4 dicas para usar estampa na decoração sem exageros



Blog UAU

4 dicas para usar estampa na decoração sem exageros

Quem é que não gosta de uma bela estampa? Alcançando os mais variados estilos, incluindo diferentes cores e seguindo tendências diversas, é praticamente impossível não encontrar algumas opções que sejam do seu agrado. Por essa e outras é que as estampas são tão populares tanto no universo da moda como no mundo da decoração!
Aí vem o detalhe: justamente essas inúmeras possibilidades fazem com que, muitas vezes, as estampas sejam aplicadas com certo exagero na casa e nos objetos de decoração. Nesse contexto, o resultado é visto em forma de um design bagunçado e deselegante, passando uma sensação incômoda a quem circula pelo espaço.
Quer saber como a estampa na decoração pode trazer beleza e estilo sem exagero? Pois é o que mostraremos para você no post de hoje. Continue a leitura e fique de olho nas nossas dicas para acertar em cheio na hora de escolher suas estampas!

1. Invista em estampas que conversem

Querer evitar exageros não significa necessariamente que você não pode combinar estampas diferentes. Aliás, muito pelo contrário! Quando essa combinação é certeira, tem-se como resultado uma decoração elegante, moderna e com muita personalidade!
Mas como não cair no over? O segredo está em investir em estampas que, mesmo diferentes, conversem. A simetria das listras, por exemplo, permite que esse tipo de estampa seja facilmente combinado com outras. O mesmo vale para as flores! Nesse caso, só tome cuidado para não misturar diferentes motivos e acabar exagerando. O floral também não costuma harmonizar com estampas com muita informação, como animal print.

2. Escolha objetos menores

As estampas precisam dominar a decoração? É claro que não! Se você possui um estilo mais discreto ou mesmo se quer investir com mais força na mistura de estampas, que tal deixar que elas tomem conta dos objetos menores que compõem a decoração do seu lar? Dessa forma, você fica mais livre para brincar com diferentes estampas e combinações!
animal print, por exemplo, pode ser demais em um papel ou adesivo de parede, mas cai muito bem em almofadas. O mesmo vale para a fofíssima estampa de bolinhas — polka dots. Mas você não precisa se limitar às almofadas, ok? Tapetes, cortinas, poltronas, colchas, quadros e ilustrações são ótimas maneiras de incluir as estampas na sua decoração sem pesar na mão.

3. Monte uma paleta de cores harmônica

Certamente ficará muito mais fácil compor uma decoração elegante e estilosa com estampas se você tiver cuidado na hora de montar a paleta de cores do ambiente. Pode acreditar: quando tons que harmonizam entre si preenchem o cômodo, as estampas não destoam tanto do todo. Com isso, você mantém o equilíbrio!
Para tanto, escolha uma cor como ponto de partida e monte o restante do ambiente daí. Esse tom inicial pode ser a cor predominante do tapete da sala ou de um móvel da cozinha, por exemplo. Assim você até perde a insegurança e consegue ousar mais, não acha?

4. Respeite o estilo da decoração

Se você quer harmonia e não exagero, é fundamental respeitar o estilo da decoração de cada ambiente (e do lar como um todo) na hora de escolher as estampas. Se sua sala segue a linha romântica, por exemplo, estampas com xadrez trarão peso, desequilibrando o todo. Aqui, o melhor é optar por motivos florais delicados para complementar o cômodo.
E já que falamos no xadrez, vale ressaltar: tanto ele como as bolinhas podem ser ótimas opções para criar uma decoração irreverente, moderna e, dependendo dos objetos e móveis incluídos, até mesmo com um toque vintage.
Só não se esqueça, é claro, de também respeitar seu próprio estilo! Caso a intenção seja justamente misturar diferentes climas dentro de um mesmo cômodo, pode ser interessante quebrar um pouco as regras. Mesmo assim, não deixe de seguir nossas dicas para que sua mistura não se transforme em bagunça generalizada, combinado?
Viu só como, com planejamento e bom gosto, a estampa na decoração não precisa ser sinônimo de exagero? Agora aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e espalhar nossas sugestões entre seus contatos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *