6 dicas práticas para você tirar gordura do fogão com facilidade!

Fogões engorduram com muita facilidade: basta colocar o ovo na frigideira e as gotículas já começam a grudar em tudo! Agora, tirar a gordura do fogão pode dar um trabalhão, principalmente se você não souber como fazer isso corretamente!

Tirar periodicamente a gordura do fogão é uma questão de higiene e saúde. O óleo e os restos de alimentos atraem germes e podem contaminar o ambiente e os alimentos. Além disso, tem o lado estético, não é? Mesmo uma cozinha nova vai ficar muito desagradável se estiver com sujeira acumulada!

Seguindo as dicas corretas, você mantém seu fogão limpo e evita deixar gordura no ambiente. Que tal a gente conversar melhor sobre isso?

Que cuidados tomar na hora de limpar o fogão?

O principal problema na hora de tirar a gordura do fogão é a utilização dos produtos inadequados, a começar pela esponja: quando você deixa acumular muita sujeira, fica difícil remover tudo.

É uma tentação pegar uma palha de aço e começar a esfregação, certo? Mas isso desgasta o fogão e diminui sua vida útil. Portanto, é preciso escolher o material de limpeza mais adequado para as diferentes superfícies:

  • queimadores;
  • grelhas;
  • tampo de vidro;
  • mesa em inox;
  • botões plásticos;
  • laterais esmaltadas etc.

Como tirar a gordura do fogão sem dificuldades?

E agora, como tornar essa tarefa fácil? A gente ajuda! Confira as dicas abaixo e saiba como não sofrer mais com a limpeza do fogão:

1. Coloque as peças removíveis de molho

O passo básico para começar a dar aquela geral no seu fogão é retirar as peças removíveis, incluindo grelhas, queimadores e botões, se possível.

Se tiver muita gordura incrustada, experimente usar o UAU Tech Cozinha Desengordurante. Ele tem agentes tensoativos exclusivos, que removem a sujeira rapidinho e evitam que a gordura volte a aderir na superfície.

Como esses itens são menos sensíveis que a mesa de inox e o esmalte, você pode usar uma escovinha de dentes antiga para ajudar a remover o que ficou nos cantinhos.

2. Siga a ordem correta de limpeza

Se você começar errado, vai ter que limpar duas vezes! Para limpar tudo de um jeito fácil e rápido, comece pelas partes que ficam mais acima:

  1. o tampo de vidro;
  2. a mesa de inox;
  3. as laterais e a frente.

3. Utilize os produtos corretos para cada área

Isso é fundamental! Usar o produto mais adequado para cada superfície ajuda muito a facilitar a limpeza e protege seu fogão, aumentando a vida útil dele. Confira alguns exemplos:

  • no tampo de vidro, use um desengordurante, passe um pano úmido em seguida e finalize com um limpa vidros. Prefira embalagens com gatilho, para evitar que o líquido escorra e seja desperdiçado;
  • na mesa de inox, é preciso escolher algo próprio para esse material que mancha fácil, se você usar o produto errado. Use, por exemplo, o Uau Limpa Inox, que ajuda a proteger seu fogão e dá aquele brilho;
  • na área lateral, é bom utilizar um desengordurante potente. O Uau Desengordurante Gatilho dificulta a aderência da gordura. Assim, você limpa com mais facilidade, não derrama o produto no chão e ainda evita que o fogão volte a ficar com sujeira incrustada.

4. Deixe as áreas mais sujas descansarem

Ficou uma sujeirinha mais difícil de vencer? Coloque o produto de limpeza certo e espere uns minutos, antes de tentar remover com uma esponja fina.

5. Seque tudo com cuidado

Passar um pano seco depois de terminar, retirando o excesso de umidade, evita manchas e também acidentes domésticos: se os queimadores não forem completamente secos, pode escapar gás, quando você tentar acender uma das bocas.

6. Limpe sempre depois de usar

Essa é talvez a dica mais importante! Terminou de usar o fogão? Espere uns minutos até que ele esfrie o suficiente para não haver risco de queimaduras. Depois, passe um pano com o produto de limpeza mais adequado. Vai ser sempre mais fácil que deixar acumular sujeira!

Seguindo essas dicas, você não vai mais ter dificuldades em tirar gordura do fogão. Ficou faltando a limpeza do forno? Confira um passo a passo especial para fazer isso tranquilamente!

Sua opinião é muito importante!

Comentários