6 hábitos alimentares para se tornar mais saudável

Não dá para negar que uma alimentação de qualidade é essencial para a manutenção da saúde e o aumento da longevidade. Entre outros benefícios, os bons hábitos alimentares ajudam a controlar o peso, melhoram a imunidade e previnem várias doenças. Para completar, é daí que vêm as vitaminas e os antioxidantes naturais, capazes de nutrir o organismo e combater os radicais livres. É isso mesmo: os alimentos são santos remédios! Mas é preciso saber usá-los a seu favor.

Você está disposto a melhorar sua alimentação e se tornar uma pessoa mais saudável? Então confira a seguir 6 hábitos alimentares que com certeza o ajudarão a ter sucesso nessa missão!

1. Beba bastante líquido durante o dia

Beber água é um hábito alimentar importantíssimo! O líquido hidrata o corpo de dentro para fora, controla a temperatura corporal, otimiza o trânsito intestinal e, ainda por cima, ajuda a dar um up na beleza da pele, das unhas e dos cabelos.

O ideal é tomar de 6 a 8 copos de água todos os dias, o que equivale a cerca de 2 litros. Se não é tão fã da água pura, você pode complementar a ingestão de líquidos com água de coco, chás e sucos naturais sem açúcar, ok?

2. Invista em alimentos orgânicos e integrais

A lógica é simples: quanto mais natural for sua alimentação, melhor! Por isso, é interessante consumir alimentos orgânicos, sem aditivos químicos. Os integrais também são bem-vindos, uma vez que apresentam maior quantidade de fibras, aumentando a sensação de saciedade, colaborando para o controle do peso e regulando a taxa de glicose no sangue.

3. Evite ficar muito tempo sem comer

Nem mesmo a rotina agitada e a agenda cheia devem ser motivos para você pular as refeições, combinado? Encontre tempo para se alimentar adequadamente no café da manhã, no almoço e no jantar. Entre as refeições principais, faça pequenos lanches, com frutas e snacks saudáveis, mantendo uma distância de 3 horas entre uma refeição e outra.

O que você deve entender desde já é que pular refeições é uma prática muito prejudicial, pois desacelera o metabolismo e descontrola o apetite. Pode reparar: quando ficamos muito tempo sem comer, tendemos a exagerar na refeição seguinte. Melhor manter o equilíbrio sempre, não concorda?

4. Diminua o consumo de sal

Considerando que o excesso de sal é extremamente prejudicial para a saúde, trate de evitar o consumo excessivo de alimentos muito salgados! Comer muito sal aumenta o risco de hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares, além de provocar retenção de líquidos e inchaço corporal. É preciso moderar até mesmo no tempero da salada, viu?

5. Fuja das bebidas alcoólicas

Se você pretende se alimentar melhor, a ingestão de álcool também deve ser evitada. Além de não fornecem nutrientes importantes para o organismo, as bebidas alcoólicas são muito calóricas, favorecendo assim o ganho de peso. Como se não bastasse, o álcool pode prejudicar o funcionamento do fígado, bem como desencadear a hipoglicemia se consumido em excesso.

6. Coma mais frutas, legumes e verduras

Você já ouviu falar que prato saudável é prato colorido? Pois essa afirmação faz todo sentido se considerarmos a variedade de cores das frutas, das verduras e dos legumes. Assim, para completar nossa listinha de hábitos saudáveis, aumente as cores presentes nas refeições ao acrescentar mais desses ingredientes no seu cardápio!

Extremamente nutritivos, esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais essenciais para a saúde. Só para você ter uma ideia dos benefícios, as frutas, os legumes e as verduras atuam como coadjuvantes no controle do peso e colaboram no controle da taxa de açúcar no sangue. Além disso, são ricas fontes de fibras e antioxidantes.

Agora que você já está pronto para adotar hábitos alimentares mais saudáveis, que tal compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais e inspirá-los a também mudar seus hábitos à mesa?

Sua opinião é muito importante!

Comentários