Entenda como materiais reciclados conferem charme aos ambientes



Blog UAU

Entenda como materiais reciclados conferem charme aos ambientes

Nada se perde, tudo se transforma e se recria. Essa máxima nunca fez tanto sentido quanto hoje! Em tempos em que sustentabilidade e consumo consciente estão em alta, reaproveitar objetos e reciclar itens que iriam para o lixo são soluções práticas, econômicas e ecologicamente corretas. Mais do que isso! A reciclagem é, também, uma forma original de agregar charme e personalidade aos ambientes da casa.

Usar materiais reciclados nas decorações residenciais é uma super tendência no design de interiores. E não é para menos, afinal, a reciclagem pode trazer uma identidade única para os espaços, conferindo beleza e estilo a cada cantinho da casa. Quer entender como os itens reciclados podem deixar o seu lar doce lar ainda mais bonito e charmoso? Então continue lendo o nosso artigo!

Por que reciclar materiais para decorar a casa?

Não faltam razões para investir na reciclagem. Para começo de conversa, a reutilização de objetos é muito importante para o meio ambiente, uma vez que evita desperdícios e usos desnecessários de recursos naturais. Além disso, apostar na reciclagem é uma maneira inteligente e criativa de decorar a casa, dando uma nova utilização aos elementos que, antes seriam descartados. Como se não bastasse, reciclar é uma ação que está ao alcance de todos. Acessível e democrática, a prática de reciclagem não demanda altos investimentos ou habilidades manuais apuradas.

Quais elementos podem ser reutilizados na decoração?

A reciclagem não tem limites! Você pode usar uma infinidade de materiais para compor os ambientes da sua residência. Dá para transformar pallets em móveis, garrafas de vidro em vasos decorativos, caixas de leite em porta trecos, pneus em pufes, latas em belas luminárias, retalhos de tecido em capas de almofada e assim por diante. Outra estratégia bacana de reciclagem é reformar peças antigas, mudando sua cor ou, até mesmo, sua funcionalidade. Um velho criado mudo, por exemplo, pode virar uma charmosa mesa de canto para a sala de estar.

Como reciclar, restaurar e revitalizar um móvel antigo?

Não poderíamos encerrar esse texto, sem entrar de cabeça na proposta DIY e dividir com você um passo a passo simples para transformar um móvel antigo e deixá-lo novinho em folha. Restaurar e revitalizar a velha mobília, incluído aquelas peças que são relíquias do tempo da vovó, é um jeito interessante, versátil e econômico de renovar a decor. Se você também acredita nisso, vem com a gente!

  1. Limpe a superfície de uma mesinha velha usando um pano seco.
  2. Se houver irregularidades na peça, lixe-a para uniformizá-la.
  3. Remova os eventuais resíduos de pó ou madeira do móvel antigo.
  4. Aplique um papel de parede espesso e estampado na superfície da mesa usando cola em spray ou cola branca.
  5. A cola deve ser passada em toda superfície de uma única vez e o papel precisa ser colado cuidadosamente para evitar enrugamentos e emendas tortas.
  6. Depois que o papel estiver colado e seco, aplique sobre ele o verniz à base d´água para impermeabilizar o móvel.
  7. Caso você prefira, invés de colar papel de parede, use tinta colorida ou adesivo para revitalizar a mobília antiga.

E aí, você gostou do nosso artigo? Pretende reciclar materiais para decorar a sua casa com charme e beleza? Se quiser conferir outras sugestões de como fazer isso da melhor forma possível, baixe gratuitamente o nosso Guia de Decoração com Material Reutilizável. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *