Descubra seu estilo de decoração em 6 passos

Antes de dar início a qualquer projeto decorativo, é essencial definir um estilo a seguir. É essa escolha, lá atrás, que garantirá um resultado esteticamente harmonioso, impedindo que o visual fique incoerente. Isso sem contar que, muitas vezes, a escolha do estilo reflete a personalidade do dono da casa! E, vamos combinar, não há nada melhor que ter um lar com a nossa cara, não concorda?

O detalhe é que, quando se trata de estilo no universo do design de interiores, as possibilidades são muito amplas. Você certamente já ouviu falar nos estilos clássico e moderno, não é? Mas e nos estilos rústico, vintage, romântico, boho, industrial, náutico, étnico e minimalista? Como pode ver, não faltam belas opções para agradar todos os gostos e personalidades!

Talvez você já tenha descoberto qual é seu estilo na moda. Mas sabe também qual é seu estilo de decoração? Continue lendo nosso post e descubra agora mesmo que tipo de decoração tem mais a ver com você!

1. Conheça os principais estilos de decoração

O primeiro passo para identificar seu estilo de decoração é conhecer as principais opções existentes. Então confira a seguir as características dos estilos mais populares!

Clássico

Tradicional, elegante e conservador, o estilo clássico remete à arquitetura grega. Conta com molduras de gesso, entalhes em madeiras nobres, tecidos luxuosos, entre outros detalhes requintados.

Moderno

Como você pode imaginar, o estilo moderno tem uma pegada futurista e contemporânea, que inclui móveis coloridos, design atual, eletrodomésticos tecnológicos e misturas de texturas e materiais.

Clean

Discreto, chique e minimalista, o estilo clean apresenta predominância de linhas retas, cores neutras e uma sensação de limpeza visual, priorizando a área livre para circulação.

Rústico

Por mais que esse estilo seja simples e básico, é muito charmoso. Destaca-se pelo uso de elementos naturais, como madeira, bambu, algodão e plantas.

2. Liste suas preferências pessoais

Outro passo fundamental para descobrir qual é seu estilo preferido de decoração é parar para pensar nas suas preferências pessoais. Quais são suas cores prediletas? Você prefere móveis com linhas retas ou curvas? É uma pessoa discreta ou extravagante? Gosta mais de simplicidade ou luxo? As respostas para essas perguntas podem ajudá-lo a encontrar um estilo decorativo que realmente combine com você!

3. Saiba também do que não gosta

Tão importante quanto conhecer suas preferências decorativas é saber do que você não gosta. Liste cores e estampas que não incluiria na sua casa, além de estilos que estão fora de cogitação. Se você não curte elementos muito ousados, por exemplo, é melhor apostar no tradicional e atemporal estilo clássico. Já se detesta peças com aquele ar antiguinho, é melhor fugir do vintage! E se não gosta da simplicidade do estilo country ou rústico, o ideal é apostar na sofisticação do estilo clean ou no arrojo do estilo moderno.

4. Busque referências decorativas

Ainda na dúvida sobre seu estilo de decoração? Então dê um novo passo em busca de referências e inspirações: leia revistas de arquitetura, navegue em sites e blogs especializados em décor, baixe aplicativos com a temática e crie uma pasta com aquelas imagens que fazem seus olhos brilharem. Acredite: vai ficar muito mais fácil definir seu estilo depois de ter acesso a fotografias de ambientes decorados!

5. Leve em conta seu estilo de vida

A decoração deve refletir seu lifestyle. Isso mesmo! Se você tem uma vida corrida e falta tempo para cuidar da limpeza e organização da casa, por exemplo, é recomendável optar por um estilo mais minimalista, em que não há excesso de objetos, do que escolher os estilos étnico e boho, propostas lindas, porém cheias de detalhes, bibelôs e acessórios que demandam mais cuidados na manutenção.

6. Considere os itens que você já tem

A menos que você pretenda começar a decoração do zero, o ideal é considerar seu acervo pessoal, fazendo um levantamento das peças decorativas que você já tem. Além de darem pistas significativas sobre seu estilo, os itens que você possui podem ser usados na composição de uma nova decoração. Quem tem vários souvenirs de viagens, por exemplo, pode acrescentar esses objetos em uma decoração étnica repleta de memórias afetivas!

E aí, gostou das nossas dicas? Vai seguir esses passos para descobrir qual é seu estilo de decoração? Se curtiu o texto de hoje, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais!

Sua opinião é muito importante!

Comentários