8 dicas para economizar água na limpeza da casa



Blog UAU

8 dicas para economizar água na limpeza da casa

Economizar água já se tornou um importante compromisso diário para a maioria das pessoas da sociedade. E estamos falando em nível mundial, já que a escassez de água é uma difícil realidade vivida em muitos países. As crises hídricas têm ganhado maiores proporções em muitos lugares do planeta.
Devemos, então, ficar atentos em todos os momentos do nosso dia para fazermos um uso consciente da água, inclusive na limpeza da casa. Afinal, todos sabemos que uma limpeza caprichada pode gerar bastante desperdício se não for feita com os produtos corretos ou se for realizada de modo inadequado.
Como nosso objetivo aqui é deixar o trabalho doméstico mais prazeroso, eficiente, prático e, claro, ecologicamente sustentável, preparamos para você algumas dicas especiais que vão transformar a sua forma de limpar a casa. Acompanhe o conteúdo até o final!

1. Use limpadores multiuso

O uso de produtos de limpeza inadequados é um dos equívocos que mais leva ao desperdício. Isso porque muitos deles precisam ser diluídos em quantidades expressivas de água ou precisam ser enxaguados após a aplicação. Então, evite-os!
A dica aqui para economizar água é investir nos produtos multiuso. Eles são extremamente práticos e podem evitar a necessidade de aplicar água em diversas etapas da rotina de limpeza.
Com um bom desengordurante, por exemplo, você não precisa de água para limpar o fogão, as bancadas e as paredes da cozinha. Na higienização dos banheiros, os multiusos também ajudam a economizar água. Eles dispensam o enxágue e fazem o trabalho pesado com muita eficiência.

2. Evite utilizar muita água para limpar o chão

Usar água para lavar o chão é um dos hábitos mais comuns nas famílias brasileiras e que pode gerar mais desperdício ainda durante a limpeza da casa. E a verdade é que você não precisa fazer isso todos o dias — inclusive, isso nunca deve ser feito em alguns tipos de piso —, já que o uso de um bom limpador multiuso pode ser mais do que suficiente para deixar a casa limpinha e muito cheirosa!
rotina de limpeza diária pode ser bem simples. Aposte em uma varrição rápida e na aplicação do pano úmido com um bom limpador. Assim, você consegue economizar água e também o seu precioso tempo! Prático, não?

3. Utilize vassoura molhada para lavar escadas

Na hora de fazer a limpeza doméstica das escadas ou áreas similares, prefira usar uma vassoura molhada em vez de jogar baldes de água com sabão e mais baldes de água para enxágue.
Com a vassoura, é possível remover sujeiras mais resistentes. Depois, é só usar um pano de chão para remover os resíduos.

4. Utilize a água da chuva na limpeza doméstica

Quando se fala de ecologia e sustentabilidade, o reaproveitamento é a palavra-chave. Se a ideia é essa, uma das coisas que você pode fazer é usar a água da chuva. Para quem mora em casas, essa dica é ainda mais fácil de se colocar em prática.
A água da chuva pode ser coletada e usada na limpeza das áreas externas, varandas, garagem e nos banheiros. Está aí uma economia que você vai sentir no bolso!

5. Reaproveite água sempre que possível

Mas, para quem não consegue fazer a utilização da água da chuva, é possível fazer o reaproveitamento da água de outras formas.
A dica é guardar a água do amaciante da máquina de lavar roupas para limpar algumas partes da casa. Ela pode ser utilizada para tirar a poeira mais pesada, assim como para limpar os pisos dos banheiros, da cozinha e da área externa.

6. Não use a máquina de lavar com pouca roupa

Por falar em máquina de lavar roupas, nada de ligar o aparelho com apenas um punhado de peças. O ideal é lavar as roupas apenas quando houver um volume suficiente para suprir a capacidade máxima da máquina. E não precisa se preocupar achando que as peças não ficarão limpas ou macias o bastante. Para isso não acontecer, é só utilizar um bom lavador e um bom amaciante!
As máquinas mais modernas possuem programas para quantidades menores de roupas. Se esse for o caso da sua máquina, verifique se realmente a quantidade de roupa equivale à água utilizada. E repense o enxágue duplo!
lavagem a seco de algumas peças é outra opção que deve ser levada em consideração para economizar água.

7. Lave a louça com a torneira fechada

Na hora de lavar as louças, também é possível economizar água. Uma boa saída é colocar as panelas de molho em água com detergente antes de ensaboá-las. Isso facilita muito a soltar os resíduos de alimentos mais difíceis de tirar.
Na hora de lavar, ensaboe a louça com a torneira fechada. Só depois proceda com o enxágue. A dica quando estiver enxaguando é deixar que a água de uma peça caia sobre a outra retirando o excesso de sabão. Você pode usar uma bacia para ajudar nesse reaproveitamento.
Lembre-se de juntar a louça, pois lavar itens isolados gasta água demais desnecessariamente. E tome o cuidado para não abrir demais a torneira. Controle a saída de água, pois essa atitude faz muita diferença, inclusive na conta da água.

8. Escolha produtos fabricados dentro dos padrões de sustentabilidade

As escolhas conscientes vão além da limpeza do dia a dia. Na hora de escolher os seus produtos de limpeza, dê preferência àqueles que são sustentáveis e que contam com embalagens recicláveis. Priorize fabricantes que investem em pesquisas para a produção de substâncias biodegradáveis e que não fazem testes em animais. Dessa forma, a sustentabilidade alcança um nível muito maior. Acredite!

É possível economizar água e dinheiro!

Viu como essas dicas são fáceis de colocar em prática? Muitas delas podem trazer mais praticidade para a organização do lar no cotidiano. Afinal, são as pequenas mudanças do dia a dia que ajudam a poupar nossos recursos naturais e também nossos gastos financeiros.
Ou seja, economizar água na limpeza deve ser uma preocupação diária. É bom lembrar ainda que, com as frequentes crises hídricas, as companhias de abastecimentos têm exigido cada vez mais do cidadão um uso restrito da água. Vale ter atenção em relação a isso para evitar as multas e possíveis cortes.
O que achou do conteúdo de hoje? Se você gostou, aproveite agora mesmo para compartilhar o post em suas redes sociais e espalhar essas dicas legais para os amigos. O planeta agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *