5 dicas para escolher o jogo de panelas ideal para você

Se você é dessas pessoas que acompanham os programas de culinária e babam mais nas panelas que nas receitas, chegou ao post certo! Convenhamos: a cozinha dos sonhos não é composta unicamente por um espaço amplo, acabamentos perfeitos e eletrodomésticos modernos, não é mesmo? Os jogos de panelas também compõem o ambiente, trazendo não só mais praticidade como também mais beleza para o dia a dia.

Pensando nisso, resolvemos compartilhar com você algumas dicas de como escolher o jogo de panelas ideal, seja você um craque na gastronomia ou alguém sem tanta intimidade assim com o fogão. Vamos lá?

1. Conheça os tipos de panela

Nada de sair comprando todos os jogos de panelas que encontrar pela frente! Na prática, é importante saber diferenciar os materiais, uma vez que cada um tem características específicas. Confira agora mesmo os prós e contras dos principais modelos disponíveis no mercado!

Cobre

Esse material é excelente para conduzir calor, mas tende a ser mais caro e difícil de higienizar. Alimentos ácidos devem ser evitados nesse tipo de panela para o cobre não soltar.

Alumínio

Por mais que o alumínio ofereça ótimo desempenho no cozimento, a comida gruda com mais facilidade.

Inox

As panelas de inox são esteticamente lindas, além de duráveis e modernas. No entanto, são más condutoras de calor, costumam manchar e temperaturas muito elevadas fazem os alimentos grudarem em sua superfície.

Teflon

As panelas de teflon são baratas, leves, antiaderentes e seguras. Seu maior ponto negativo está na pouca durabilidade.

Cerâmica

Panelas de cerâmica são antiaderentes, bonitas e de fácil limpeza, mas não apresentam alta resistência e a superfície é quebradiça.

Porcelana

Também antiaderentes, as panelas de porcelana podem ser muito duráveis. Para isso, porém, é preciso certo cuidado com a limpeza e o uso.

2. Pense nos tamanhos e na quantidade

Outra dica importante para quem quer comprar o jogo de panelas ideal é prestar muita atenção aos tamanhos e à quantidade. Se você mora sozinho e dificilmente recebe visitas, por exemplo, não faz sentido adquirir uma caçarola enorme, certo? A escolha das dimensões e da quantidade de panelas deve se basear na rotina da casa, levando em conta inclusive o tipo de comida e o número de moradores.

Tudo bem que não é regra, mas em uma casa com uma família grande, o kit básico deve conter uma panela rasa e pequena de 8 polegadas, para preparar ovos, omeletes e pão na chapa, por exemplo. Também é bom ter uma panela grande e funda de 12 polegadas para grelhar e esquentar porções, uma panela grande e rasa de 12 polegadas para preparar panquecas, tortilhas e afins, além de 2 caçarolas, uma pequena e a outra grande.

3. Considere a praticidade na limpeza

Você optou por um jogo incrível de panelas, mas tem que dedicar muito tempo e esforço na limpeza das peças após o uso? Melhor evitar esse estresse, não acha? Sendo assim, ao escolher suas panelas novas, pense também na praticidade na hora da higienização.

Panelas de alumínio, por exemplo, não devem ser lavadas na máquina, porque podem ficar manchadas e grudentas. Se a intenção é ter panelas bonitas e brilhantes, prefira os modelos em inox ou cobre, pois a limpeza e a manutenção das peças podem ser feitas rapidamente, com máxima eficiência, usando limpadores específicos.

4. Compare custo com benefício

Quando for comprar seu jogo de panelas, não busque apenas economia. Pense no custo-benefício, dando preferência a produtos de boas marcas, feitos com materiais de qualidade, que possuam design prático e inovador, bem como aparência agradável e características que favoreçam o cozimento, entre outros atributos que realmente fazem a diferença dentro da cozinha.

5. Respeite o modelo de fogão

Também é importante comprar panelas apropriadas para seu tipo de fogão. Os modelos de fundo chato são recomendados para cooktops, assim como os modelos em inox com fundo magnético, já que isso aumenta a segurança na cozinha. Para os demais modelos de fogão, qualquer tipo de panela funciona.

Por fim, agora que já sabe escolher o jogo de panelas ideal para você, aproveite para curtir nossa página no Facebook para acessar conteúdos exclusivos como este!

Sua opinião é muito importante!

Comentários