4 dicas para lavar edredom sem sem danificá-lo

O inverno já chegou e essa é a hora em que começamos a retirar os edredons e cobertores dos armários. O problema é que, após passar duas estações inteiras sem uso, eles acabam ficando com aquele cheiro característico de peças guardadas por muito tempo. Por isso, há pessoas que gastam fortunas em lavanderias para deixar o edredom e outras roupas de cama limpas para o frio. Mas isso não é sempre necessário!

Saiba que há maneiras práticas de resolver essa situação e ter a roupa de cama quentinha, aconchegante e cheirosa em casa. Neste artigo, vamos mostrar as 4 melhores dicas para você lavar edredom sem danificá-lo. Continue a leitura e não espere aquele ar gelado do inverno chegar para começar!

1. Considere o tamanho do edredom e a capacidade da máquina de lavar

O primeiro passo para você realmente saber se pode ou não lavar seu edredom em casa é checar o tamanho da peça e se ele é compatível com a capacidade máxima suportada pela sua máquina de lavar. Aqui, estamos considerando dois aspectos importantes: que a peça saia efetivamente limpa do processo e que o seu eletrodoméstico não fique sobrecarregado.

As máquinas mais indicadas são aquelas que aguentam mais de 10 quilos de roupas. No entanto, se o seu edredom tiver o tamanho queen ou king, somente as máquinas com capacidade para 12 quilos devem ser usadas. Um bom jeito de saber se vai dar certo é colocando a peça na máquina: se ela ficar amassada ou torta, é sinal de que não será uma boa ideia lavá-la em casa.

2. Leia o que diz a etiqueta de lavagem

Esta dica vale tanto para o seu edredom quanto para qualquer peça de roupa: é sempre importante ler a etiqueta de lavagem para identificar que tipos de processos o tecido suporta.

Antes de lavar a peça, verifique as informações sobre a temperatura da água, cheque se o edredom pode ser colocado na máquina de lavar e também se é indicado que passe pela secadora.

3. Use produtos adequados

A escolha mais recomendável para lavar edredom é o sabão líquido. A consistência do Lava Roupas UAU Active permite que ele seja facilmente eliminado das fibras do tecido, o que facilita o enxágue e gera economia de água. O sabão em pó pode ser usado, mas deve ser diluído em água antes de ser colocado na máquina, para que os resíduos não manchem o tecido.

O amaciante também ajuda a manter a sua roupa de cama mais aconchegante e cheirosa. Só não dá para exagerar na quantidade colocada na máquina. Além do desperdício, o produto pode deixar o tecido com aspecto melado, se não for bem retirado no enxágue.

4. Saiba como secar o seu edredom

O edredom só deve ser colocado em uma secadora se estiver indicado na etiqueta de lavagem que a peça é adequada para esses equipamentos. Nesse caso, é uma ótima opção, principalmente se você não tiver muito espaço para pendurar a peça ou se o tempo estiver úmido, o que faz com que a roupa de cama demore mais para ficar seca.

Se não for o caso, seque à sombra, deixando o edredom bem esticado. Se for estendê-lo em uma mesa, ele deve ser virado várias vezes, para que seque completamente. O ideal é aproveitar o ar seco e ventoso que costuma aparecer em dias de sol nesta época do ano.

Como vimos, lavar edredom não tem muito mistério, principalmente se você respeitar o limite da sua máquina de lavar. É importante que você faça isso duas vezes por ano: quando começar o calor e você não for mais usá-lo e antes do início do inverno, quando for retirá-lo do guarda-roupa. Guarde-o limpo dentro de plásticos fechados para preservar o cheiro bom da lavagem.

Gostou dessa dica? Já está se preparando para a chegada do frio? Curta a nossa página no Facebook e no Instagram e aprenda mais sobre esses assuntos.

Sua opinião é muito importante!

Comentários