8 dicas práticas para você tirar gordura do fogão com facilidade!

Fogões engorduram com muita facilidade e nós sabemos bem disso! Basta colocar o ovo na frigideira e as gotículas de óleo já começam a se espalhar e grudar em tudo! Tirar a gordura do fogão, porém, pode dar um trabalhão danado se você não souber como fazer isso corretamente! Também é preciso saber conservar a limpeza do equipamento.

Foi pensando nisso que elaboramos este post. Aqui você vai aprender o passo a passo completo para retirar toda a gordura do fogão de forma simples e fácil. Vai conhecer também os materiais necessários para uma limpeza eficiente e, o melhor, rápida!

Seguindo as nossas dicas, você vai manter o seu fogão sempre limpo e vai evitar que a gordura se espalhe pelo ambiente da sua cozinha. Acompanhe!

Qual a importância de manter sempre a limpeza do fogão?

Tirar periodicamente a gordura do fogão é uma questão de higiene e saúde. O óleo e os restos de comida atraem germes e podem contaminar o ambiente e os alimentos.

Além disso, tem o lado estético, não é mesmo? Mesmo uma cozinha nova costuma ficar com um aspecto feio e desagradável se estiver com sujeira acumulada!

E, vamos combinar, gordura é algo que se espalha fácil por toda a cozinha: gruda no fogão, nas paredes, janelas e até mesmo nos demais utensílios. A gordura também deixa um odor desagradável em toda a casa. Daí a importância de caprichar nessa limpeza.

Que cuidados tomar na hora de limpar o fogão?

O principal problema na hora de tirar a gordura do fogão é a utilização dos produtos inadequados, a começar pela esponja: quando você deixa acumular muita sujeira fica difícil remover tudo, aí vem a tentação de pegar uma palha de aço e começar a esfregação, certo? Mas, atenção, isso desgasta o fogão e diminui a vida útil!

É muito importante escolher o material de limpeza mais adequado para os tipos de superfícies que você vai higienizar. Além de serem mais eficientes na remoção da sujeira, eles preservam a superfície.

Outro cuidado que se deve ter antes de iniciar a limpeza do fogão é lembrar sempre de desligá-lo da tomada, para evitar choques com correntes elétricas.

Quais são os materiais corretos para ter uma limpeza eficiente?

Utilizar produtos corretos para cada parte e superfície do fogão é fundamental, pois isso ajuda muito a facilitar a limpeza e a proteger seu fogão, aumentando a vida útil dele. Confira agora alguns exemplos.

No tampo de vidro

Use um desengordurante, passe um pano úmido e, em seguida, finalize com um limpa vidros. Dessa forma, a superfície ficará limpa e brilhante, sem aquele aspecto embaçado e fosco. Essa dica vale também para o vidro da porta do forno.

Na mesa de inox

Aqui é necessário escolher algo próprio para esse material que mancha com facilidade, caso você utilize um produto errado. Use, por exemplo, o UAU Limpa Inox, que ajuda a proteger seu fogão e dá aquele brilho especial.

Na área lateral do fogão

É bom utilizar um desengordurante potente nessa superfície. O UAU Desengordurante Gatilho dificulta a aderência da gordura. Assim, você limpa com mais facilidade, não derrama o produto no chão e ainda evita que o fogão volte a ficar com sujeira incrustada.

Outra dica em relação aos materiais de limpeza é dar preferência aos produtos em embalagens com gatilho, para evitar que o líquido escorra e seja desperdiçado.

Esses produtos são gentis com as mãos?

A dica aqui é optar sempre por materiais de limpeza seguros para as suas mãos. Escolha os que são dermatologicamente testados e siga as instruções de uso descritas nas embalagens. Se preferir, use luvas de borracha.

E lembre-se de jamais usar produtos inflamáveis!

Como tirar a gordura do fogão sem dificuldades e de forma rápida?

A gente ajuda você a tornar essa tarefa fácil! Separamos aqui as melhores dicas para você não sofrer mais com a limpeza do fogão. Confira um passo a passo super prático e bem completo!

1. Limpe sempre depois de usar

Essa é talvez a dica mais importante! Terminou de usar o fogão? Espere uns minutos até que ele esfrie o suficiente para não haver risco de queimaduras. Somente depois disso você deve proceder com o processo de limpeza e higienização do fogão. Dessa forma, quando você for utilizar o equipamento novamente, já vai ter passado um tempo e o fogão não estará mais com cheiro de produto de limpeza.

2. Coloque as peças removíveis de molho

Antes de começar a limpeza do fogão, retire todas as partes removíveis — como queimadores, grelhas e bocais — e deixe-as de molho por uns 30 minutos.

Se tiver muita gordura incrustada, experimente um produto eficiente. O UAU Tech Cozinha Desengordurante é uma excelente opção. Ele tem agentes tensoativos exclusivos, que removem a sujeira rapidinho e evitam que a gordura volte a aderir na superfície.

Como esses itens são menos sensíveis que a mesa de inox e o esmalte, você pode usar uma escovinha de dentes antiga para ajudar a remover o que ficou grudado nos cantinhos.

3. Separe panos de chão

Antes de começar a limpar o fogão, propriamente dito, separe alguns panos de chão e coloque-os ao redor do equipamento, para conter algum líquido ou produto que venha a escorrer no piso.

4. Siga a ordem correta de limpeza das partes do fogão

Para limpar tudo de um jeito fácil e rápido, comece pelas partes do fogão que ficam mais acima:

  • o tampo de vidro;
  • a mesa de inox;
  • as laterais e a frente.

Lembre-se de que se você começar errado, de baixo para cima, vai ter que limpar duas vezes!

5. Deixe as áreas mais sujas descansarem com o produto

Ficou uma sujeirinha mais difícil de vencer? Coloque o produto de limpeza certo e espere uns minutos antes de tentar remover com uma esponja fina ou escovinha.

6. Seque tudo com cuidado

Depois de limpo, o ideal é passar um pano seco retirando o excesso de umidade. Isso evita manchas e também acidentes domésticos: se os queimadores não estiverem completamente secos, você terá dificuldade em fazer a chama acender e, enquanto isso, poderá escapar gás das bocas do fogão.

7. Dedique um tempo à limpeza do forno

O forno requer cuidados específicos para remover a gordura e as demais sujeiras de um modo geral. Mas com um passo a passo especial você consegue fazer isso com tranquilidade!

8. Conserve a limpeza pesada

Para facilitar ainda mais o seu dia a dia, a nossa dica final é para fazer a limpeza pesada do fogão durar muito mais tempo. Experimente usar o UAU Multiuso para a limpeza diária, removendo os restos de alimentos que caem no fogão nos preparos do dia a dia. Assim, a superfície fica higienizada e brilhando! Pode acreditar que vai ser mais fácil que deixar acumular sujeira!

Seguindo essas dicas, você não vai mais ter dificuldades em tirar gordura do fogão e manter sua cozinha limpa. Aproveite agora para acessar outro post com dicas práticas para manter sua cozinha e a casa toda sempre cheirosa.

Sua opinião é muito importante!

Comentários