Decoração minimalista em apartamento pequeno: 10 dicas úteis!

Apartamentos pequenos são uma tendência nas grandes cidades. Mas mobiliar espaços menores requer planejamento e uma decoração minimalista, para que o ambiente não pareça ainda menor do que é.

O que talvez você não saiba é que, com alguns truques, é possível fazer um cômodo parecer maior e promover a sensação de amplitude.

Neste post, reunimos 10 dicas para você decorar seu apartamento pequeno, deixando-o bonito, aconchegante e funcional. Confira!

1. Planeje sempre

Pequenos espaços exigem muito mais planejamento. Móveis feitos sob medida podem parecer mais caros à primeira vista, mas em certos casos o custo-benefício compensa. É o que ocorre nos cômodos muito pequenos.

Armários com portas de correr, por exemplo, podem viabilizar aquela cama tamanho queen que você sonha em ter no quarto. Além disso, móveis sob medida podem deixar sua casa muito mais funcional e fácil de limpar.

2. Aposte em móveis baixos

Outra dica importante é investir em móveis baixos, pois eles aumentam a sensação de amplitude.

Na verdade, escolhendo camas, cabeceiras, sofás, racks e mesas de canto mais baixas, o pé direito parece maior, o que gera a impressão de que o cômodo é grande, mesmo que não seja.

3. Decore com poucos objetos

Quando se trata de decoração minimalista, menos é mais. Portanto, use poucos objetos, mas dê preferência àqueles que têm a sua personalidade.

Escolha suas peças preferidas, e nada de entulhar as prateleiras com porta-retratos e lembranças de todas as suas viagens. Aposte em apenas uma ou duas almofadas no sofá e invista em quadros e placas nas paredes.

4. Vá de branco ou cores claras

As cores claras fazem o espaço parecer maior. Por isso, uma boa saída é combinar as paredes brancas com tons neutros e pastéis nos estofados e roupas de cama. Para dar um toque pessoal, você pode pintar apenas uma das paredes do cômodo, usando a mesma paleta de cores.

Usar tapetes e cortinas grandes também é uma opção para ganhar alguns centímetros no ambiente, mesmo que visualmente.

5. Use e abuse de prateleiras

Se a sua sala é pequena, é provável que ter uma estante está fora de questão. Mas apostar em prateleiras, em diferentes alturas, simétricas ou não, é uma forma de compor uma estante, sem afetar a circulação.

No quarto, uma boa opção é colocar uma prateleira na parede em que fica a cabeceira da cama. O efeito visual é lindo! Os nichos também são uma ótima alternativa.

6. Invista em espelhos

O espelho consegue dar um aspecto maior ao ambiente, além de refletir todas as demais estratégias da decoração, como as paredes brancas, os móveis baixos e a iluminação.

Nos quartos, os espelhos podem ser colocados na face externa da porta dos armários. Nas salas, caem bem no hall de entrada.

7. Aproveite bem os espaços

Se o espaço é pouco, nada mais justo que aproveitar cada metro quadrado, mas com o cuidado de não entulhar o ambiente.

Por isso, é importante priorizar os móveis fundamentais e investir nos multifuncionais. A prateleira atrás da cama pode servir também de cabeceira, e o baú pode ser usado como puff, por exemplo.

Além disso, você deve utilizar espaços dos quais ninguém se lembra. Cestos embaixo da cama podem armazenar roupa de cama, poupando espaço nos armários.

8. Utilize as paredes

Já falamos de quadros, espelhos e prateleiras, mas, além de abrigar peças decorativas, as paredes podem receber também elementos funcionais, como TVs e luminárias.

No quarto, o abajur instalado na parede libera espaço no criado-mudo. Já a TV suspensa dispensa a necessidade de um móvel de apoio, otimizando o espaço, seja na sala ou no quarto.

9. Facilite a circulação

Outra preocupação crucial nos ambientes pequenos é com a circulação. Evite móveis que ficam no caminho, como mesas de centro e aparadores. No quarto, uma alternativa é usar o criado-mudo apenas de um dos lados da cama.

10. Seja criativo

A última dica não poderia ser outra: use e abuse da criatividade! Utilize espaços inusitados para guardar coisas e otimize cada pequeno local. A cabeceira da cama pode ser substituída por um adesivo de parede e ganchos decorados podem ser usados como coringas no dia a dia.

Um pouco de técnica e muita criatividade, aliados a uma decoração minimalista, podem deixar o seu cantinho ainda mais charmoso.

O que achou do conteúdo? Se gostou, compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a caprichar na decoração de casa!

Sua opinião é muito importante!

Comentários