Como impermeabilizar tecido e evitar manchas

Seu sofá, poltrona ou cadeira estão com o estofado novinho e você morre de medo de manchas? Impermeabilizar o tecido é a solução para o seu problema! Essa técnica evita que os líquidos e a sujeira sejam absorvidos e ainda oferece uma série de vantagens.

E o melhor é que você mesmo pode fazer isso em casa!

Neste artigo, vamos contar para você do que se trata a impermeabilização, todas as vantagens de realizar esse processo e como fazer para proteger os seus móveis. Confira!

O que é a impermeabilização?

Impermeabilizar tecido é aplicar nele um tipo de resina capaz de barrar a superfície, criando uma fina camada sobre o material e impedindo que a sujeira ou os líquidos se entranhem nas tramas.

Com esse processo, você fica livre de machas indesejáveis e ainda preserva a espuma e a madeira que compõe a base de sofás e poltronas, por exemplo.

Praticamente todos os tipos de tecidos podem ser impermeabilizados, mas para cada um deles há uma técnica diferente para se obter os melhores resultados. Quanto maior a trama, maior a camada de produto a ser aplicada. Com exceção do couro, que você pode limpar e proteger utilizando o UAU Limpa Couros.

Quais os benefícios de impermeabilizar tecido?

Facilita a limpeza

Com o tecido impermeabilizado, você vai ver que a limpeza será muito mais fácil, pois a poeira não vai mais ficar impregnada nos seus móveis. Assim, bastará o uso de um aspirador de pó ou, até mesmo, de um espanador, para que a sujeira seja retirada.

Além disso, líquidos ou produtos oleosos que caírem em um sofá ou em uma poltrona impermeabilizados poderão ser limpos com o uso de apenas algumas folhas de papel toalha, que vão absorver o que foi derramado.

Evita manchas indesejadas

Quem tem crianças em casa, sabe muito bem como é fácil que os sofás e demais móveis acabem sofrendo com manchas de restos de comida, sucos e outras substâncias. Mas os adultos também podem sofrer acidentes com esmalte, bebidas ou maquiagem.

Com os móveis impermeabilizados, nada disso será absorvido pelo tecido. Se você conseguir limpar na hora em que o acidente ocorrer, provavelmente não terá manchas no local.

Evita a formação de fungos e de bactérias

A vantagem de impermeabilizar tecido não é apenas estética: com o uso da técnica, ácaros, fungos e bactérias ficarão longe dos seus móveis, pois não terão condições favoráveis para seu crescimento e reprodução.

Protege contra as ações dos raios solares

Ter uma casa arejada e com boa iluminação natural é o desejo de todos, mas é preciso cuidado para não estragar a mobília. Os tecidos podem ser enfraquecidos e até se rasgar por causa do excesso de luz solar.

Mas os produtos usados para a impermeabilização oferecem mais resistência ao material, protegendo-o das ações do sol.

Como impermeabilizar tecido em casa?

Há alguns produtos no mercado que podem ajudar você a impermeabilizar tecido em casa, mas é importante que você saiba que o trabalho feito por um profissional especializado pode garantir efeitos melhores.

Portanto, tome cuidado ao escolher o método e o produto que será utilizado, de acordo com o tipo de trama que será trabalhada.

Se decidir fazer por conta própria esse trabalho, não se esqueça de limpar a superfície e todos os cantinhos do sofá, poltrona ou outro tecido que será impermeabilizado.

Alguns produtos vendidos nas lojas prometem dar resistência a bebidas, como vinho e café, e até mesmo urina, caso você tenha crianças pequenas ou animais de estimação.

Agora você já sabe que impermeabilizar tecido não é uma tarefa difícil e que você pode fazer isso por conta própria. Não deixe de proteger os seus móveis e manter a sua casa com aparência mais limpa e perfumada.

Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Até a próxima!

Sua opinião é muito importante!

Comentários