Descubra como lavar cortina blackout em casa!

Quem gosta de dormir em um quarto aconchegante e bem escurinho para prolongar aquela sensação gostosa da madrugada, certamente tem um corta-luz por trás das cortinas. É ele o responsável por atrasar a entrada dos raios solares no cômodo nas primeiras horas da manhã, garantindo que o descanso seja prolongado.

No entanto, além de criarem uma barreira para a luz, as cortinas também bloqueiam a sujeira, a umidade e até um pouco da poluição que entra com o ar pelas janelas. Por isso, é preciso saber limpá-las de forma adequada.

Mas você sabe como lavar cortina blackout sem estragá-la? Neste post, vamos dar um passo a passo de como fazer essa limpeza de forma simples e eficiente. Confira e lave já as suas para manter a sua saúde em dia!

Separe os materiais que vai usar na limpeza

Antes de começar a higienização, é importante já separar os materiais que vai usar nessa tarefa. Afinal, com organização, tudo fica mais fácil e rápido, não é mesmo? Portanto, verifique se você tem em casa:

  • aspirador de pó com bocal de escova ou espanador;
  • pano de limpeza ou esponja macia;
  • limpador multiuso;
  • cloro ativo;
  • sabão líquido de lavar roupas.

Saiba quais são as etapas iniciais

O primeiro passo para limpar a cortina corta-luz é verificar se há acúmulo de poeira. Independentemente do material de que é feito, o blackout tende a reter a sujeira. Por isso, antes de tirá-lo do trilho ou do varão, passe um aspirador de pó ao longo da cortina, com o bocal de escova.

Caso não tenha aspirador em casa, você também pode usar um espanador, um pano úmido ou uma toalha de papel para essa função.

Agora que já passou pela primeira etapa, é hora de retirar o blackout da janela e começar a separar os acessórios da peça. Tanto argolas quanto ilhoses não devem ficar presos no corta-luz na hora de colocar a peça na máquina de lavar, pois esses materiais podem estragar o tecido ou o PVC.

Mas se eles estiverem presos de uma forma que não dê para retirá-los sem estragar a cortina, você pode amarrá-los com um cadarço entre si. Dessa forma, eles não vão ficar se batendo dentro da lavadora, evitando que ela saia com furos ou rasgos e perca a eficiência.

Como lavar cortina blackout de acordo com o material

A forma de fazer a limpeza do seu corta-luz e os materiais usados para essa tarefa depende do tipo de cortina que você tem em casa. Saiba, a partir de agora, como proceder para garantir que o blackout fique bem higienizado e saia inteiro dessas etapas!

Blackout de PVC

Nesse ponto, você já deve estar se perguntando como lavar a cortina com blackout de PVC, já que ela provavelmente não deve ser colocada na máquina. E é isso mesmo!

Para fazer uma limpeza rápida e eficiente, utilize o Multiuso UAU, umedecendo um pano com o produto e aplicando ao longo da cortina, sem a necessidade de removê-la da parede. Em caso de mancha de mofo, o Multiuso UAU Cloro Ativo também pode ser utilizado. É só aplicar no pano e, depois, sobre a superfície manchada.

Não se esqueça de que é importante passar um pano umedecido apenas em água para retirar o excesso do produto, assim você evita que a cortina fique com manchas. E mais: você também já deve ter percebido que ele jamais deve ser colocado em uma secadora, certo? Como é de material plástico, baixa deixar secando à sombra, o processo é bem rápido!

Blackout de tecido

Caso o seu corta-luz seja de tecido, você pode usar um sabão de lavar roupas, procurando acionar o processo mais delicado de lavagem da máquina. A temperatura da água, normalmente, pode ser quente. Mas o ideal é que você verifique essa possibilidade na etiqueta da peça, com as instruções de lavagem.

Além disso, a centrifugação pode ser feita parcialmente para não estragar o tecido. Nesse caso, também não é recomendado secar à máquina, pois a cortina pode encolher com o calor.

Saiba o que fazer para limpar os acessórios

Lá no começo do nosso passo a passo, dissemos para você retirar acessórios, como ilhoses, argolas, entre outros, certo? Bom, agora que a sua cortina blackout está limpinha, você não vai querer colocar esse material sujo novamente nela, não é mesmo? Pois saiba que cada tipo de peça também tem a sua forma correta de higienização. Confira!

Acessórios de resina ou de acrílico

Esses são os mais fáceis de manter limpos. Para isso, basta passar um pano seco para retirada do pó. Mas se você deixou muito tempo sem fazer a limpeza e a sujeira estiver grudada, você pode usar o multiuso neles também.

Acessórios de madeira

Se for um bandô e tiver madeira em sua estrutura, o ideal é passar o aspirador de pó nele a cada 15 dias. As argolas de madeira podem ser limpas com um pano seco. Se quiser dar um brilho extra, você pode usar um pouco de UAU Limpa Pisos Madeiras.

Materiais cromados

Há varões, argolas e trilhos que são cromados ou de latão e alumínio. Para esses casos, você pode usar um pano úmido para tirar o pó. Depois, use o UAU Limpa Metais para remover as manchas oxidadas e devolver às peças seu brilho original. Lembre-se de que o produto deve ser aplicado em pano seco, de preferência flanela.

Como fazer a manutenção

Se você conseguir fazer uma manutenção quinzenal em suas cortinas, certamente o blackout vai durar mais e se manter sempre limpo. Para isso, use um detergente neutro ou um limpador multiuso para evitar que a sujeira fique grudada. Você também pode usar o aspirador de pó com o bocal de escova.

Quer uma dica final sobre como lavar cortina blackout? Atenção à hora de secar! O melhor jeito de fazer isso é pendurando a cortina no próprio varão ou no trilho. Isso porque ela ficará esticada e o próprio peso vai fazer com que ela tenha caimento liso.

Caso ache melhor colocar no varal, procure mantê-la bem esticada para evitar a formação de marcas de dobra. Vale lembrar que mesmo os blackouts feitos em tecido não devem ser passados.

Quer receber mais dicas e truques para manter a casa limpa e organizada? Curta a nossa página no Instagram e no Facebook e confira todos os nossos posts!

Sua opinião é muito importante!

Comentários