Aprenda hoje mesmo a limpar piso antiderrapante



Blog UAU

Aprenda hoje mesmo a limpar piso antiderrapante

Os pisos antiderrapantes são ótimos para áreas externas ou descobertas, como quintais, varandas e garagens. Eles também costumam ser usados em locais onde existe muita umidade, como em áreas da piscina ou saunas. Até aqui, tudo bem. Mas sabia que a limpeza desses pisos precisa ser feita adequadamente, já que eles também são mais propensos a acumular sujeira, manchar e grudar alimentos?
Saiba: para manter esses materiais limpos e com boa aparência, os cuidados básicos devem ser diários. Para saber como limpar piso antiderrapante sem demora ou dificuldade, basta continuar a leitura!

Cumpra os cuidados semanais corretamente

Por serem irregulares e reforçados, os pisos antiderrapantes oferecem segurança, o que é importante, principalmente, em casas onde vivem crianças e idosos. Eles também resistem melhor às intempéries do tempo. Por isso, costumam durar bem mais.
Os pisos antiderrapantes podem ser encontrados em modelos de porcelanatos, pastilhas, ladrilhos e emborrachados. São muitas as opções. Apesar de ser um pouco mais difícil deixá-los limpos sempre, os cuidados rotineiros asseguram que a sujeira não acumulará no material que os compõe, evitando que você precise fazer muito esforço na hora de lavar.

Escolha o material certo para limpar piso antiderrapante

A lavagem, em si, deve ser feita de uma a duas vezes por semana. Essa recomendação é importante para que a sujeira não se acumule e pra que a limpeza seja facilitada a cada vez que é feita. É bem simples: basta varrer para remover sujeiras soltas, como poeira e folhas, de modo a não acumularem nem grudarem no chão, e depois lavar normalmente.
O mais indicado para realizar essa tarefa é usar vassouras de cerdas duras de nylon, esfregões de microfibra e esponjas, que tiram melhor as sujeiras desse tipo de piso e que são mais resistentes para suportar o atrito.
Preste atenção apenas a um detalhe: em vez de fazer os mesmos movimentos de limpeza usados para os pisos lisos, varra com movimentos circulares, ok? Isso ajuda a soltar aqueles resíduos que ficam presos entre as irregularidades do piso, proporcionando uma limpeza impecável!

Use o produto específico para facilitar a lavagem

Na hora de lavar o piso antiderrapante, nada de usar alvejantes e produtos removedores de manchas, que podem acabar estragando o material. Também não use ceras, pois elas podem acumular, tirando o efeito antiderrapante do revestimento. Mas aí surge a grande dúvida: e agora, o que pode ser usado?
Acredite: na maioria das vezes, água morna e detergente neutro já são suficientes. A temperatura da água ajuda a amolecer a sujeira mais rapidamente, além de limpar qualquer vestígio de gordura. Para facilitar, você pode usar também produtos especiais, como limpa pisos específicos para seu tipo de revestimento. Se for necessário tirar algum odor mais insistente, use um bom multiuso com essa função.

Separe a limpeza entre leve e pesada

Para que o piso antiderrapante se mantenha sempre limpo e conservado, você pode separar a sua higienização em duas etapas: uma de limpeza mais leve e outra mais pesada.

Limpeza leve

Essa deve ser feita, se possível, quase diariamente, pois retira as sujeiras mais superficiais, como poeira, folhas e flores, que podem acabar manchando o material, principalmente se associadas à umidade. Se não for possível fazer isso diariamente, tente ao menos uma vez por semana.
Para isso, passe uma vassoura no piso seco. Se o piso for texturizado, o ideal é que suas cerdas sejam bem resistentes, podendo ser de nylon, daquele tipo mais endurecido. Elas ajudam a evitar que o material se grude no chão, facilitando a sua remoção.
Caso vá passar um produto próprio para o seu tipo de piso (como porcelanato, ladrilhos ou emborrachado), você pode aplicá-lo com um esfregão de microfibra. Assim, você ainda garante que o ambiente fique perfumado.

Limpeza pesada

Essa limpeza mais efetiva pode ser feita uma vez a cada 15 dias ou mensalmente, ajudando a conservar o seu piso antiderrapante e mantê-lo sempre limpo, sem manchas. Para isso, procure usar panos de chão limpos, vassoura, rodo e um produto para pisos, que pode ser da linha UAU Limpa Piso. Se tiver uma mangueira de alta pressão, o trabalho será ainda mais facilitado.
Comece varrendo o chão, como você faz habitualmente na limpeza diária, mais leve, retirando o pó e demais resíduos que podem entupir o ralo (caso haja um). Coloque o limpa pisos no balde com água e jogue no piso antiderrapante, deixando agir por pelo menos três minutos. Não utilize alvejantes, pois eles podem estragar ou desgastar o material do chão.
Depois desse tempo em que o piso fica de molho no produto, pegue a vassoura de cerdas duras e passe com gestos circulares por toda a área, sem precisar fazer muita força. Depois disso, é hora de retirar o produto sem deixar resíduos. Se tiver a mangueira de alta pressão, será bem mais rápido.
Você pode preferir economizar água e, para isso, opte por colocar água no balde e ir jogando no chão aos poucos, puxando a água com produto para o ralo com o uso do rodo. Faça isso até que o limpa pisos saia completamente. Você pode utilizar panos secos para secar o chão ou apenas deixar que o vento faça esse trabalho.

Aprenda a conservar o piso antiderrapante

Faça a limpeza periódica

Como o material do piso antiderrapante costuma ser poroso, a sujeira tem a tendência de se acumular nele e pode favorecer a formação de manchas, que podem ser mais difíceis de sair conforme passa o tempo. Por isso é tão importante criar uma rotina de limpeza periódica, que vai facilitar a sua conservação.

Evite o uso de produtos não apropriados a pisos

Saiba qual o tipo de material foi usado na fabricação do seu piso e escolha os produtos certos, específicos para ele. Assim, você evita que ele se desgaste com o uso de alvejantes, por exemplo, que podem corroer o piso ou causar manchas indesejáveis,

Esqueça o uso de ceras

As ceras podem ter um efeito devastador no piso antiderrapante. Isso porque ela acaba ajudando a impregnar ainda mais a poeira, em especial se o material for poroso. Além disso, ela pode deixar o ambiente escorregadio, tirando totalmente o efeito que você precisa no piso.

Saiba quando contratar profissionais

Em alguns casos, determinados materiais podem grudar no chão de tal forma que a limpeza caseira fica difícil. Pense no cimento que cai durante a execução de uma obra, por exemplo.
Nesse caso, o mais indicado é contratar uma empresa para realizar a limpeza, já que pode ser preciso aplicar produtos especiais para a remoção desse tipo de sujeira. Tirando essas exceções, se você souber como limpar piso antiderrapante, pode manter seu chão sempre brilhando!
Por fim, se este post foi útil para você, aproveite para compartilhar em suas redes sociais! Assim, você terá poderá ajudar outras pessoas do seu grupo de amigos a limpar da forma correta o piso antiderrapante e manter a casa sempre limpa — e o melhor: sem muito esforço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *