Confira o passo a passo para realizar a limpeza do seu banheiro

Limpar a casa é muito importante para vivermos bem. Além de eliminar poeiras e bactérias, ambientes limpos e com perfumes agradáveis contribuem para o nosso bem-estar. Mas, entre todos os cômodos, a limpeza do banheiro é uma das mais fundamentais. Você sabe como limpar o banheiro de maneira eficiente?

Neste artigo, você entenderá por que realizar a limpeza desse ambiente é tão importante. Além disso, trouxemos o passo a passo para limpar bem essa área da casa. Você ainda receberá algumas dicas para manter esse ambiente sempre organizado, limpo e perfumado. Boa leitura! 

A importância de saber como limpar o banheiro 

Fazer uma boa limpeza do banheiro é imprescindível para evitar doenças e manter a higiene. Esse local, no qual usamos o vaso sanitário, tomamos banho e escovamos os dentes, torna-se um ambiente bem propício à proliferação de bactérias e outros microrganismos que podem nos fazer mal. 

Existem muitas doenças que podem ser causadas pela falta de higiene, principalmente em um banheiro. As mais comuns são: 

  • verminoses; 
  • hepatite; 
  • micoses;
  • diarreia.

Para evitá-las, também é necessário ter bons hábitos de higiene. Por exemplo, ao acionar a descarga com a tampa do vaso aberta, os microrganismos espalham-se por todo o banheiro, sendo que alguns têm a capacidade de ficarem ativos por até duas horas. Horrível, não? Por isso, manter a tampa do vaso fechada e ter outros comportamentos, como lavar sempre as mãos e trocar periodicamente as toalhas de rosto e de banho, devem fazer parte da nossa rotina.

O passo a passo para fazer a limpeza do banheiro 

Como vimos, fazer a limpeza do banheiro é essencial para evitar doenças. Confira um passo a passo que organizará o seu jeito de faxinar, além de fornecer mais proteção contra os germes. 

Não deixe nada no caminho 

Para começar de forma organizada, retire do banheiro os objetos que possam atrapalhar na hora da limpeza. Coloque os tapetes para lavar, tire o lixo e deixe a lixeira e produtos de higiene do lado de fora do banheiro. Além disso, retire as tolhas de rosto e de banho e coloque-as em outro lugar. Você pode aproveitar para lavá-las também. Não se esqueça de retirar o papel higiênico, para que nenhum produto ou água espirre no rolo.

Tire a poeira mais aparente

Como em qualquer outro cômodo que limpamos, sempre começamos pelo “grosso”, ou seja, o que está mais aparente. Assim, é mais recomendado que você retire a poeira do chão do banheiro, com o auxílio de uma vassoura ou um aspirador de pó, por exemplo, para facilitar os próximos passos.

Limpe o box

O box é a área mais gordurosa do banheiro. Durante o banho, nossa pele perde gorduras e outras substâncias que acabam sujando o box. Por conta disso, para esse item ficar higienizado, o UAU Blindex Limpa Box é um excelente aliado entre os produtos de limpeza do banheiro. Isso porque ele retira resíduos de gordura e remove manchas d’água, aquelas causadas pelo excesso de umidade. Já nos trilhos, borrife o produto e deixe agir por aproximadamente 10 minutos antes de enxaguar.

Não se esqueça das paredes

É normal ter aranhas e insetos morando na nossa casa, no banheiro não seria diferente. Sendo assim, é importante limpar os cantos onde esses bichos costumam ficar instalados. Além disso, interruptores, prateleiras e luminárias não podem ser esquecidos, pois também acumulam poeira.

Se a parede for lavável, como no caso de banheiros com azulejos, o UAU Cloro Ativo Ação 4 em 1 pode ser usado para remover o limo e as manchas de mofo, inclusive aquelas acumuladas no teto, que tanto incomodam. Com esse produto, você também elimina os germes que ficam abrigados no rejunte dos azulejos.

Lave a pia e o vaso 

Peças fundamentais para o uso do banheiro, a pia e o vaso — e a banheira, se você tiver uma — devem ter uma bucha própria para cada um. Assim, você evita transferir bactérias e outros contaminantes de um local para o outro. Nessas áreas, basta usar produtos como o UAU Banheiro 7 em 1, que tem ação bactericida, para eliminar todos os germes. Você também não deve se esquecer dos rejuntes e do espaço atrás do vaso. 

Limpe o espelho

Você já deve ter percebido que, quando escovamos os dentes, é muito comum ocorrerem respingos de pasta no espelho, causando manchas. Para manter a superfície sempre limpa e brilhosa, basta espirrar o UAU Banheiro 7 em 1 e passar um pano úmido. Esse produto retira os resíduos de calcário causados pela pasta, além de deixar um perfume que exala por muito tempo no banheiro.

Higienize a bancada

A bancada é ótima para acumular resíduos de sabonete e pasta de dente, assim como a pia. Se a sua bancada for de pedra, como mármore, é importante não usar produtos que contenham cloro ou outras substâncias que agridam a superfície. Isso porque eles podem causar ranhuras na pedra, que acumulam bactérias e fungos, organismos que adoram umidade.

Uma ótima dica, então, é utilizar o UAU Tech Ação Clareadora. Indicado também para regiões como bancadas, ele limpa sem comprometer a superfície, remove manchas amareladas e aquela sujeira incrustada, causada pela umidade.

Limpe o chuveiro

Esse item pode ser facilmente esquecido durante a limpeza. Mas, se você reparar bem, ele também acumula poeira. Para limpá-lo, utilize um pano úmido para facilitar a remoção da sujeira. É muito importante lembrar de desligar a energia elétrica (caso seu chuveiro a utilize), a fim de evitar acidentes com choques.

Finalize com o piso 

Ninguém merece um piso emplastrado, não é mesmo? Você também pode usar o UAU Tech Ação Clareadora. Basta borrifá-lo e passar um pano úmido. Deixa um cheirinho maravilhoso! Se a sujeira estiver difícil de sair, deixe o produto agir por 10 minutos, passe um pano limpo e espere secar naturalmente.

Se preferir lavar com água, não se esqueça de secar bem o chão, assim como todas as superfícies, para que não haja perigo de alguém escorregar ou de juntar poças.

As dicas para ter sempre um banheiro limpo, organizado e perfumado

Sabemos que o dia a dia é corrido, por isso, separamos as dicas a seguir. Elas ajudam na manutenção da limpeza do banheiro, além de auxiliarem na organização e naquele cheirinho agradável de ambiente recém-lavado. São elas: 

  • deixe o banheiro bem ventilado; 
  • use aromatizadores no vaso e na pia para deixar um perfume agradável; 
  • para evitar odores indesejados provenientes do lixo, molhe um pouco de multiuso com o perfume de sua preferência em um pedaço de papel higiênico e descarte na lixeira;
  • varra o chão e os tapetes, se não puder lavá-los; 
  • lave dentro do vaso várias vezes por semana;
  • troque a bucha de banho e as de limpeza regularmente;
  • limpe copos e o porta-escovas. Além disso, não deixe essas peças expostas à circulação de ar. 

Como faxinar o banheiro e evitar a proliferação de germes nocivos são dúvidas muito comuns. Com esse passo a passo, você garante mais eficiência e acaba com os germes que sempre estão por ali. Mais do que limpar, ter cuidado com os itens do banheiro significa evitar doenças e proteger sua família. Utilizando os produtos certos, você terá um ambiente sempre agradável e perfumado.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, seus amigos também ficarão informados sobre a higiene correta do banheiro!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.