5 motivos para limpar o filtro de ar-condicionado



Blog UAU

5 motivos para limpar o filtro de ar-condicionado

A cada ano, o calor durante os meses de verão tem sido mais intenso, o que leva as pessoas a utilizarem o ar-condicionado por períodos mais prolongados. A qualidade de vida e no trabalho, sem dúvida, melhora muito com essa comodidade. Mas é preciso ter atenção a algumas questões de manutenção com o aparelho, para que ele não cause nenhum mal à sua saúde.

Limpar o filtro de ar-condicionado é um dos cuidados que devem ser tomados periodicamente. Isso porque ele é responsável por reter impurezas, poeira e, até mesmo, poluição, o que pode afetar o ar que você respira quando o equipamento está ligado.

Quer saber mais sobre quais as 5 razões para fazer essa manutenção de tempos em tempos? Então, confira nosso artigo!

1. Diminui o risco de transmissão de doenças

Quem deixa de limpar o filtro de ar-condicionado dentro dos prazos estipulados pelo fabricante pode estar afetando seriamente a saúde das pessoas que utilizam o ambiente. Isso porque o aparelho terá acumulado poeira e uma série de outros detritos e ácaros que chegam a ele com a poluição e sujeira, o que pode levar a problemas respiratórios, inflamações e alergias.

2. Evita o ressecamento do muco pulmonar

Os riscos para a saúde da falta de limpeza do filtro do ar-condicionado podem ser ainda mais sérios para as pessoas mais sensíveis. Isso porque a falta de higienização pode levar ao ressecamento do muco pulmonar, que também funciona como um filtro dentro de nosso organismo. Ressecado, ele pode levar a crises de bronquite e de asma, podendo, até mesmo, evoluir para uma pneumonia. Viu como é sério?

3. Melhora o funcionamento do aparelho

A capacidade de refrigeração do ar-condicionado é afetada diretamente pela falta de manutenção e limpeza do filtro. Isso porque a poeira acumulada força o aparelho a utilizar mais energia para climatizar o ambiente na temperatura desejada. Com o tempo, pode até ser que ele já não resfrie mais o local. Essa sobrecarga pode, ainda, fazer com que as bobinas da evaporadora acumulem gelo, superaquecendo o motor e levando a falhas.

4. Aumenta a vida útil do ar-condicionado

Limpar o filtro do ar-condicionado é uma recomendação que costumar estar nos manuais de fabricação dos aparelhos, podendo variar entre uma manutenção mensal ou quinzenal, dependendo do tipo e da marca. Alguns deles exigem que a troca da peça seja feita periodicamente, a cada seis meses ou um ano.

5. Reduz os custos de manutenção

As necessidades de consertos e os gastos de manutenção serão menores, na medida em que você cuida melhor do seu aparelho. Isso ocorre porque, ao limpar o filtro de ar-condicionado com frequência, você ajuda a manter as condições ideais de uso mais próximas de como elas estavam quando da sua fabricação.

Limpar o filtro de ar-condicionado é uma ação simples de ser feita para a maioria dos aparelhos, bastando retirar a placa, que geralmente é móvel, passar um pano seco para tirar o excesso de poeira e lavar com água, conforme recomendado pelo fabricante. Quando fizer isso, pode aproveitar para higienizar a parte externa do aparelho, usando o Limpador UAU Multiuso e deixando o equipamento sempre com aspecto de novo!

Além de garantir o bom desempenho, fazer essa limpeza ajuda a proteger a sua saúde, da sua família e dos seus amigos. Aproveite a visita ao nosso blog e aprenda a limpar outros eletrodomésticos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *