Férias em família: conheça 5 estratégias para garantir economia



Blog UAU

Férias em família: conheça 5 estratégias para garantir economia

As férias em família são responsáveis por muitas lembranças marcantes em nossas vidas, não é verdade? Por isso, é uma pena que um momento tão especial venha sendo, pouco a pouco, deixado de lado. Afinal de contas, o cenário econômico em que vivemos inspira cuidados, levando muitas pessoas a acreditarem que não é possível se divertir com um orçamento apertado. Mas será que não dá mesmo?

Na verdade, como veremos neste post, com uma boa dose de planejamento, é mais que possível viajar com tranquilidade, sem sofrer no futuro com o acúmulo de contas. Apresentaremos a seguir 5 estratégias para passar as férias em família sem se endividar. Confira!

1. Fuja da alta temporada

Uma boa alternativa para economizar nas férias em família é evitar a alta temporada, já que a época do ano pode ser um fator determinante para os gastos de uma viagem. Por isso, sempre que possível, pense em programar as férias para outras datas!

Desde a hospedagem até as entradas para atrações turísticas, é possível encontrar vários descontos nos meses de menor procura. Lembrando que os períodos mais concorridos do ano são os meses de julho, dezembro e janeiro, que coincidem com o recesso escolar. Não tem filhos em idade escolar? Então se programe com antecedência e aproveite ao máximo!

2. Opte por passeios alternativos

Quem está com o orçamento apertado deve logo saber que os passeios nos principais pontos turísticos podem acabar saindo muito caro. Assim, antes mesmo de definir o destino da sua viagem, pesquise as datas em que as entradas saem mais em conta! Acredite: em certas ocasiões, é possível aproveitar até mesmo entradas gratuitas!

Outra estratégia interessante é priorizar os destinos que oferecem muitas atrações ao ar livre, como parques, jardins e praias. Programas em grupo, como excursões, também costumam sair mais em conta. E o melhor é que ainda são ótimas oportunidades para fazer novas amizades durante as férias!

3. Escolha bem a hospedagem

Dedique um tempo maior para pesquisar as opções de hospedagem disponíveis no local de destino. Em muitos casos, a paciência permite encontrar alternativas bem mais baratas e ainda com boa localização. O modelo deve combinar com suas preferências, claro! Acha melhor um hotel, um albergue ou uma pousada? Quer se aventurar em um camping? E que tal alugar um quarto na casa de um morador local?

Nesse quesito, é preciso se atentar para alguns aspectos importantes. Talvez não seja tão vantajoso optar por uma hospedagem mais barata, mas que fica muito distante dos pontos a serem visitados, por exemplo. Afinal, assim o transporte fica mais caro e a movimentação se torna mais complicada. Fatores como conforto e privacidade também não podem ser totalmente deixados de lado. Coloque tudo isso na balança antes de bater o martelo!

4. Economize na alimentação

Vai se hospedar em um lugar onde há uma cozinha à sua disposição? O que acha de preparar ao menos uma das principais refeições da família durante as férias? Às vezes nem precisa ser nada elaborado demais, só mesmo um lanchinho para dar conta do recado! Não se esqueça que gastos diários com restaurantes podem comprometer seriamente seu orçamento.

Caso opte por um hotel, dê preferência aos que oferecem café da manhã incluído, o que, por si só, já pode garantir uma boa economia. No mais, tente evitar aqueles restaurantes mais próximos dos locais turísticos e, se tiver a oportunidade, peça dicas aos moradores locais!

5. Defina um orçamento

Após definir as despesas com hospedagem e transporte, estabeleça também um teto de gastos diários para evitar que suas férias em família acabem em dor de cabeça. Caso os gastos excedam a meta em um dos dias, procure compensar nos dias seguintes! Se a intenção é garantir economia, o esforço certamente será válido.

Viu como é possível curtir as férias em família mesmo sem contar com muito dinheiro? É só uma questão de adotar as estratégias certas e permanecer fiel ao que foi planejado! E se você gostou das nossas dicas de hoje, não deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *