Tipos de vassoura: qual é o ideal para sua casa?



Blog UAU

Tipos de vassoura: qual é o ideal para sua casa?

Todo lar precisa de uma vassoura, não é verdade? Mas você já parou para pensar que pisos, cômodos e espaços diferentes exigem vassouras diferentes? É isso mesmo! Cada modelo de vassoura tem características e vantagens particulares, fazendo com que exista uma opção mais adequada para todas as necessidades, desde o ambiente a ser limpo até o tipo de sujeira.
Para não errar na hora de escolher companheiras inseparáveis de qualquer limpeza, o post de hoje vai apresentar os principais tipos de vassoura, com suas características e qualidades, para que você decida qual é a melhor. Continue a leitura e tire suas próprias conclusões!

Vassouras de cerdas finas

As vassouras de cerdas finas são excelentes para juntar partículas bem pequenas de poeira em superfícies lisas. São, portanto, as melhores opções para cômodos com pisos lisos, onde deslizarão sem obstáculos, garantindo uma limpeza impecável. Com cerdas macias e delicadas, esse tipo de vassoura é recomendado tanto para pisos de cerâmica e encerados como para pisos de madeira e porcelanato, que são mais suscetíveis a riscos.
Seus cabos e cerdas angulados também ajudam a limpar os cantinhos dos ambientes, aqueles locais mais difíceis de alcançar. Por essas e outras, essas provavelmente são as vassouras mais comumente encontradas nas casas pelo país afora.

Vassouras de cerdas duras

As vassouras de cerdas duras (normalmente feitas de piaçava sintética) estão mais aptas a lidar com a limpeza pesada, como depois de uma festa ou de uma obra. Também são ótimas para ambientes externos. Conte com elas, portanto, para varrer calçadas, chãos de pedra, de cimento ou qualquer outro material mais robusto ou áspero.

Vassouras de cerdas mistas

Com cerdas duras no meio e cerdas macias nas extremidades, a vassoura mista consegue tirar com eficiência tanto as sujeiras pesadas quanto a poeirinha fina. É uma boa opção para o dia a dia do lar, principalmente para a limpeza de cômodos que tendem a sujar mais — como a cozinha ou a área de serviço.

Vassouras de nylon

Outra excelente opção para a área externa são as vassouras de nylon, que, com cerdas mais longas e duras que as da piaçava, são ideais para varrer calçadas, cerâmicas e outros pisos rústicos. Com elas, você pode pegar mais pesado quando varre a superfície. Se o espaço tem muitos cantos ou espaços mais difíceis de alcançar, saiba: há alguns modelos de vassouras de nylon com as cerdas inclinadas, o que facilita bastante nessas horas.

Vassouras mop

Também conhecida como esfregão, a vassoura do tipo mop tem uma base redonda e tiras de pano de microfibra no lugar das cerdas. Assim, pode ser usada depois da vassoura, retirando as sujeirinhas que sobraram e finalizando a limpeza. Além disso, o mop também é ótimo para limpar embaixo dos móveis. Alguns modelos contêm um balde e um sistema especial de torção que ajudam a retirar o excesso de líquido da escova.

Vassouras elétricas

Sim, a tecnologia também alcançou as vassouras! O modelo elétrico tem um formato slim e seus deslizadores ajudam a alcançar os lugares mais difíceis de limpar. A maioria dos modelos atuais de vassoura elétrica é sem fio e de carregamento rápido. Sua tecnologia suga a sujeira para dentro, fazendo com que essa vassoura seja uma opção moderna e prática para uma limpeza rápida.
E então, gostou de conhecer os diferentes tipos de vassoura para facilitar e melhorar a limpeza em cada ocasião e em todos os ambientes? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para ajudar também os amigos a acertar na hora de comprar vassouras?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *