8 dicas práticas para você tirar gordura do fogão com facilidade!

Fogões se engorduram com muita facilidade e nós sabemos bem disso. Basta colocar o ovo na frigideira e as gotículas de óleo já começam a se espalhar e grudar em tudo. Por isso, é importante saber como tirar gordura do fogão. Assim, você evita um trabalhão extra e conserva tanto a limpeza quanto o eletrodoméstico.

Pensando nisso, o artigo a seguir traz o passo a passo para você limpar seu fogão de forma simples e fácil. Além disso, descubra os materiais necessários para uma limpeza eficiente e mais rápida. Confira!

Por que manter o fogão sempre limpo?

Tirar periodicamente a gordura do fogão é uma questão de higiene e saúde. O óleo e os restos de comida atraem germes, podem contaminar o ambiente e os alimentos. Além disso, tem o lado estético, não é mesmo? Mesmo uma cozinha nova costuma ficar com um aspecto feio e desagradável se estiver com sujeira acumulada.

Além disso, gordura é algo que se espalha facilmente: gruda no fogão, mancha as paredes e até chega a outros utensílios, como o microondas. Ela também deixa um odor desagradável. Por isso, é importante caprichar na limpeza para ter uma casa perfumada até na cozinha.

Que cuidados tomar na hora de limpar o fogão?

O principal problema em não saber como tirar gordura do fogão é a utilização de produtos inadequados. Quando você deixa acumular muita sujeira surge uma crosta difícil de remover, não é? Daí vem a tentação de pegar uma palha de aço e começar a esfregação. Entretanto, essa não é a melhor ideia, pois desgasta a vida útil do fogão.

Além disso, é importante saber com o que se está lidando. O óleo não é solúvel em água e até pode gerar problemas ambientais se for para o esgoto. Portanto, se não é possível evitar que a gordura se esparrame, é preciso escolher bem o produto para removê-la do fogão. Assim, você conseguirá mais eficiência na remoção de sujeira e preservará seu eletrodoméstico. Isso vale para todos os tipos de superfícies que você vai higienizar.

Outro cuidado que se deve ter antes de iniciar a limpeza do fogão é lembrar sempre de desligá-lo da tomada. Eletrodomésticos são um dos principais fatores nas ocorrências de choques elétricos. Inclusive, mesmo correntes de 100 a 200 volts — como as do fogão — são perigosas. Por isso, atenção redobrada nunca é demais.

Quais materiais usar para uma limpeza eficiente?

É fácil encontrar um produto para tirar gordura do fogão. A variedade é imensa e existem até receitas caseiras. Contudo, essas soluções podem não ser completamente eficientes. O motivo é que não são completas e às vezes têm até a concentração errada de substâncias.

Dessa forma, é fundamental utilizar produtos que foram testados e aprovados para uso. Assim, a limpeza será de fato eficiente. Além disso, vale utilizar as soluções mais indicadas para cada superfície. Isso ajuda muito a facilitar a limpeza e a proteger seu fogão, aumentando sua vida útil.

No tampo de vidro

Use um desengordurante, passe um pano úmido e, em seguida, finalize com um limpa vidros. Dessa forma, a superfície ficará limpa e brilhante, sem aquele aspecto embaçado e fosco. Essa dica vale também para o vidro da porta do forno.

Na mesa de inox

Esse material mancha com facilidade. Por isso, é necessário escolher um produto especializado. Use o UAU Blindex Limpa Inox, por exemplo, para proteger e dar aquele brilho especial no seu fogão.

Na área lateral

É bom utilizar um desengordurante potente nessa superfície. Uma excelente opção é o UAU Desengordurante Gatilho, que dificulta a aderência da gordura. Assim, você limpa com mais facilidade, não derrama o produto no chão e evita que o fogão volte a ficar com sujeira incrustada.

Outra dica essencial em relação aos materiais de limpeza é saber escolher a embalagem. Dê preferência aos frascos com gatilho. Dessa forma, o líquido não escorre — sujando o chão da cozinha — e você não desperdiça nem uma gota.

Como cuidar das mãos ao limpar o fogão?

A dica aqui é optar sempre por materiais de limpeza seguros. Eles são feitos para eliminar a sujeira. Por isso, a melhor escolha para não causar danos em suas mãos é escolher os dermatologicamente testados, seguindo as instruções de uso descritas nas embalagens.

Ainda assim, é importante usar luvas de borracha ou plástico — especialmente para pessoas que já são alérgicas. Como os produtos de limpeza têm poderosos ativos na remoção de resíduos, com o tempo isso pode interferir na pele. Sem contar que a luva também protege as mãos de cortes e até da temperatura da água. Ela cuida inclusive de unhas e cutículas, evitando a proliferação de micoses que podem ocorrer quando há alteração do pH.

Outra questão é jamais usar produtos inflamáveis, pois isso é extremamente perigoso. É importante gastar um tempinho lendo bem cada rótulo antes de comprar. Além disso, o mais seguro é não usar qualquer produto para a limpeza, por exemplo, querosene.

Se você também se importa com o Meio Ambiente, vale optar por marcas que investem em soluções sustentáveis. Assim, você protege a natureza e consegue ter produtos bons para fazer a limpeza de casa.

Como tirar gordura do fogão em 8 passos?

Essa tarefa é frequente, por isso a gente ajuda a torná-la fácil! Separamos aqui 8 melhores dicas para você não sofrer mais com a limpeza do fogão. Confira e siga os passos para resolver rapidinho essa questão.

1. Limpe sempre depois de usar

Pode parecer básica e óbvia, mas essa é talvez a dica mais importante. Terminou de usar o fogão? Espere uns minutos até que ele esfrie o suficiente para não haver risco de queimaduras. Somente depois disso você deve proceder com o processo de higienização. Dessa forma, quando você for utilizar o equipamento novamente, já vai ter passado um tempo e ele não estará mais com cheiro de produto de limpeza.

2. Coloque as peças removíveis de molho

Antes de começar a limpeza do fogão retire todas as partes removíveis — como queimadores, grelhas e bocais — e deixe-as de molho por uns 30 minutos. Você pode colocá-los dentro da pia ou em uma bacia com água e detergente. Assim, não precisará esfregar muito depois.

Contudo, se tiver muita gordura incrustada, experimente algo mais eficiente. O UAU Tech Cozinha Desengordurante é uma excelente opção de produto para tirar gordura do fogão. Ele tem agentes tensoativos exclusivos, que removem a sujeira rapidinho e evitam que a gordura volte a aderir na superfície.

Além disso, como essas peças são menos sensíveis que a mesa de inox e o esmalte, você pode usar uma escovinha de dentes antiga para ajudar a remover o que ficou grudado nos cantinhos.

3. Separe alguns panos de chão

Se você sente um pequeno estresse quando está limpando o fogão e vê várias gotinhas de espuma e produto no chão, essa dica é para você. Antes de iniciar a limpeza propriamente dita vale a pena separar alguns panos de chão e colocá-los ao redor do equipamento. Assim você contém algum líquido ou produto que venha a escorrer e a limpeza será só do fogão, não do piso também.

4. Siga a ordem correta

Para limpar tudo de um jeito fácil e rápido, comece pelas partes do fogão que ficam mais acima:

  • o tampo de vidro;
  • a mesa de inox;
  • as laterais;
  • a parte frontal.

Lembre-se de que se você começar de baixo para cima pode ter que limpar duas vezes. Isso porque algum produto pode escorrer, espirrar e até manchar caso você não perceba. Ou seja, um trabalho dobrado que você não quer e pode evitar.

5. Deixe o produto descansar

Ficou uma sujeirinha mais difícil de vencer? Coloque o produto de limpeza nas áreas mais sujas e espere uns minutos. É o tempo para o removedor de gordura agir. Depois, basta passar uma esponja fina ou escovinha de leve para remover o que soltou. Rápido e sem doer o seu braço.

6. Seque tudo com cuidado

Depois de limpo, o ideal é passar um pano seco retirando o excesso de umidade. Isso evita manchas e até acidentes domésticos. Como? Por exemplo, se os queimadores não estiverem completamente secos, você terá dificuldade em fazer a chama acender, certo? Enquanto isso, poderá escapar gás das bocas do fogão o que é bem perigoso. Então, basta seguir esta etapa sempre.

7. Limpe também o forno

Às vezes não usamos muito o forno e esquecemos dele. Entretanto, essa parte do fogão também requer cuidados específicos para remover a gordura e as demais sujeiras. Inclusive em fornos autolimpantes você precisa seguir alguns processos. Por isso, vale conhecer um passo a passo especial para essa limpeza não passar despercebida.

8. Conserve a limpeza pesada

Para facilitar ainda mais o seu dia a dia, a nossa dica final é para fazer a limpeza pesada do fogão durar muito mais tempo. Experimente o UAU Multiuso no dia a dia para remover aqueles restos de alimentos que caem quando você cozinha. Assim, a superfície fica higienizada e brilhando, além da limpeza mais profunda não ser tão trabalhosa depois. Pode acreditar que vai ser mais fácil que deixar acumular sujeira!

Viu quantas dicas legais? Cada um vale a pena. Afinal, saber como tirar gordura do fogão é muito importante, pois ele é o eletrodoméstico no qual você prepara as suas refeições. Por questão de higiene e saúde, precisa sempre estar limpo para a cozinha ser aquele lugar especial com cheiro apenas da sua comida maravilhosa.

Falando em cheiros bons, quem não gosta de uma casa inteira bem perfumada? As fragrâncias têm esse poder de nos fazer sentir bem. Então, quer saber como deixar seu lar assim? Confira neste post.

Sua opinião é muito importante!

Comentários