Saiba como fazer uma boa limpeza pós reforma

Finalmente chegou o momento tão esperado. A reforma acabou! Não queremos desanimar você, mas segura a empolgação só mais um pouquinho. Agora é a hora da limpeza pós reforma.

Essa etapa exige bastante cuidado e dedicação, já que a sujeira vai muito além da encontrada em faxinas comuns. Você terá muita poeira pelo caminho, além de manchas de tinta, restos de cimento, gesso, entre outros.

A melhor maneira de realizar essa tarefa com sucesso, e evitar complicações, é saber por onde começar e que trajeto percorrer. Também é necessário escolher os produtos de limpeza corretos.

Confira, nesse post, algumas sugestões para deixar tudo brilhando e curtir os novos ambientes. Mãos à obra!

Comece pela sujeira grossa

O primeiro passo começa antes mesmo da finalização da obra. Combine com os trabalhadores um local específico para depositar os entulhos e outros lixos resultantes da reforma. Dessa forma, você inicia a limpeza retirando o que foi acumulado e economiza esforços.

Feito isso, vá para a limpeza seca. Não adianta passar pano úmido nos móveis se ainda tem restos de materiais pelo chão, já que os objetos acabarão empoeirados novamente. Retire todos os resíduos dos acabamentos utilizados e depois utilize um aspirador para sugar o excesso de pó.

Limpe de cima para baixo

Essa etapa pode parecer óbvia, mas é bom recordá-la: comece a limpeza do cômodo pelo teto. Com esse método, não terá problema se sujar o chão, pois você ainda o limpará. Depois, limpe as paredes e os vidros, deixando o piso por último.

Sempre comece pelos ambientes do fundo do imóvel e vá indo em direção à saída. Assim, você evita pisar com os pés sujos de poeira em locais que já estão limpos. Em caso de sobrado, siga a mesma lógica, comece pelo andar de cima e vá descendo.

Proteja os acabamentos

A limpeza pós reforma só deve começar quando a obra estiver realmente finalizada. Tentar começar antes para adiantar o serviço certamente trará transtornos. Após a limpeza a seco, explicada anteriormente, cubra com lonas todos os móveis, gessos e outros acabamentos que podem ser danificados.

Não se esqueça de proteger instalações como tomadas e interruptores, e nunca faça uso da água e sabão sem antes cobri-las. Isso evitará estragos na infraestrutura e, o mais importante, acidentes.

Utilize os produtos corretos

Primeiramente, providencie todos os objetos necessários para uma faxina pós obra: aspirador de pó, panos, escada, vassoura, rodo, entre outros. Após essa seleção, pense em todos os acabamentos e revestimentos existentes no local, uma vez que, provavelmente muitos exigirão produtos de limpeza específicos para que não sejam danificados.

Por mais difíceis que as sujeiras sejam de remover, cuidado com substâncias corrosivas, como água sanitária e soda cáustica. Sempre siga as instruções da embalagem para não utilizar produto em excesso, já que algumas superfícies, como o porcelanato, são muito delicadas. No caso da limpeza de tintas, confira com o fabricante qual é o solvente mais indicado.

Após a leitura, você deve ter percebido que com as técnicas e produtos certos, qualquer pessoa dá conta de uma limpeza pós reforma. Seguindo essas dicas, você terá a sua casa livre de sujeira e poderá aproveitá-la como sempre sonhou. Ao final, você perceberá que todo o esforço valeu a pena.

O que achou das nossas sugestões? Elas deram resultado na sua faxina? Conte para a gente nos comentários! Nós vamos adorar saber!

Sua opinião é muito importante!

Comentários