Como tirar gordura do fogão? 9 passos infalíveis



Blog UAU

Como tirar gordura do fogão? 9 passos infalíveis

Fogões engorduram com muita facilidade, e nós sabemos bem disso! Basta colocar o ovo na frigideira e as gotículas de óleo já começam a se espalhar e grudar em tudo! Além do mais, tirar a gordura do fogão pode dar um trabalhão danado se você não souber como fazer isso corretamente!
Foi pensando nisso que elaboramos este post! Aqui, você vai aprender como tirar gordura do fogão de forma simples e fácil, com um passo a passo completo! Além disso, você também vai conhecer os materiais necessários para uma limpeza eficiente e muito mais rápida!
Seguindo os nossos 9 passos, você vai manter o seu fogão sempre limpo e evitar que a gordura se espalhe pelo ambiente da sua cozinha. Acompanhe!

QUAL A IMPORTÂNCIA DE MANTER A LIMPEZA DO FOGÃO?

Saber como tirar gordura do fogão é fundamental para manter a cozinha limpa. É preciso usar produtos adequados e luvas de proteção. Lembre de tirar as peças removíveis e lavá-las separadamente. Após a limpeza do equipamento, não esqueça de secar.
Também vale ressaltar que tirar periodicamente a gordura do fogão é uma questão de higiene e saúde, pois o óleo e os restos de comida atraem germes que podem contaminar o ambiente e os alimentos. Além disso, tem o lado estético, não é mesmo? Mesmo uma cozinha nova costuma ficar com um aspecto feio e desagradável se estiver com sujeira acumulada!
E, vamos combinar, gordura é algo que se espalha fácil por toda a cozinha: gruda no fogão, nas paredes, janelas e até mesmo nos utensílios. A gordura também deixa um odor desagradável em toda a casa. Daí a importância de caprichar nessa limpeza!

QUE CUIDADOS TOMAR NA HORA DE LIMPAR O FOGÃO?

O principal problema na hora de tirar a gordura do fogão é a utilização dos produtos inadequados, a começar pela esponja: quando deixamos acumular muita sujeira, fica difícil remover tudo, o que nos deixa com a tentação de pegar uma palha de aço e começar a esfregação, certo? Mas atenção: isso desgasta o fogão e diminui a sua vida útil!
É muito importante escolher o material de limpeza mais adequado para os tipos de superfícies que você vai higienizar. Além de ser mais eficiente na remoção da sujeira, permite preservar a superfície. Outro cuidado que se deve ter antes de iniciar a limpeza do fogão é lembrar de desligá-lo da tomada para evitar choques.

QUAIS SÃO OS MATERIAIS CORRETOS PARA UMA LIMPEZA EFICIENTE?

Utilizar os produtos adequados para cada parte e superfície do fogão é fundamental, pois isso facilita a limpeza e a proteção do equipamento. Confira agora algumas orientações.

No tampo de vidro

Use um desengordurante, passe um pano úmido e, em seguida, finalize com um limpa vidros. Dessa forma, a superfície ficará limpa e brilhante, sem aquele aspecto embaçado e fosco. Essa dica vale também para o vidro da porta do forno.
Atenção: nunca utilize utensílios abrasivos, como lixas e escovas de ferro, no seu fogão com tampo de vidro! Isso porque esses produtos têm função de polimento, sendo utilizados em superfícies específicas e para uma higiene mais pesada. No vidro temperado, esses utensílios podem fazer um estrago danado, causando desgaste da superfície, riscos, opacidade etc.
Outra recomendação importante é sobre a bucha de limpeza, que deve sempre ser passada no vidro do lado mais macio (nunca com a parte áspera).

Na mesa de inox

Aqui é necessário escolher algo próprio para esse material que mancha com facilidade. Use, por exemplo, o UAU Blindex Limpa Inox, que ajuda a proteger seu fogão e dá aquele brilho especial.
Assim como no fogão com tampo de vidro, deve-se passar longe de esponjas ou palhas de aço, já que esses utensílios podem riscar e arranhar permanentemente a superfície do seu fogão.

Na área lateral do fogão

É bom utilizar um desengordurante potente nessa superfície. O UAU Tech Cozinha Desengordurante Gatilho dificulta a aderência da gordura. Assim, você limpa com mais facilidade, não derrama o produto no chão e ainda evita que o fogão volte a ficar com sujeira incrustada.
Outra dica em relação aos materiais de limpeza é dar preferência aos produtos em embalagens com gatilho, para evitar que o líquido escorra e seja desperdiçado.

QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM AS MÃOS?

A dica aqui é optar sempre por materiais de limpeza seguros para as suas mãos. Escolha os que são dermatologicamente testados e siga as instruções de uso descritas nas embalagens. Também recomendamos o uso de luvas de borracha. E, lembre-se, jamais use produtos inflamáveis!

COMO TIRAR A GORDURA DO FOGÃO SEM DIFICULDADES E DE FORMA RÁPIDA?

A gente ajuda você a tornar essa tarefa fácil! Separamos aqui um passo a passo para você não sofrer mais com a limpeza do fogão!

Passo 1: considere o material do fogão

Atualmente, existem diversos modelos de fogão disponíveis (de chão, embutidos, cooktops), feitos com os mais variados materiais. Os mais comuns são: inox, vidro e vitrocerâmica.
Cada um deles tem suas particularidades e exige cuidados diferentes na hora da limpeza. Por isso, o primeiro passo ao limpar o seu fogão é verificar quais são as características do material e como limpá-lo corretamente, separando os utensílios e produtos adequados.

Passo 2: separe panos de chão

Fazer uma higienização completa no seu fogão pode dar um pouco de trabalho e fazer com que respingos de água ou restos de comida caiam no chão na hora da limpeza. Por isso, antes de começar, o ideal é forrar o entorno do fogão com panos de chão para que o piso da cozinha permaneça limpo.

Passo 3: use luvas de borracha

Por mais que você não tenha nenhum tipo de alergia, alguns produtos químicos de limpeza podem deixar a pele áspera ou irritada. Dessa forma, usar luva de borracha é uma ótima forma de proteger suas mãos.

Passo 4: coloque as peças removíveis de molho

Antes de começar a limpeza do fogão, retire todas as partes removíveis — como queimadores, grelhas e bocais — e deixe-as de molho por uns 30 minutos.
Se tiver muita gordura incrustada, experimente um produto eficiente: o UAU Tech Cozinha Desengordurante é uma excelente opção. Ele tem agentes tensoativos exclusivos, que removem a sujeira rapidinho e evitam que a gordura volte a aderir na superfície.
Como esses itens são menos sensíveis, você pode usar uma escovinha de dentes antiga para ajudar a remover o que ficou grudado nos cantinhos.

Passo 5: siga a ordem correta de limpeza das partes do fogão

Para limpar tudo de um jeito fácil e rápido, comece pelas partes do fogão que ficam mais acima:

  • o tampo de vidro;
  • a mesa de inox;
  • as laterais e a frente.

Lembre-se de que se você começar errado, de baixo para cima, vai ter que limpar duas vezes!

Passo 6: deixe as áreas mais sujas descansarem com o produto

Ficou uma sujeirinha mais difícil de vencer? Coloque o produto de limpeza certo e espere uns minutos antes de tentar remover com uma esponja fina ou escovinha.
Se preferir soluções naturais, nos fogões de inox, uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre pode tirar aquelas sujeiras mais difíceis de sair. Nos de vidro ou vitrocerâmica, algumas gotas de limão misturadas com um pouco de água podem ser uma solução eficiente.
O indicado, contudo, é utilizar produtos seguros, que já foram devidamente testados, como os da linha da UAU cozinha.

Passo 7: seque tudo com cuidado

Depois de limpo, o ideal é passar um pano seco retirando o excesso de umidade. Certifique-se de que o pano não esteja soltando tecidos nem aquelas terríveis “bolinhas”, pois elas grudarão na superfície e você terá um trabalho a mais para tirá-las.
Outra dica importante: para evitar manchas e acidentes domésticos, sempre verifique se os queimadores estão completamente secos. Caso contrário, você terá dificuldade em fazer a chama acender e, enquanto isso, poderá deixar escapar gás das bocas do fogão.

Passo 8: dedique um tempo à limpeza do forno

O forno requer cuidados específicos para remover a gordura e as demais sujeiras de um modo geral, pois pode haver acúmulo de bactérias. Mas com um passo a passo especial você consegue fazer isso com tranquilidade!
Poucas pessoas sabem, mas um forno que não foi limpo adequadamente pode prejudicar a saúde da família! Isso porque a queima contínua de sujeira poderá fazer com que o forno emita vapores com agentes nocivos que, além de alterar o sabor dos alimentos assados, são perigosos para o organismo.

Passo 9: preserve a limpeza pesada do fogão

Para facilitar ainda mais o seu dia a dia, é importante que você faça com que a limpeza pesada do seu fogão seja douradora. Para isso, realize uma limpeza diária usando o UAU Multiuso, o que permitirá remover os restos de alimentos que caem no fogão nos preparos do dia a dia. Assim, a superfície fica higienizada e brilhando e, pode acreditar, a sujeira demorará mais tempo para acumular.
Além disso, uma dica de ouro é sempre limpar o fogão depois de utilizar! Terminou de cozinhar? Espere uns minutos até que o fogão esfrie o suficiente para não haver risco de queimaduras. Somente depois desse intervalo você deve proceder com o processo de limpeza e higienização. Dessa forma, quando você for utilizar o equipamento novamente, já vai ter passado um tempo e o fogão não estará mais com cheiro de produto de limpeza.
Saber como tirar gordura do fogão e realizar a limpeza periódica do equipamento é muito importante para o bem-estar e segurança de toda a família. Seguindo as nossas dicas, você não terá mais dificuldades em tirar gordura do fogão e conseguirá manter a sua cozinha com um aspecto sempre limpo e brilhante.
E então, gostou do artigo? Aproveite a visita e confiralgumas dicas de como manter a sua cozinha sempre organizada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *