5 opções simples de decoração sustentável para casa



Blog UAU

5 opções simples de decoração sustentável para casa

A sustentabilidade se tornou assunto constante tanto na TV como nas rodas de conversa do dia a dia. Hoje, muita gente se preocupa com o futuro do planeta, fazendo com que a reciclagem e o reaproveitamento façam parte da rotina. Há até quem esteja se valendo dessas ideias para conseguir uma decoração sustentável para casa, sabia?
É isso mesmo: você não deve se preocupar apenas em separar o lixo e usar produtos ecologicamente corretos. Tudo isso é muito importante sim, mas também é possível construir uma casa a partir de ideias sustentáveis! Quer conhecer algumas opções? Separamos 5 dicas simples de colocar em prática, que podem ser iniciadas hoje mesmo. Acompanhe!

1. Hortinha em garrafas pet

Sua hortinha pode tanto ser vertical, presa em barbantes ou fios de nylon, como horizontal, disposta em uma área protegida da chuva e do sol constantes. Assim, você passa a ter produtos orgânicos para suas refeições com muito pouco!
Um jeito facílimo de colocar essa ideia em prática é deitando as garrafas pet na horizontal e fazendo um corte retangular em cima para formar um vaso. Preencha-as até a metade com terra para cultivar plantinhas como:

  • orégano;
  • alecrim;
  • manjericão;
  • cebolinha.

Também é possível ter frutas frescas, como morangos, ou ervas medicinais, como o boldo do Chile. Só fique atento às orientações de rega e de exposição ao sol para cada espécie, ok?

2. Composteira na área de serviço

Para adubar sua horta de garrafas pet ou seu jardim, você pode fazer seu próprio adubo! Com 3 baldes reaproveitados e uma torneira plástica (dessas de filtro), você consegue montar uma composteira para reaproveitar lixo doméstico orgânico.
Casca de ovo, saquinhos de chá, borra de café: tudo isso (e muito mais) pode ser transformado em adubo. Dessa forma, você reduz a produção de lixo doméstico e, de quebra, ainda consegue plantas mais fortes e saudáveis!

3. Móveis feitos com pallets

Os pallets são apoios de madeira muito usados em indústrias e depósitos para evitar que as mercadorias fiquem em contato direto com o chão. Como costumam ser trocados periodicamente para atender às exigências sanitárias e de qualidade, dá para ficar de olho para aproveitar os já usados. Você ainda pode comprar pallets novos, que são bem baratos, com preço muito abaixo dos móveis de madeira.
É possível construir sofás, mesas de centro e até camas com eles. Mas as possibilidades vão muito além, dependendo, claro, do seu estilo de decoração e da sua imaginação. Até porta-retratos podem ser feitos de pallets! Se a casa tiver uma mobília mais tradicional, eles podem ir para a área externa, formando uma poltrona de varanda ou um deck de jardim.

4. Prateleiras de madeira reaproveitada

Indo na onda da madeira reaproveitada, quem sabe um móvel antigo quebrado pode se transformar, dando vida a novos itens? Você pode colocar prateleiras suspensas na área de serviço, presas por mãos francesas, por exemplo. É uma decoração charmosa e útil, podendo ser usada para organizar material de limpeza, rolos reservas de papel higiênico e por aí vai.

5. Organização com potes de vidro

Os potinhos de vidros são itens extremamente versáteis para a decoração sustentável. Se reparar, vai ver que você tem acesso a tantos deles, em diversos formatos diferentes, que a melhor ideia é mesmo aproveitá-los! Você pode:

  • usá-los de vasinhos, espalhando plantas pela casa;
  • usá-los para organizar itens pequenos, como pregos e botões;
  • usá-los para separar produtos de beleza e maquiagem;
  • usá-los como castiçais, fazendo uma decoração por fora;
  • usá-los para guardar mantimentos na cozinha.

As opções são inúmeras. É possível pintá-los, preenchê-los com areia colorida, cobri-los com renda e juta… A criatividade é o limite! Só é bom conciliar a ideia com o momento e o estilo do restante da decoração.
Essas são apenas algumas ideias de decoração sustentável que você pode aproveitar em sua casa. Lembre-se de que, cada vez mais, a reciclagem e o reaproveitamento estão presentes na nossa vida. Portanto, repense suas ações e adote um estilo de vida inspirador!
Quer receber mais dicas? Siga a UAU no Facebook, acompanhe nossas publicações e participe, compartilhando suas ideias conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *