5 dicas para economizar água na limpeza da casa

Economizar água já se tornou uma prioridade para a sociedade. E devemos ficar atentos em todos os momentos do nosso dia a dia, inclusive ao fazer a limpeza da casa. Afinal, todos sabemos que uma boa faxina pode gerar bastante desperdício de água.

Como nosso objetivo é deixar o trabalho doméstico mais prazeroso, eficiente e, claro, ecológico, preparamos algumas dicas especias que vão transformar a sua forma de limpar a casa. Acompanhe!

1. Use limpadores multiuso

O uso de produtos multiuso pode evitar a necessidade de aplicar água em diversas etapas da limpeza. Com um bom desengordurante, por exemplo, você não precisa de água para limpar o fogão, as bancadas e as paredes da cozinha.

E as escolhas conscientes podem ir além da limpeza do dia a dia. Na hora de escolher os seus produtos de limpeza, dê preferência àqueles que são sustentáveis, investem em embalagens recicláveis e não fazem testes em animais. Dessa forma, a sustentabilidade alcança um nível muito maior!

2. Evite utilizar água para limpar o chão

Usar água para lavar o chão é um dos hábitos que pode gerar mais desperdício durante a limpeza da casa. E a verdade é que você não precisa fazer isso todos o dias — inclusive, isso nunca deve ser feito em alguns tipos de piso —, já que o uso de um bom limpador multiuso pode ser mais do que suficiente para deixar a casa limpinha e supercheirosa!

A rotina de limpeza diária pode ser bem simples. Aposte em uma varrição rápida e aplicação pano com um bom limpador. Assim, há economia é de água e de tempo! Prático, não?

3. Reaproveite água sempre que possível

Quando se fala de ecologia e sustentabilidade, o reaproveitamento é a palavra-chave. Se a ideia é essa, uma das coisas que você pode fazer é guardar a água do amaciante da máquina de lavar roupas para limpar algumas partes da casa.

Ela pode ser utilizada para tirar a poeira mais pesada, assim como para limpar os pisos dos banheiros, da cozinha e da área externa.

4. Não use a máquina de lavar com pouca roupa

Por falar em máquina de lavar roupas, nada de ligar o aparelho com apenas um punhado de peças. O ideal é lavar as roupas apenas quando houver um volume suficiente para suprir a capacidade máxima da máquina. E não precisa se preocupar achando que as peças não ficarão limpas ou macias o bastante. Para isso não acontecer, é só utilizar um bom lavador e um bom amaciante!

5. Lave a louça com a torneira fechada

Na hora de lavar as louças, também é possível economizar água. Uma boa saída é colocar as panelas de molho em água com detergente antes de ensaboá-las, sempre com a torneira fechada.

Economizar água na limpeza deve ser uma preocupação diária. Afinal, são as pequenas mudanças do dia a dia que ajudam a poupar nossos recursos naturais e também a economizar dinheiro.

Gostou deste conteúdo? Então, espalhe essas dicas por aí, compartilhando o texto nas suas redes sociais! Até a próxima!

Sua opinião é muito importante!

Comentários