Planejamento semanal para limpeza de casa: como fazer?

Planejamento de limpeza é a palavra de ordem para garantir a faxina de casa de forma adequada no decorrer da semana. Mas antes dessa etapa, é importante realizar uma análise minuciosa do que precisa ser feito cotidianamente e quais são as prioridades.

Assim, seguindo essas orientações, você deve planejar as atividades de maneira bem estratégica para que tudo seja feito com eficiência e produtividade.

Neste post, você vai entender por que o planejamento semanal de limpeza faz toda a diferença na sua rotina. Também apresentaremos algumas dicas que vão ajudar você nesse processo. Boa leitura!

Afinal, por que se preocupar com o planejamento de limpeza? 

Você pode estar pensando “Por que fazer um planejamento de limpeza, se as tarefas são sempre as mesmas?” Isso pode ser verdade, mas é exatamente porque elas se repetem que você deve distribui-las. Afinal, você não precisa, nem deve realizá-las todos os dias, já que fazer tudo em apenas um momento provavelmente ocuparia um tempo que você não tem.

Sendo assim, investir no planejamento é uma forma de se organizar para que sua casa fique cheirosa e limpa, mas sem que a limpeza leve o dia inteiro. Além disso, planejando a limpeza de um cômodo por vez, você pode garantir que nada vai ficar para trás e que aquele espaço poderá ser arrumado da forma correta.

Outro ponto favorável é que tanto você quanto seus familiares podem desenvolver uma melhor consciência sobre o processo diário de cuidar da casa, adotando como hábito o lema “sujou, limpou”. Isso permite evitar o acúmulo de bagunça.  

Assim, as superfícies não vão juntar manchas e os ambientes ficarão organizados, mesmo sem terem sido limpos naquele dia. Você ainda vai evitar que a limpeza exija um esforço dobrado, já que não será necessário ajeitar tudo antes de limpar.

Quais dicas seguir para um planejamento de limpeza semanal perfeito? 

Agora que você sabe a importância do planejamento de limpeza semanal, confira algumas dicas para aplicá-lo na prática! 

Estabeleça uma rotina para cada cômodo

Um ótimo método para manter tudo limpo e arrumado é determinar quais limpezas diárias devem ser feitas em cada cômodo. Afinal, existem algumas higienizações e arrumações que são indispensáveis na rotina de uma casa, como: 

  • cozinha: lavar a louça, o balcão e a pia, limpar a mesa; 
  • quarto: arrumar a cama e as roupas;
  • banheiro: limpar o vaso sanitário e a pia;
  • sala: colocar as coisas no lugar correto;
  • área: limpar a sujeira e a vasilha dos animais.

Além disso, há a dica de ouro: quando você usar um objeto, deixe-o imediatamente no local correto, assim você não tem que voltar e arrumar. Dessa forma, a sua casa estará sempre arrumada, e a única coisa que você vai fazer é a limpeza.

Divida as tarefas por dia da semana

Para dar conta de todo o serviço da casa durante a semana, você pode distribuir as atividades por dia. Isso vai tornar seu trabalho menos pesado, e tudo vai ficar limpo e organizado gradativamente. Uma medida que favorece essa jornada é criar um cronograma.

Como você conhece muito bem as necessidades da sua casa, a intensidade da sujeira e tudo que precisa ser feito, fica mais fácil elaborar um plano e incluir as atividades de rotina, e outras, em cada dia da semana. Observe como elas podem ser distribuídas:

  • segunda-feira: tirar o lixo, limpar o fogão, o micro-ondas, o grill, o tostador e o espaço dos animais; 
  • terça-feira: limpar a geladeira e os armários;
  • quarta-feira: passar pano em todos os móveis da casa;
  • quinta-feira: fazer limpeza geral no banheiro, como limpar azulejos, box, entre outros;
  • sexta-feira: varrer e passar pano em toda a casa e limpar as áreas;
  • sábado: trocar e lavar roupas, colchas e tapetes;
  • domingo: fazer somente atividades essenciais, como cozinhar, lavar louça e arrumar a cama.

Leve em conta a complexidade

Ao fazer as atividades durante a semana, observe aquelas que têm um maior nível de complexidade, como limpar forno e fogão ou fazer limpeza no banheiro. É importante você saber como administrá-las para que não se tornem tarefas desgastantes. Para isso, é necessário ter o auxílio de bons produtos, que possam retirar as sujeiras encrustadas com mais facilidade, como os da linha UAU Limpeza Pesada

Considere sua rotina 

Além de saber a complexidade de cada tarefa e definir um cronograma, você precisa adequar as tarefas de limpeza à sua rotina. Por exemplo, você trabalha e estuda na terça-feira? Então, será um dia para fazer apenas o essencial. Na sexta-feira sempre recebe os amigos? Isso significa que é um bom dia para limpar a sala e a cozinha. 

Outro ponto importante é equilibrar a limpeza e arrumação da casa com o tempo livre que você quer ter. Assim, se domingo é o dia em que você não vai fazer nada, garanta que tudo possa ser feito nos outros dias da semana. Já se você chega a casa e precisa fazer a limpeza, assegure-se de não procrastinar, para que sobre tempo para descansar.

Distribua as tarefas

A menos que você more só, não há motivo para não dividir as tarefas. Afinal, todos utilizam os espaços da casa ou têm seus próprios cômodos. Por isso, devem se responsabilizar pela limpeza igualmente.

Nesse caso, vale dividir as tarefas conforme o tempo, condições e até disposição de cada pessoa. Por exemplo, se alguém tem rinite, pode cuidar da cozinha, enquanto você limpa os estofados. E que tal colocar as crianças para ajudar? Assim, elas colaboram, aprendem sobre a rotina de casa e criam um senso de responsabilidade e organização pessoal.

Conte com a tecnologia

Não tem muito tempo? Que tal contar com a tecnologia? Por exemplo, em vez de varrer, você pode passar o aspirador de pó, que ajuda a limpeza a durar mais. Ou então, é possível adquirir uma máquina de lavar louças para dar uma mãozinha. Além disso, aposte em produtos que possam ajudar você de forma mais rápida e sem muito esforço, como a linha UAU Especialidades.

Para que a faxina de casa tenha bons resultados, é importante fazer um planejamento de limpeza bem estruturado. Para isso, adéque as tarefas à rotina de todos de sua casa e conte com utensílios adequados e produtos de qualidade, que possam ajudar você no processo. Assim, sua casa vai sempre oferecer o conforto desejado para toda a sua família.

Gostou do post? Confira também como fazer a limpeza de janelas em apartamento

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.