3 dicas incríveis para limpar piso vinílico



Blog UAU

3 dicas incríveis para limpar piso vinílico

Desde que chegou ao mercado, o piso vinílico passou a ser uma das opções preferidas dos arquitetos, moradores e até comerciantes. E não é à toa: é bonito, fácil de instalar (seja colado ou clicado), econômico, com propriedade acústica e térmica. Além disso, tem opções para todos os gostos e ambientes.

Fabricado com PVC, resinas vinílicas e minerais, é o piso ideal se você procura praticidade, pois é fácil de limpar. Porém, é muito importante realizar a limpeza corretamente para não prejudicar a sua aparência e garantir máxima durabilidade! 

Para que você não utilize práticas e produtos inadequados, preparamos este post para alertar você sobre 3 cuidados fundamentais na hora de limpar o piso vinílico.

1. Utilize boas técnicas de limpeza

Varra a área com frequência para não deixar que a sujeira se acumule, nem que a poeira cause riscos e manchas. Evitando que essas substâncias se condensem no piso, não será necessário fazer limpezas pesadas e com produtos químicos fortes, já que estes podem danificar o revestimento.

Só depois passe o pano úmido com apenas algumas gotas de detergente. Conte com o auxílio de um rodo para fazer movimentos leves e uniformes. Por último, passe um pano seco que não solte pelos. Secando bem, você evita a criação de bolores, além de reforçar o brilho do material.

2. Tenha cuidado com os utensílios e produtos de limpeza 

Limpar piso vinílico é uma tarefa muito simples, mas exige alguns cuidados, principalmente em relação aos utensílios e produtos de limpeza. Estes precisam ser escolhidos com muita cautela, mas também não tem segredo: provavelmente você já tem tudo o que precisa em casa! 

Começando pelos produtos químicos, opte apenas pelo detergente neutro. Solventes e derivados de petróleo levam a danos irreversíveis, como riscos e corrosões. Descarte também o sabão em pó, pois ele pode provocar acidentes por deixar o piso muito escorregadio. 

Esse tipo de piso, na maioria das vezes, não necessita de cera. Caso você deseje um brilho a mais, aplique ceras neutras com o mop. Nunca utilize ceras a base de carnaúba, já que elas são indicadas apenas para madeira. Nesse caso, o piso ficará escorregadio e gorduroso. 

Lembre-se também de ter cuidado com os utensílios. Escolha vassouras e esponjas com cerdas macias, e panos que não soltem fiapos, para evitar riscos no acabamento. 

3. Evite o excesso de água

Apesar de alguns pisos vinílicos poderem ser lavados, não é ideal que esse material seja aplicado em áreas frequentemente úmidas. O recomendado é que, mesmo durante a limpeza, o piso seja molhado minimamente e secado logo em seguida. 

Não utilize panos encharcados ou baldes de água. Apesar de ser impermeável, o excesso de umidade provoca perda de aderência na cola de fixação do material e danifica o piso ao longo do tempo. 

Depois de ler essas dicas, limpar piso vinílico será uma tarefa ainda mais simples. Ele ficará bonito por muito mais tempo e, fazendo limpezas periódicas, terá sua durabilidade e resistência aumentadas. Além disso, você economizará com a manutenção. 

Caso ainda tenha alguma dúvida, basta entrar em contato com a gente! A UAU está aqui para ajudar você a manter sua casa impecável! Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *