Limpeza sustentável: como reduzir o consumo de água?

Reduzir o consumo de água é um hábito que deve ser incorporado em todas as nossas atividades no dia a dia. Mas como manter uma limpeza sustentável em nossas casas? Há uma série de atitudes que podem ajudar a economizar esse recurso tão indispensável à vida e que está cada vez mais caro e escasso.

Neste artigo, temos algumas sugestões para ajudar você nessa tarefa. Que tal aplicá-las agora mesmo em sua rotina e contribuir com o meio ambiente? Continue a leitura e mãos à obra!

Colete água da chuva

Se você mora em uma casa, construa uma cisterna ou use outro recipiente que possa ser fechado de alguma forma para coletar a água da chuva. Se for um condomínio, você pode levar a sugestão para a reunião com o síndico.

Essa água pode ser usada nos banheiros, para a descarga, na limpeza dos pisos ou na lavagem do carro. Lembre-se apenas de que ela não é apropriada para consumo humano, pois contém resíduos, como a poluição e sujeira.

Lave a louça com a torneira fechada

A maioria das pessoas está tão acostumada a fazer tudo com a torneira aberta que nem percebe o desperdício na hora de lavar a louça. O ideal é mudar esse comportamento, que proporciona, além de tudo, uma redução no custo com a conta de água.

Quando for lavar a louça, comece pelas menos engorduradas, como copos, e ensaboe todos os itens na sequência. Você pode até mesmo reaproveitar a água enquanto lava a louça, usando a dos copos nos talheres, por exemplo. O enxágue deve ser feito ao final de todo o processo e apenas um filete de água é suficiente para isso.

Reutilize a água da máquina de lavar

máquina de lavar roupas acumula bastante líquido, que pode ser reaproveitado para a limpeza das áreas externas da casa (como quintal ou varanda). Aproveite, para isso, a água que sai do enxágue das roupas, em especial se forem peças mais leves, sem muita sujeira.

O líquido ainda estará com um pouco do sabão utilizado para lavar as roupas e dará conta da limpeza, tornando-a mais sustentável. Se preferir, você pode adicionar no balde um pouco mais do seu produto preferido para limpeza de pisos.

Aliás, não se esqueça que a limpeza sustentável prevê que você utilize a máquina de lavar sempre com a carga máxima de roupas. Assim, ela não estará cheia de água para higienizar poucas peças, certo?

Use um regador para as plantas

Ter plantas em casa é uma delícia e também uma forma de contribuir para um ambiente mais amigável, em especial nos grandes centros urbanos. Mas é preciso cuidado para que as regas não acabem resultando em desperdício de água.

No inverno, por exemplo, suas plantas podem ser molhadas menos vezes por semana, pela manhã ou durante a noite. Se for um jardim no quintal, procure usar mangueiras com esguicho revólver. Mas se forem vasos ou áreas menores, prefira economizar com o regador.

Utilize um balde para lavar o carro

Lavar o carro pode ser mais econômico e até mesmo mais prático se você seguir as dicas de limpeza sustentável, como a utilização do balde, no lugar da mangueira. É possível deixá-lo brilhando com poucos litros de água, acredite!

Para isso, conte com um shampoo específico para a limpeza do seu carro. Use dois panos de microfibra e um borrifador de água. Assim, você vai passando o produto e retirando com a água borrifada em etapas, garantindo uma limpeza mais profunda e econômica ao seu veículo.

Incluir a limpeza sustentável na sua rotina é mais fácil do que você pensa: basta que ela se torne um hábito. Também é importante usar produtos que não fazem testes em animais. Dessa forma, você estará contribuindo com o meio ambiente e garantindo uma vida mais saudável para todos.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia este nosso outro artigo, sobre sacolas reutilizáveis!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.