeras bactérias, inclusive nos cômodos nos quais manuseamos e consumimos alimentos. A cozinha, por exemplo, é um dos maiores focos. Para eliminar essas bactérias, faça desinfecções e dedetizações periodicamente.

3. Praticidade no dia a dia

Quem nunca se atrasou porque no momento de sair de casa não encontrava alguma coisa? Quando os ambientes estão bagunçados, esse fato acaba acontecendo com frequência. Mantendo a casa limpa e ajeitada, você saberá onde está cada objeto. Também é importante ter o costume de colocar cada item em seu lugar após o uso, e separar os objetos de acordo com a sua utilidade. Se achar necessário, classifique por tamanho, forma ou cor.

Lembre-se da dica dada no início do post: doe aquilo que não tem mais utilidade e só está ocupando espaço. Ao organizar os armários e ter apenas aquilo que precisa, você evitar perder tempo procurando coisas e ainda diminui a chance de juntar pó.

Além disso, de nada adianta você saber onde está tudo se as crianças e o resto da família não encontrarem o que precisam. Por isso, ao organizar a casa, envolva todos os moradores.

4. Tempo para curtir com a família

Não tem nada mais gostoso do que retornar para casa após um dia de trabalho ou estudo e encontrar a casa limpa e organizada. Já reparou como ela fica mais bonita? Com todas as tarefas realizadas, você terá tempo para relaxar e curtir a companhia da família e de outras pessoas que ama.

Ao ver tudo organizado, terá também mais motivação para receber visitas, sem ter que se preocupar ou se envergonhar quando uma pessoa tocar a campainha sem avisar com antecedência. Na verdade, ocorrerá o contrário: você sentirá vontade de convidar pessoas para um almoço ou jantar, e ainda terá orgulho em apresentar seu cantinho.

Você também pode (e deve) englobar os outros moradores nas atividades de limpeza. Criando uma rotina de organização e distribuindo as tarefas, a família ficará mais integrada entre si e ao espaço. Assim, tudo será feito de forma leve e até divertida, o que acrescentará ao bem-estar de todos e terá influência na qualidade de vida.

5. Economia de dinheiro

Um lar limpo e organizado também é sinônimo de economia. Um exemplo disso é que você terá menos vontade de sair para jantar, uma vez que, sem louças sujas na pia, sua cozinha estará convidativa e aconchegante para inspirar no preparo de refeições.

Além disso, com a casa bagunçada, não conseguimos ter uma visão ampla dos objetos que já temos e suas utilidades, o que leva à compra de itens desnecessários ou já existentes. Isso sem considerar o risco de perder ou quebrar itens, o que implicaria em despesas para substituir os objetos perdidos.

Além do mais, quanto mais deixamos a bagunça e a sujeira acumular, mais difícil fica a limpeza e mais preguiça temos de fazê-la. Isso nos leva à necessidade de pagar alguém para realizar uma tarefa que nós mesmos poderíamos ter feito.

Agora que você tem diversas razões para manter a casa organizada, lembre-se que essa tarefa precisa ser feita de forma leve e divertida para ser uma aliada na qualidade de vida da família. Comece agora a manter a organização e deixe seu lar será muito mais confortável e feliz!

Com os melhores produtos de limpeza e usando-os de forma correta, você perceberá como a limpeza será muito mais simples e fácil do que parece. Portanto, não deixe de investir em itens de qualidade e específicos para cada cômodo, revestimento e outros materiais encontrados em uma residência. Dessa forma, você terá muito mais tempo para curtir seu lar e sua família.

Depois dessa leitura, você deve estar se perguntando por onde começar, não é mesmo? Não se preocupe, preparamos um material para ajudar você a organizar uma rotina de limpeza e manter a sua casa sempre brilhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *