Dia Mundial do Meio Ambiente: precisamos falar sobre sustentabilidade!

Há um chamado em todo o mundo que não devemos negligenciar: é hora de salvar o nosso planeta de sua total degradação. O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, serve para alertar as pessoas sobre o tema e lembrá-las de que há diversas maneiras para contribuir com uma maior preservação da natureza e que não é preciso esperar que os governos resolvam isso sozinhos.

Quer entender melhor o assunto? A seguir, vamos falar sobre a importância dessa data e da nossa mudança de atitude em relação a formas mais sustentáveis de vida. Vamos conosco nessa? Acompanhe!

Qual a relação entre sustentabilidade e meio ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), ainda na década de 1970, quando começaram as preocupações com a agressão à natureza provocada pelo desenvolvimento. Naquela época, já começaram as discussões sobre desperdício de água, aproveitamento inadequado do solo, desmatamento, entre outras.

Desde então, a situação não melhorou para a natureza. Mas há iniciativas de sustentabilidade que começaram a ser implantadas para reverter o quadro. Trata-se de ações, tanto individuais, como dos governos e de empresas privadas, que visam o desenvolvimento sem agressão ao meio ambiente (ou, ao menos, reduzindo seus impactos). Entre elas, podemos citar a redução do consumo e a utilização de fontes energéticas sustentáveis.

Como você pode fazer a sua parte não somente do Dia Mundial do Meio Ambiente?

É para nos lembrar de que nós mesmos podemos ajudar a reverter a situação de degradação que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado. Algumas ações podem ser desenvolvidas dentro de nossas casas. Confira algumas delas.

Compre produtos livres de testes em animais

Os produtos de higiene costumavam, até alguns anos atrás, usar animais em seus laboratórios para fazer testes de reação alérgica ou de outras situações que poderiam prejudicar nossa saúde. Mas essa é uma realidade que já pode ser deixada para trás, pois há uma série de novas pesquisas que permitem chegar ao mesmo resultado sem que a natureza e a vida animal seja prejudicada.

Portanto, você pode procurar no mercado e incluir em sua lista de compras produtos que não usam animais como cobaias. Certamente, estará contribuindo para a redução dos impactos ambientais causados por esses testes.

Pratique a limpeza sustentável

redução do consumo de água é uma das ações que mais podem ser incorporadas em nossos hábitos. Ao fazer a limpeza em casa, por exemplo, podemos ter atitudes como:

  • coletar água da chuva;
  • lavar a louça com a torneira fechada;
  • reutilizar a água da máquina de lavar;
  • usar um regador para as plantas;
  • comprar sacolas reutilizáveis;
  • utilizar o balde para a lavagem do carro, entre outras.

Separe o lixo reciclável

Essa dica pode até parecer antiga, mas certamente você conhece alguém que ainda não separa o lixo reciclável de forma adequada, não é mesmo? Separar embalagens plásticas, objetos de alumínio e de vidro faz toda a diferença quando o assunto é a preservação do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente serve para nos lembrar de tomar atitudes mais conscientes e agir em prol da redução dos impactos ambientais que vêm degradando o planeta há séculos. Precisamos ficar alertas para que o futuro não tão distante seja mais amigável para as próximas gerações.

Gostou das informações que leu aqui? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como é importante se preocupar com a preservação da natureza!

Sua opinião é muito importante!

Comentários