5 dicas para lavar roupas escuras sem manchar



Blog UAU

5 dicas para lavar roupas escuras sem manchar

Quando de trata de lavar roupas, geralmente a maior preocupação é com as manchas e encardidos nos tecidos claros, não é mesmo? No entanto, é na hora de lavar roupas escuras que é preciso mais cuidado para não deixá-las com cara de desgastadas logo nas primeiras lavagens. 

Pois é, embora aparentem menos a sujeira, os tecidos escuros desbotam com facilidade. Além de acumular bolinhas e pelos de outras peças lavadas em conjunto, perdendo rapidamente o aspecto de roupa nova. 

Pensando nisso, elaboramos essa lista com algumas dicas fundamentais para você não errar ao lavar roupas escuras. Confira!

1. Separe as roupas por cor

A primeira regra quando se trata de lavar roupas é nunca lavar roupas brancas com coloridas, seja na máquina de lavar ou no tanque. Mais do que isso, o ideal mesmo é separar em brancas, coloridas e escuras, como preta, marinho, cinza e marrom. 

Além disso, também é importante separar pelo tipo de tecido antes da lavagem. Toalhas, moletons, roupas de lã e outras peças que soltam pelos não devem ser colocadas na máquina junto com roupas de algodão, seda e malha. Isso porque as peças mais finas podem acumular fios e pelos dos tecidos mais grossos. 

2. Vire as peças do avesso

Outra tática para evitar que o tecido desbote, e acumule pelos e fiapos no lado mais visível da roupa, é virá-las do avesso antes de colocar pra lavar. Dessa maneira, as peças escuras conservam a aparência de novas por mais tempo. 

3. Escolha o ciclo de lavagem correto

No caso de roupas pretas e escuras, o melhor é escolher o ciclo suave, que preserva a integridade do tecido. Ele também evita que fios, fiapos e fibras se rompam, acumulando no filtro da máquina, o que podo acontecer com um programa de lavagem mais intenso e longo. 

Aliás, em se tratando de roupa escura, menos é mais. Quanto menos tempo exposta ao sabão, mais a peça durará. Pelo mesmo motivo, não é recomendado deixar roupas escuras de molho por muito tempo. 

4. Ajuste a temperatura ideal

Outro fator relevante para a lavagem de roupas é a temperatura da água. A água quente, por exemplo, é ótima para tirar manchas e deixar as roupas brancas mais brancas, e já a morna é ideal para lavar peças que não soltem tinta. 

No entanto, no caso de roupas escuras, para evitar o desbotamento, o melhor mesmo é apostar na água fria. Além disso, a água quente pode danificar a roupa e até encolher a peça. Por isso, se a sua máquina tiver essa opção, não deixe de conferir a temperatura marcada antes de apertar o botão. 

5. Fique de olho na quantidade de sabão

Por último, mas não menos importante, está a medida de sabão líquido ou em pó. Exagerar na quantidade não vai deixar a roupa mais limpa. Pelo contrário. O excesso pode deixar resíduo na peça. No caso da roupa escura, essas manchas esbranquiçadas deixadas pelo sabão ficam bastante visíveis. 

Além de seguir essas recomendações ao lavar roupas escuras, alguns cuidados na hora de estender e secar roupas também são válidos. Por exemplo, não usar pregadores que podem marcar e deixar secar à sombra, em local ventilado. 

Seguindo essas dicas, suas roupas escuras durarão muito mais. Se você gostou, compartilhe nas redes sociais e garanta um guarda-roupa mais bonito também para as suas amigas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *