5 dicas para manter os livros na estante sempre limpos e organizados



Blog UAU

5 dicas para manter os livros na estante sempre limpos e organizados

Quem adora ler tem muitos livros em casa e nem sempre sabe onde colocá-los. Mas você sabia que pode resolver isso colocando-os como parte da decoração de um espaço? Afinal, há diversas razões para você investir em ter livros na estante e usá-los em um local estratégico de casa. 

No post a seguir, confira por que é legal adotar esse móvel e saiba 5 dicas valiosas de como manter os livros sempre limpos e organizados. Boa leitura! 

Por que investir em uma estante de livros em casa? 

Como você viu, uma estante repleta de livros é uma excelente peça de decoração. Afinal, além do próprio móvel, a variedade de capas e cores faz com que o visual fique ainda melhor. Inclusive, você pode combiná-la com outros itens de decoração, para dar um toque diferente tanto na estante quanto em seu espaço. 

Outra vantagem é que ter livros na estante mostra uma forma única de você se expressar para as pessoas que visitam sua casa. Além disso, é algo que combina com qualquer estilo de decoração

Como manter os livros na estante conservados?  

Agora que você sabe as razões para decorar com livros na estante, também precisa ter atenção ao cuidado deles. Para isso, confira as 5 dicas que separamos para você! 

1. Limpe a estante com um pano úmido 

Para cuidar da estante em si, você pode fazer uma limpeza rápida e prática. Em um pano úmido, aplique o UAU Multiuso e passe na superfície dela, desde que não seja encerada ou envernizada. Depois, você pode finalizar com outro pano úmido e limpo, deixando secá-la bem. Ah, para essa limpeza, vale retirar todos os livros primeiro. 

2. Mantenha a estante em local arejado 

É importante que a estante fique em local arejado e não muito encostada na parede. Assim, você evita os perigos do mofo e mantém seus livros e sua casa mais seguros. Além disso, também impede que eles fiquem úmidos, especialmente em tempos chuvosos, o que pode estragá-los. 

3. Coloque a estante afastada de janelas 

Se por um lado os livros precisam de luz e um ambiente arejado, também não é ideal você colocar a estante muito perto de janelas ou até portas. Isso porque, se eles pegarem sol diretamente, também podem estragar.  

Além disso, a chance de acumular poeira é maior, e você corre o risco de algum inseto entrar e se alojar no meio dos livros. 

4. Tire o pó dos livros 

Se não é o dia de uma limpeza completa na estante, vale tirar o pó dos livros de vez em quando. Afinal, a poeira acumulada pode ser prejudicial, especialmente para quem tem alergias e for ler.  

Aliás, para limpar com mais eficiência, vale usar o aspirador de pó, que pode ser mais rápido e alcançar os cantinhos da estante. 

5. Crie uma ordem 

Até agora falamos de limpeza, mas e quanto à organização? Para servir como peça decorativa, é importante que a estante esteja sempre alinhada. Por isso, vale aplicar duas dicas fundamentais. A primeira é criar uma ordem para os livros, seguindo categorias como: 

  • gênero; 
  • autor; 
  • tamanho; 
  • peso. 

Além disso, é fundamental que você retorne o livro para o lugar certo depois de acabar de ler. Assim, a estante sempre vai se manter organizada.  

Aliás, em dias de limpeza, em vez de tirar todos os livros e depois não se lembrar da ordem, vale retirar os da primeira estante, limpar, colocar de volta e partir para a próxima. 

Nada melhor do que ter uma decoração original e única, que mostre para todos quem você é. Por isso, vale muito a pena usar os livros na estante para criá-la. Mas, para fazer isso direito, é importante sempre manter o cuidado com eles e com o móvel. Afinal, umidade, poeira e mofo podem acabar com os seus livros e trazer problemas. Já a desorganização tem o efeito contrário e faz seu espaço aparentar bagunça e caos. 

Gostou do post? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais e mostre para seus amigos e família como uma estante com livros tem potencial para decoração! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *