Decoração em preto e branco: 5 ideias para você se inspirar



Blog UAU

Decoração em preto e branco: 5 ideias para você se inspirar

Preto e branco: essa duplinha talvez represente as cores mais elegantes do círculo cromático, tonalidades que estão constantemente em alta e ainda podem ser consideradas as mais fáceis de se combinar. Pois você já pensou em fazer delas os principais tons de um cômodo na sua casa? Então continue lendo, porque no post de hoje vamos contar tudo sobre como fazer uma decoração em preto e branco sofisticada, mas sem ficar séria demais. Confira nossas dicas e aprenda!

Mantenha o branco no preto ou o preto no branco

A primeiríssima regra quando se mistura essas cores opostas na decoração é primar pelo contraste. Pense em um tabuleiro de xadrez para entender que o destaque só acontece pela contraposição das 2 cores. Por isso, na hora de pintar as paredes e comprar seus móveis e enfeites, lembre-se de visualizar o cômodo para manter esse contraste em cada cantinho. Afinal, não adianta colocar um lindo vaso preto diante de uma parede também preta — a não ser que você queira que ele fique invisível!

Cuide da iluminação

Se o branco ajuda a iluminar os ambientes e promover uma sensação de amplitude, o preto, ao contrário, deixa os espaços mais escurinhos e aconchegantes. Para não errar a mão na predominância de um ou outro, o ideal é balanceá-los com o tamanho do cômodo e a iluminação — tanto natural quanto artificial. Pintar as paredes de um cômodo pequeno de preto, por exemplo, não é impossível e pode até levar a resultados muito bacanas, mas será preciso compensar com muito branco para não deixar o ambiente apertado. Da mesma forma, deixe seus móveis pretos mais próximos de pontos de luz e janelas para que não virem um buraco negro na decoração!

Misture estilos para descontrair

Como essa dupla de cores já é naturalmente neutra, você não só pode como deve misturar estilos, texturas e padrões sem medo! Na decoração em preto e branco, não há problema nenhum em fazer uma composição que use, ao mesmo tempo, madeira, cerâmica, metal e vime, por exemplo. Nesse caso, mais uma vez, o contraste só contribui para deixar sua casa mais elegante e ainda quebrar um pouco da sobriedade excessiva do branco e do preto.

Perca o medo de ousar

Aqui vai mais uma vantagem que só essa paleta neutra ao extremo permite: ousadia sem limites. Tapetes felpudos, pufes enormes, objetos ultramodernos e até meio bizarros, quadros abundantes e lustres exagerados: está tudo liberado no seu ambiente preto e branco. Só não se esqueça de manter os contrastes e, claro, deixar um espacinho para circular no cômodo, viu?

Traga toques coloridos para o ambiente

Outra ousadia recomendadíssima nesse caso é trazer alguns detalhes coloridos para dar vida à decoração e quebrar um pouquinho mais da sua seriedade. Mas só em toques mesmo, como nas almofadas do sofá, nos quadros na parede e em um enfeite ou outro. Em um fundo predominantemente preto, cores bem fortes trazem modernidade. Que tal então apostar no rosa-choque, no azul-turquesa ou no amarelo? Enquanto isso, em um ambiente mais branquinho, lavanda e tons bebê dão uma sensação de calma na medida certa, sem ficar com cara da casa da vovó.

Viu como é fácil adotar a decoração em preto e branco na sua casa? Aproveite que ela está em alta e redecore seu lar! E não deixe de ler também nosso post com 6 dicas infalíveis para uma decoração de apartamento acolhedora!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *