Cooktop sujo? Aprenda a limpá-lo corretamente neste post!

Hoje em dia, as cozinhas mais modernas têm, no lugar do fogão, o estiloso e prático cooktop. Esse fogão de mesa veio para oferecer ao ambiente mais espaço, pois é composto apenas por uma placa fixada em uma bancada, deixando o lugar mais bonito. Melhor do que isso: limpar cooktop é muito mais fácil do que o fogão.

Mas, para que essa praticidade seja garantida, é preciso que algumas regrinhas sejam seguidas. Afinal, você não vai querer ver manchas ou riscos na superfície, não é mesmo? Para ajudar com isso, preparamos este guia de limpeza prática do cooktop. Vamos lá?

Quais os materiais necessários para limpar cooktop?

Para fazer a limpeza desse eletrodoméstico, você vai precisar de materiais simples e eficientes que provavelmente já estão incluídos na sua lista de compras. São necessários somente um pano, uma esponja macia, água e o UAU Multiuso, que proporciona uma limpeza prática e eficiente. Tome cuidado com o pano e a esponja escolhidos, pois podem riscar a superfície se forem ásperos.

Qual o passo a passo de limpeza do utensílio?

Com o material em mãos, é hora de começar a limpeza. O primeiro passo, que serve para qualquer tipo de eletrodoméstico, é tirá-lo da tomada para que não haja nenhum risco de levar um choque. Se tiver usado há pouco tempo, espere o cooktop esfriar antes de começar.

Retire as grades e as tampas dos queimadores do fogão de mesa. Você pode lavá-las utilizando o lado mais macio da esponja com um pouco do multiuso. Enxágue com água para retirar o produto.

Após realizar a limpeza das grades do cooktop, é hora de partir para a mesa. Coloque mais um pouco do multiuso no lado macio da esponja e passe por toda a superfície suavemente para não deixar riscos. O produto vai ajudar a remover toda a gordura, sujeira e manchas sem que você precise fazer força.

Para retirar o multiuso, use o pano macio e úmido. Essa fase é importante para que não fiquem manchas da espuma no cooktop. Finalize a limpeza usando um pano seco. Coloque novamente as tampas dos queimadores e as grades e pronto! Você já pode usar novamente o seu fogão de mesa limpinho e com aspecto de novo!

O que devo fazer para manter meu cooktop por mais tempo?

Você deve ter alguns cuidados diários para que a vida útil do seu cooktop seja aumentada. O ideal, por exemplo, é que sejam removidos restos de alimentos sempre que eles caírem na superfície da mesa, evitando que eles fiquem grudados. Você pode inserir essa atividade em sua rotina de limpeza.

Produtos que tenham em sua composição elementos corrosivos (ou que tenham cloro) não são indicados para limpeza de cooktop, pois o material é mais sensível. É preciso atenção também a produtos inflamáveis, por isso a importância de retirar bem o multiuso após limpar o fogão de mesa. Nunca limpe os acendedores com o cooktop ligado na tomada.

Com relação às panelas usadas no cooktop, é importante que elas tenham o fundo plano para que não arranhem a mesa. Seu diâmetro também deve ser compatível com o dos queimadores. Prefira limpar cooktop sempre que utilizar para não acumular sujeira e gordura e nunca use esponjas de aço em sua superfície.

Seguindo essas dicas para limpar cooktop, com certeza a sua cozinha ficará com jeito de nova por mais tempo. Não se esqueça de escolher os produtos mais adequados e de usar materiais que não arranhem a superfície do seu eletrodoméstico.

Gostou das nossas sugestões? Quer ficar por dentro de outros posts que vão ajudar a manter a sua casa limpa sem muito trabalho? Siga a nossa página no Facebook!

Sua opinião é muito importante!

Comentários